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 Release
04/04/2008
SAE BRASIL apresentará em Caxias do Sul inovações e tendências em suspensões e implementos

14 artigos técnicos, que serão expostos por especialistas brasileiros e estrangeiros, estão entre os destaques

Os benefícios do uso do aço de alta resistência na fabricação de implementos rodoviários é um dos assuntos de 14 artigos técnicos que serão apresentados no 5º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia. O encontro ocorrerá de 14 a 16 de maio, no Intercity Hotel, em Caxias do Sul/RS (av. Therezinha Pauletti Sanvitto, 333).

De autoria dos engenheiros Alexandre Rossi Barcellos, Ari Nardello e Everton Craco da Silva, todos da Randon Implementos e Participações, o ‘paper’ intitulado ‘Desenvolvimento Bitrem Basculante utilizando Aço de Alta Resistência’ aponta as diversas fases de desenvolvimento do implemento rodoviário, desde a concepção até a aprovação e liberação para o mercado. A pesquisa faz, ainda, uma análise dos benefícios do uso do aço de alta resistência, como material alternativo na concepção do produto.

“Este é um exemplo de como a aplicação da alta tecnologia pode tornar o transporte rodoviário mais competitivo”, afirma Sandro Trentin, ‘chairman’ do Colloquium, que espera atrair 380 visitantes. Segundo os autores da pesquisa, a utilização de aços de alta resistência na fabricação de implementos rodoviários, como o bitrem, traz benefícios econômicos e ambientais, desde a produção do aço, em que menos matéria-prima e energia são consumidas, até a aplicação do produto final, que permite a realização de uma viagem a menos a cada 22 realizadas, em comparação com os modelos convencionais.

Realizado pela Seção Regional Caxias do Sul da SAE BRASIL, o colloquium contará também com palestras, fóruns de debates e Mostra de Engenharia, com 36 estandes de empresas ligadas ao setor. Entre os expositores estão a AESA, Amann, AutoData/TranspoData, Bins, Braslux, Brex, Cindumel/Vega, Conexões Merkantil, Engbras, Gaff, Haldex, HBM, Ingepal, Irapuru, Iveco, National Instruments, Obenaus, PCP, Pirelli Pneus, Randon, Rassini/NHK, Schaeffler Group, SKF, SMARTtech, SSAB, Teneco, ThyssenKrupp, Uniksul, Usiminas, V&M, Virtual CAE, WABCO e ZF do Brasil.

Para o engenheiro Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, os eventos realizados pelas Seções Regionais mostram que o Brasil possui diferentes pólos de desenvolvimento tecnológicos especializados. Outros exemplos são o Colloquium de Freios, também em Caxias do Sul; o NVH Conference, em Florianópolis; o Fórum Diesel, em Curitiba; o Tração Total, no Rio de Janeiro; bem como o Simpósio de Powertrain, em Campinas; e o de Testes e Simulações, em São Paulo.

“As Seções Regionais da SAE BRASIL foram montadas estrategicamente em locais onde há representatividade da indústria da mobilidade. Assim, era de se esperar que estas regiões se tornassem pólos de desenvolvimento tecnológico e, hoje vemos a concretização dessa expectativa”, afirma Matrobuono.

Confira abaixo a programação do 5º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia:

14 DE MAIO (QUARTA-FEIRA)
19h: solenidade de abertura
19h20: palestra de abertura “Planejamento, riscos e gestão: construindo um projeto de sucesso” com o navegador Amyr Klink
20h30: coquetel de abertura na Mostra de Engenharia

15 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)
8h30: ‘Paper’ - Optimization of Panhard Bar Hard Points on Front Suspension for Light Trucks, com Eduardo Piquera Vianna, Cláudio Gomes Fernandes, Renato Benardinetti Slave, Murilo Del Rio Duarte e Fernando Aurélio de Paula Andrade, da Ford Motor Company.

8h50: ‘Paper’ - Aplicação do Sistema Eletrônico “Anti-Tombamento” (RSS) em uma Combinação Veicular do Tipo Bitrem Tanque, com Adriano Nogueira, Germano L. Collobialli, Rodne S. Donaire, Ari Nardello e Jonas Mussatto, das empresas WABCO Freios – Brasil e Randon S/A Implementos e Participações.

9h10: ‘Paper’ - Application of Flexible Tire Model for Handling and Comfort Analysis, com Edson Gustavo Luzetti, Claudio Gomes Fernandes, Murilo Del Rio Duarte, Murilo Junqueira e Argemiro Costa, das empresas Pirelli Pneus, Ford Motor Company e Multicorpos.

10h20: ‘Paper’ - Fatigue Properties of Advanced High Strength Steel, com Leif Bäckman, da SSAB Swedish Steel.

10h40: ‘Paper’ - Desenvolvimento Bitrem Basculante Utilizando Aço de Alta Resistência, com Alexandre Rossi Barcellos, Ari Nardello e Everton Craco da Silva, da Randon Implementos e Participações.

11h: ‘Paper’ - A Proposal of an International Vehicle Designation Structure for Cargo Combination Vehicles, com João Alexandre Widmer, da Universidade de São Paulo – USP.

11h45: Palestra - Aplicações da Simulação da Dinâmica do Veículo no Desenvolvimento de Veículos Pesados, Thomas D. Gillespie, Ph.D.

14h20: ‘Paper’ - Advanced High Strength Steel in Trailers, com Magnus Carlsson, da SSAB Swedish Steel.

14h40: ‘Paper’ - Consideração do Efeito de Descolamento do Pneu na Simulação de Tráfego de um Veículo de Transporte de Carga, com Vinícius Athaydes de Vargas, Gustavo Peres e Rogério J. Marczak, da Randon Implementos e Participações, EAM/E – ITA e GMAp - Departamento de Engenharia Mecânica – UFRGS.

15h: ‘Paper’ - Operação e Estabilidade dos Novos Conjuntos de Veículos de Carga, com Rubem Penteado de Melo, Prof. Dr. Nilson Barbieri, da Transtech Ivesur e da PUC-PR.

16h10: ‘Paper’ - Comparativo da Confiabilidade entre o Brasil e a Argentina da Suspensão de uma Plataforma Compacta, com Joel Soares dos Anjos, General Motors do Brasil; e o prof. dr. Gilberto Francisco M. de Souza, da Universidade de São Paulo – USP.

16h30: ‘Paper’ - Estudo de Dinâmica Vertical em um Veículo 6x2 com Suspensão Mecânica Tipo Tandem, com Marcos Santos, Pablo Yugo Yoshiura Kubo, Roberto Job e Rodrigo Reis, das empresas NHK Rassini, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Suspensys Sistemas Automotivos.

16h50: ‘Paper’ - Ride and Comfort Improvement for Busses and Coaches, com Heinfried Helms, da ZF Lemförder GmbH.

17h35: Painel Resolução 210 e 211 – Impactos no Transporte Modal e Obrigatoriedade do 6x4 em 2010

16 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)
8h30: ‘Paper’ - Simulação do Comportamento da Suspensão em Tandem Durante a Frenagem, com Wesley Bolognesi Prado, Antonio Carlos Canale, Paulo Henrique Knoll, Silvia Faria Iombriller e Fernando Henrique Comparini, da Ford Motor Company e Escola de Engenharia de São Carlos da USP.

8h50: ‘Paper’ - Utilization of Plackett-Burman Method for Experiments Optimization: Definition for Comfort Level Test Parameters, com Pablo Yugo Yoshiura Kubo, Anderson Heringer e Eduardo Prieto Silva, da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

10h: Painel Road Friendly Suspensions




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Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Lucas Tieppo – lucas@companhiadeimprensa.com.br
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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