Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/10/2007
IQA participa pela primeira vez da Autonor

Instituto destaca a importância da certificação para o consumidor, que passa a contar com uma garantia de qualidade, e também para a empresa, que ganha uma aliada na gestão

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, participa pela primeira vez da Autonor, Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste, que acontece de 24 a 27 deste mês em Recife (PE). Em seu estande, localizado na rua Q, nº 170, o instituto vai destacar a importância da certificação para o consumidor final e para a empresa.

José Palacio, auditor do IQA, afirma que o consumidor que utiliza oficinas certificadas tem a garantia de qualidade na prestação do serviço, pois conta com mão-de-obra treinada e qualificada, ambiente de atendimento adequado, garantia de procedência e qualidade das peças utilizadas e custo competitivo. “O fato de uma oficina ter o selo do IQA não significa que ela seja mais cara do que as demais, mas que oferece um serviço de qualidade comprovada por um organismo neutro e capacitado”, afirma Palacio.

O auditor do IQA explica que, para ser certificada, a oficina precisa ter um processo de organização administrativa, em que todos os procedimentos e custos dos serviços prestados são controlados, com objetivo de fornecer uma visão confiável e detalhada do negócio. “É por este motivo que as oficinas certificadas não cobram mais caro do que as demais, pois o modelo de gestão que a certificação proporciona permite um gerenciamento melhor do negócio e conseqüente redução de custos”, afirma o auditor.

Outra vantagem para a oficina, segundo Palacio, diz respeito à melhoria contínua: quando a empresa passa a tomar ciência de todos os detalhes dos processos produtivos, consegue planejar melhorias para correção de falhas ou ainda propor inovações que aprimorem os resultados.

Em uma oficina mecânica, um simples levantamento de dados das ordens de serviços abertas é fonte de informação vital para o início de uma gestão da qualidade. Com isso, é possível acompanhar a evolução do serviço efetuado e, em caso de retorno em garantia, levantar as falhas do processo de atendimento e criar ações preventivas para evitar futuros casos. “A isso damos o nome de Melhoria Contínua na Gestão da Qualidade”, afirma Palacio.

Nas regiões Norte e Nordeste, apesar de existirem centenas de centros de reparação automotivos, apenas cinco possuem certificação (quatro oficinas e uma retífica de motores). No segmento de distribuição e varejo de autopeças, 9 empresas são certificadas (veja relação anexa). “Nossa participação na Autonor tem como objetivo ampliar este quadro, pois a certificação é uma vantagem para consumidores e empresários”, afirma Palacio.

Autonor 2007 - Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste

Data: 24 a 27 de outubro de 2007
Local: Centro de Convenções de Pernambuco – Complexo Viário Vice-Governador Barreto Guimarães, s/n, estande Q174
Horário: terça a sábado, das 16h às 22h



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308