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 Release
10/03/2008
Norma sobre retífica de motores passa por revisão

Após quinze meses de reuniões, o Comitê Brasileiro Automotivo (CB-05) da ABNT disponibiliza nova redação da NBR 13032 para consulta nacional

O Comitê Brasileiro Automotivo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-05), responsável pela elaboração das normas técnicas para o setor automotivo, mantido por empresas do setor e entidades de classe como o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, finalizou a revisão da norma NBR 13032 de 1996, sobre Retífica de Motores, após quinze reuniões mensais.

O resultado do esforço em conjunto está em processo de envio para Consulta Nacional, em que profissionais ligados ao setor podem votar e opinar. Assim, a partir da segunda quinzena de março quem tiver interesse em conhecer a nova redação da NBR 13032, poderá acessar a norma no site do CB-05 (http://www.abnt.org.br/cb05).

Segundo José Palacio, auditor do IQA, com a revisão, a norma ficou mais completa. “Antes, a norma tinha sete páginas e contemplava apenas a execução de reparo e recondicionamento de motores. Agora, tem 23 páginas e descreve todos os procedimentos para a realização da retífica de diferentes tipos de motores, a partir do diagnóstico à cobertura de garantia, com detalhamento das ferramentas necessárias, entre outros”, explica.

“A norma revisada dá mais garantia ao consumidor”, afirma José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem (Conselho Nacional de Retíficas de Motores), ao comentar ainda que a revisão beneficiará também os governos nos processos de licitação de contratação de oficinas para reparos em motores de veículos da frota oficial.

“A lei obriga o governo a contratar o fornecedor de menor preço. A norma revisada estabelece padrões mínimos de requisitos técnicos e isso torna mais difícil a vitória de aventureiros que oferecem preços em detrimento à qualidade e nem sempre têm estrutura para realizar um bom serviço“, diz Laguna.

A revisão da norma levou em consideração a nova geração de motores em circulação, assim como uma avaliação criteriosa de cada parte do motor, com objetivo de orientar o executor do serviço das obrigações e cuidados que deve ter em cada fase do processo. Neste sentido, a norma ganhou novos capítulos como Formação e Experiência Profissional, Estrutura Empresarial, Manutenção de Equipamentos e Instrumentos de Medição, Suprimentos, Diagnóstico do Motor (Recebimento, Desmontagem, Limpeza, Ensaios e Orçamento), e Pós-Vendas (Responsabilidade: Retífica, Re-instalador, Proprietário e Garantia).




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