Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
20/02/2008
IQA realiza três cursos sobre ferramentas da Qualidade em março

Os treinamentos são voltados a profissionais que atuam no setor automotivo preocupados na melhoria contínua da qualidade de produtos, processos e serviços

São Paulo, 20 de fevereiro de 2008 – O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva realiza em março três cursos voltados a profissionais do setor automotivo, interessados na melhoria contínua da qualidade de produtos, processos e serviços. O primeiro curso ocorre nos dias 3 e 4, sobre as técnicas básicas da 4ª edição do manual PPAP (Processo de Aprovação de Peças de Produção), publicado por montadoras como Ford, GM e Mercedes-Benz, que é traduzido, editado e distribuído no Brasil pelo IQA.

Ministrado por Edson Barbosa de Souza, especialista em planejamento e implantação de projetos de resultados Lean Manufacturing, o curso visa capacitar a elaboração da documentação PPAP, com ganho de tempo e confiabilidade, apresentar os requisitos e suas mudanças incorporadas na 3ª e 4ª edições, e proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar exemplos práticos através de trabalhos que deverão ser desenvolvidos em grupos.

Já nos dias 10 e 11 ocorre o curso APQP 1ª edição avançado - Como Planejar e Cumprir as Etapas em Tempos de Caos, que tem como objetivo levar os participantes a entender e aplicar uma metodologia estruturada para gestão do desenvolvimento de produtos e processos, baseado no APQP adotado pela indústria automobilística. Além disso, busca motivar a equipe para utilizar as ferramentas de apoio do desenvolvimento, com ênfase na metodologia FMEA (Análise de Modo e Efeito da Falha) e Planos de Controle.

Ministrado por Marcos Miklos, pioneiro em auditorias de QS-9000 e ISO/TS16949 no Brasil, o curso visa ainda demonstrar as vantagens do trabalho em equipe durante as etapas de desenvolvimento e implementar um sistema com foco no cliente, buscando a lucratividade, com agilidade e segurança para todas as partes envolvidas.

O curso FMEA 3ª edição avançado - Por que nossos FMEA's não funcionam? é o terceiro treinamento programado para março, nos dias 17 e 18. Ministrado por Ilcon Miranda Costa, auditor-líder e presidente do conselho diretor e fundador da Associação Brasileira de Controle de Qualidade (ABCQ), o curso identifica as situações que levam o FMEA a ser desenvolvido, sem a geração dos efeitos esperados, capacitando e motivando a equipe para a compreensão e uso eficaz da ferramenta. O curso visa, também, revigorar e reorientar a aplicação da ferramenta, atualizar o conhecimento da equipe de acordo com a terceira edição do manual de FMEA, apresentar e utilizar ferramentas complementares que otimizam os resultados do FMEA, e gerar um plano de ação para desenvolvimento dos novos FMEA's.

Os cursos ocorrem no Mercure Apartments São Paulo Moema (avenida Lavandisca, 365, Moema), das 8h às 17h. Inscrições e mais informações no site do IQA (www.iqa.org.br).

Cursos do IQA em março:
Dias 3 e 4: Curso PPAP 4ª edição – básico
Dias 10 e 11: Curso APQP 1ª edição avançado - Como Planejar e Cumprir as Etapas em Tempos de Caos
Dias 17 e 18: Curso FMEA 3ª edição avançado - Por que nossos FMEA's não funcionam?
Local: Mercure Apartments São Paulo Moema - avenida Lavandisca, 365, Moema
Horário: das 8h às 17h



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308