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 Release
13/02/2008
SAE BRASIL realiza encontro internacional de ruído e vibroacústica, em Florianópolis

A ‘2008 SAE BRASIL Noise and Vibration Conference – NVH’ contará com palestras e apresentação de artigos técnicos

São Paulo, 13 de fevereiro de 2008 – A SAE BRASIL realizará, por meio da Seção Regional Paraná e Santa Catarina, o 2008 SAE BRASIL Noise and Vibration Conference – NVH, entre os dias 30 de março e 1º de abril, no Hotel Costão do Santinho (estrada Vereador Onildo Lemos, 2505), em Florianópolis/SC. O encontro reunirá os maiores especialistas brasileiros e estrangeiros para debater e trocar informações sobre as novidades e tendências tecnológicas em vibração e acústica aplicadas ao setor da mobilidade.

Para tanto, o SAE BRASIL NVH 2008 contará com palestras, apresentações de artigos técnicos, visita técnica e mostra de engenharia, com a participação das principais empresas do segmento de vibração e ruídos nas indústrias automotiva e aeroespacial.

“O mercado sul-americano na área é considerado um dos mais proeminentes do mundo e, recentemente, o governo brasileiro definiu novos limites para ruídos e vibrações em áreas residenciais e demais ambientes, e isso acarretará na necessidade de a indústria da mobilidade investir na qualidade sonora de seus produtos”, afirma Samir Gerges, ‘chairman’ do 2008 SAE BRASIL Noise and Vibration Conference – NVH, e diretor regional de Atividades Estudantis da Seção Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL.

Samir Gerges estima a participação de 400 engenheiros brasileiros e de outros países, como Estados Unidos, Japão e Coréia, além da Europa e América Latina. “Recebemos artigos técnicos de especialistas em NVH de diversas partes do mundo, o que irá proporcionar uma troca de experiências e informações bastante rica para todos os participantes”, afirma Gerges, ao lembrar que o encontro contará, ainda, com três palestras especiais, ministradas por especialistas da Alemanha e dos Estados Unidos.

A primeira palestra internacional será no dia 30, às 17h45, com dr. Phil Shorter, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento em Vibroacústica, da francesa ESI Group, nos EUA. Shorter abordará os Avanços recentes na previsão de ruídos internos automotivos, com foco em alguns dos fenômenos físicos e desafios encontrados quando se aumentam modelos de análise estatísticos (SEA) existentes. Haverá ainda exemplos de aplicações para demonstrar a utilização de um método de modelagem híbrida de elementos finitos com analise estatística (FE-SEA), para modelagem em nível de componente e sistemas de ruído em carga de estruturas automotivas e o uso de simulações CFD detalhadas para descrever carregamentos aerodinâmicos a partir de ruídos provocados pelo vento.

Já no dia 31, às 14h, o engenheiro alemão dr. Klaus Genuit, fundador da HEAD Acoustics, falará sobre Qualidade Sonora do Produto de Ruído Veicular – Um Desafio Permanente para as Tecnologias de Medição de NVH, em que destacará o estado da arte em tecnologias de medição de NVH, soluções para desafios de NVH, além de abordar as futuras possibilidades e desenvolvimentos nesta área.

A terceira e última palestra ocorrerá dia 1º de abril, também às 14h, por dr. Robert Dougherty, presidente da OptiNav, Inc. e especialista da Boeing, EUA, com o tema Fonte de Ruído Representada por Beamforming, em que o engenheiro falará sobre Beamforming utilizando um conjunto de microfones em fase, técnica considerada robusta para localizar e quantificar fontes de ruído em sistemas complexos, nas áreas automotiva e aeroespacial.

Exposição – Na mostra de engenharia estarão os principais fornecedores de equipamentos, softwares e serviços na área, como a 01DB BRASIL, GRAS, GROM, HBM, HEAD, Microflowm Technologies, MSC Tekno Laminates, National Instruments, SMARTtech e Solutia. “Será um evento muito rico em equipamentos, softwares e controle de ruído e vibração, sem contar as sessões técnicas e as palestras que fornecerão informações atualizadas em NHV”, afirma Gerges.

Estão programadas duas visitas técnicas por dia, nos dias 30/3 e 1º/4 ao Laboratório de Vibração e Acústica (LVA), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com saídas às 9h e 15h30, do local do evento. Considerado centro de excelência no Brasil, o LVA/UFSC foi criado em 1979 e é o mais bem equipado laboratório de NVH brasileiro no desenvolvimento de atividades ligadas também à indústria, principalmente a automotiva e aeroespacial.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, a realização do 2008 SAE BRASIL Noise and Vibration Conference – NVH no Brasil representa a importância da engenharia brasileira no cenário internacional, em que as soluções se tornam cada vez mais globais. “Sediar um evento deste porte significa que estamos na vanguarda tecnológica no setor de ruídos e vibrações”, afirma Fistarol, ao lembrar que Santa Catarina é o estado com maior destaque na área de NVH no Brasil.




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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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