Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/02/2008
Consumidor ganha mais qualidade em funilaria e pintura com parceria IQA-CESVI BRASIL

Unificação do Certificado IQA com a classificação CESVI proporciona ainda mais economia para a oficina na obtenção do documento de comprovação de qualidade

São Paulo, 19 de fevereiro de 2008 – A partir de agora, oficinas de funilaria e pintura passam a contar com uma poderosa ferramenta de qualidade: a Certificação IQA-CESVI BRASIL, instrumento criado a partir da integração da Classificação CESVI com a Certificação IQA. Isso representa uma avaliação única para o reparador, graças a uma parceria firmada entre o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva e o CESVI BRASIL – Centro de Experimentação e Segurança Viária.

Com isso, o maior beneficiado é o consumidor, que ganha mais qualidade em serviços de funilaria e pintura, uma vez que a certificação IQA e a classificação CESVI se completam, na parceria gestão/técnica. “A união dos dois processos viabilizará a verificação com grande intensidade das técnicas empregadas na funilaria e pintura”, conta Mario Guitti, superintendente do IQA. “Por outro lado, os novos requisitos irão também a fundo nas questões de gerenciamento e gestão do negócio”, completa.

Para os empresários do setor, a nova Certificação IQA-CESVI BRASIL representa também economia, pois, ao invés de contratarem os serviços de duas organizações independentemente, realizam apenas um contrato, que viabiliza todas as avaliações e auditorias necessárias para obtenção do documento de comprovação de qualidade, que passa a ser único também.

Dentro da avaliação, as oficinas são classificadas com estrelas, em uma escala de zero a cinco, sendo que o mínimo necessário para a obtenção da Certificação IQA e da Classificação CESVI nível ABBC são três estrelas. “É a fusão de duas entidades de reconhecimento no mercado, que se unem para oferecer auxílio às oficinas, na busca constante da qualidade”, afirma José Ramalho, diretor do CESVI BRASIL.

A união da certificação IQA com a classificação CESVI tem como um de seus principais objetivos o aperfeiçoamento técnico da mão-de-obra dos centros reparadores na modalidade funilaria e pintura, além de viabilizar a busca da excelência na gestão do negócio como um todo, abrangendo desde o uso correto das ferramentas necessárias para a realização do trabalho, até o organograma da empresa. “Nosso objetivo é fazer com que o sistema de gestão da Qualidade torne-se parte integrante da administração do próprio negócio, possibilitando a identificação de oportunidades de melhoria contínua, que sempre foi a base da certificação”, afirma Mário Guitti, do IQA.

Metas em comum – “Como empresário do setor, percebi a necessidade de se ter os dois certificados e, na condição de vice-presidente do Sindirepa-SP, tive a oportunidade de conhecer por dentro as duas entidades. Percebi, então, que elas tinham metas em comum”, conta José Nogueira dos Santos, proprietário da Dikar Serviços Automotivos e também diretor do IQA, um dos principais responsáveis para a realização da parceria.

“Com esta união de forças, as entidades ganham, pois atingem um maior número de empresas, as oficinas ganham, pois têm custos reduzidos na obtenção dos certificados, e o consumidor ganha, pois passa a contar com um maior número de oficinas com certificado de qualidade”, resume Nogueira.

________________
O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - (11) 5533-4545 - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

O CESVI BRASIL - Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à reparação automotiva e à segurança viária, e foi o primeiro da América Latina. É membro do RCAR (Research Council for Automobile Repair), um conselho internacional de centros de pesquisa com os mesmos objetivos.

Para conhecer as atividades do CESVI, acesse www.cesvibrasil.com.br




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308