A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) anunciou neste dia 27 os vencedores do 3º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, que visa incentivar a publicação de reportagens sobre tecnologias da mobilidade, desenvolvidas pela engenharia brasileira. Na categoria ‘impresso’ a reportagem ‘Automóveis do Futuro’, elaborada por Tião Oliveira e Nicolas Borges, do Jornal do Carro (JT), foi considerada a melhor pelos jurados. Já na categoria ‘internet’, o prêmio foi conquistado pela matéria ‘Especial - Engenharia Brasileira: Enfim, no Topo do Mundo’, produzida pelo jornalista Leandro Alves, da Agência AutoData.
Tião Oliveira e Leandro Alves receberam como prêmios troféu, R$ 3 mil, em dinheiro, e uma viagem para Detroit (EUA), com passagem aérea, hospedagem e entradas para o SAE World Congress, em abril deste ano.
Além destas matérias, outras duas reportagens de cada categoria receberam Menção Honrosa, com prêmio em dinheiro no valor de R$ 1 mil cada, e uma placa de homenagem. Na categoria ‘impresso’, as premiadas foram Francis França, da Revista Empreendedor, com a reportagem ‘Nos trilhos da expansão’, e Solange de Jesus, da revista Flap Internacional, pela reportagem ‘A aviação no século do aquecimento global’.
Já na categoria ‘internet’, as reportagens que receberam Menção Honrosa foram ‘Automóveis herdam dispositivos que nasceram em aviões’, de Luis Perez, do portal Interpress Motor, e a reportagem ‘No futuro, os automóveis serão como casulos para os idosos’, do jornalista Fernando Calmon, publicada no portal Webmotors.
“A conquista do prêmio só sinaliza que estamos no caminho certo, que é não só fazer matérias de mercado, mas sobre tecnologias”, afirmou Tião Oliveira, ao receber o troféu que conferiu a ele e a equipe do Jornal do Carro o primeiro lugar na categoria ‘impresso’. “Não foi complicado conquistar este prêmio, porque sempre destacamos o desenvolvimento tecnológico dentro da engenharia das empresas”, comemorou Leandro Alves, vencedor na categoria ‘internet’.
A escolha das matérias vencedoras deu-se após rigorosa seleção do corpo de jurados, que contou com a participação de dois jornalistas especializados no setor da mobilidade: Fred Carvalho, da AutoData, e Mário Vinagre, freelancer no segmento aeronáutico, e Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL.
Das 201 reportagens inscritas - 132 na categoria ‘impresso’ e 69 na ‘internet’ -, mais quatro reportagens chamaram atenção dos jurados e receberam certificado de participação. Foram elas: ‘A revolução do anão’, de Maira Nascimento, da Revista AutoData, e ‘Visão Privilegiada’, de Yuri Vasconcelos, da Revista Fapesp, na categoria ‘impresso’; e, na categoria ‘internet’ ‘Venturi Astrolab vira atração na Califórnia’, de Gustavo Ruffo, da Webmotors, e ‘Sistema de comunicação salva vidas após acidente’, de Pedro Kutney, da Agência AutoData.
PRÊMIO ESPECIAL – A série de reportagens ‘O mundo que mudou a máquina’, do jornalista Marcos Rozen e equipe da Revista AutoData, foi agraciada como Prêmio Especial, pelo excelente conteúdo apresentado. Como recompensa, o autor recebeu prêmio em dinheiro no valor de R$ 2 mil e um troféu.
Além das premiações, entregues por diretores da SAE BRASIL, a associação anunciou o 4º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, que inscrições abertas a partir de maio próximo e com patrocínios das empresas MagnetiMarelli na categoria ‘impresso’ e da Plascar na categoria ‘internet’.
O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo foi criado em 2005, com objetivo de estimular a cobertura jornalística da imprensa escrita geral e especializada em todas as redações do País, com pautas sobre a tecnologia da mobilidade brasileira e que contribuam para o desenvolvimento humano e social no Brasil e no resto do mundo.
Em 2007, o Prêmio contou com 99 reportagens inscritas e a matéria vencedora foi a 'A arte de desmontar os carros concorrentes', da jornalista Marli Olmos, do jornal Valor Econômico. Já em 2006, a reportagem ‘A revolução dos materiais’, do jornalista Valtécio Alencar, da revista AeroMagazine, foi considerada a melhor entre os 65 trabalhos inscritos.
Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca o sucesso da iniciativa e a inclusão da categoria Internet a partir desta edição do Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo. “A Internet é um poderoso meio de comunicação, sendo para muitos o meio mais fácil e rápido de obter informações. Esperamos que a inclusão desta modalidade no Prêmio estimule o aumento do número reportagens sobre o desenvolvimento tecnológico da indústria da mobilidade”, diz Fistarol. |