Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/01/2008
IQA certifica garagem da Viação Cometa

Esta é a primeira empresa de transporte da linha pesada a receber o selo da qualidade IQA

São Paulo, 16 de janeiro de 2008 – O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, órgão de certificação especializado no setor automotivo e acreditado pelo INMETRO, entrega neste dia 16 de janeiro, em São Paulo, a Certificação da Qualidade de Serviços Automotivos IQA para a garagem G1 da Viação Cometa, em São Paulo. A empresa do Grupo JCA é a primeira transportadora da linha pesada (caminhões e ônibus) a receber o selo da qualidade do IQA.

“É uma certificação de grande importância para o IQA, pois ingressamos num segmento especial e extremamente importante, que é o transporte de vidas humanas”, destaca Mário Guitti, superintendente do IQA, ao entregar o certificado da garagem G1 São Paulo, ao presidente do Grupo JCA, Carlos Otávio Antunes, e diretoria da Viação Cometa.

Responsável pelo transporte de 800 mil passageiros/mês entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, num total de 7 milhões de quilômetros rodados, a Viação Cometa iniciou o processo de obtenção da certificação em maio de 2007, com auditorias na garagem G1 São Paulo. Segundo a Viação Cometa, existem planos para obtenção da certificação das demais garagens da empresa, situadas também em Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

Manutenção – Como a Viação Cometa é uma transportadora de passageiros, a equipe de auditores do IQA concentrou maior foco em conformidades relativas à segurança e manutenção dos 760 veículos, responsáveis por 75 linhas. Entre os itens, o IQA analisou todo o processo de manutenção dos veículos, a qualidade dos produtos utilizados, sistema e conteúdo do treinamento da mão-de-obra e critérios de trabalho.

Foram verificados, ainda, registros de defeitos apresentados na área de pós-serviço, instalações da garagem, organogramas, perfil da mão-de-obra para cada função, disponibilidade e freqüência da manutenção de equipamentos e controle de manutenção destes. O uso de equipamentos de segurança individual (EPIs), controle e sistema de estocagem de peças, validade de peças, além de muitos outros procedimentos técnicos, importantes para garantir um padrão de qualidade de trabalho, foram outros itens que tiveram destaques no processo de auditoria.

A Certificação da Qualidade de Serviços Automotivos IQA na Viação Cometa tem validade de dois anos, renovável por iguais períodos com acompanhamentos semestrais, e deve se estender às outras seis empresas do Grupo JCA: Auto Viação 1001, Catarinense, Rápido Ribeirão, Expresso do Sul, Macaense e Barcas.

A expectativa do IQA é que a certificação da Viação Cometa (e seus benefícios para segurança dos usuários) sirva de exemplo para outras empresas de transportes de carga e passageiros. Desde o ano passado, o segmento ganhou uma certificação exclusiva para suas oficinas, em que a auditoria conta com metodologias mais rigorosas na questão de segurança, inclusive dos funcionários da própria empresa. “O cuidado ao se consertar um pneu de ônibus e caminhão deve ser muito maior do que a mesma operação num automóvel, principalmente em função do perigo na relação de pressão do pneu e o tipo de fixação do mesmo no aro. Isso envolve também o treinamento dos funcionários e a manutenção dos equipamentos e ferramentas relativos ao setor”, exemplifica José Palacio, auditor e responsável pela Certificação de Serviços Automotivos do IQA.

Segundo José Palacio, a certificação proporciona o aumento da satisfação de clientes e, em conseqüência, melhora a eficiência e efetividade das operações internas, aumenta a rentabilidade e consolida a imagem da empresa junto aos consumidores.

Há mais de 10 anos, a Certificação da Qualidade de Serviços Automotivos IQA está presente em diversos fabricantes de autopeças, concessionárias, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas) e retíficas de motores. Nos últimos anos, o IQA tem operacionalizado diversos projetos, com o objetivo de ampliar o raio de certificações na área de serviços, desenvolvendo parcerias com organizações como a Sul América Seguros, Cetesb, Bandag/BTS, entre outros.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000 – 9658-5828

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308