Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/11/2007
Certificação de produtos e serviços é destaque do IQA no Congresso SAE BRASIL 2007

Instituto alerta para a importância de se ampliar a oferta de produtos e serviços automotivos certificados, com objetivo de contribuir para o aumento da segurança

O aumento da certificação voluntária, tanto de produtos quanto de serviços, é um objetivo perseguido constantemente pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, que participa nos próximos dias 28, 29 e 30 deste mês do Congresso SAE BRASIL 2007, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Segundo Mário Guitti, superintendente do IQA, muitas empresas já se atentaram ao fato de que a certificação é um caminho rápido para o sucesso, principalmente as exportadoras e as que trabalham com produtos de certificação compulsória. “Já aquelas empresas que atuam em segmentos em que a certificação é voluntária, como fabricantes de sistemas de iluminação e prestadoras de serviços (centros de reparação), devem ficar mais atentas a esse diferencial, apesar de já haver um crescente número de empresas que buscam a certificação voluntária”, afirma Mário Guitti.

Guitti explica que a certificação propicia a melhoria contínua do negócio de forma organizada. Isso significa que, a partir do momento em que a empresa dá os primeiros passos para a conquista da certificação, passa a tomar ciência de todos os detalhes dos processos produtivos e, com isso, consegue planejar melhorias nos processos que apresentam falhas ou ainda propor inovações naqueles que podem ser ainda melhores.

“Este é um dos motivos pelo qual os empresários devem buscar a certificação”, diz o auditor do IQA ao explicar ainda que a certificação representa a melhoria contínua do produto, processo ou serviço e, além de fazer bem para os negócios, beneficia o consumidor, que passa a sentir maior confiança na empresa e em suas decisões de compra. ”O consumidor é o alvo da certificação, pois o objetivo é oferecer melhor padrão de qualidade em produtos e serviços, de forma a garantir níveis mínimos de segurança no consumo”, diz Guitti.

O superintendente explica que o IQA é um organismo acreditado pelo INMETRO em diversos escopos de certificação, tornando esse tipo de reconhecimento facilmente identificável através do selo da Qualidade nacionalmente conhecido e estampado em diversos produtos, como brinquedos, eletrodomésticos, entre outros. “A população já aprendeu que o selo do INMETRO indica produtos de qualidade assegurada e isso também se aplica aos produtos na linha automotiva, onde o IQA atua fortemente”, afirma Guitti.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308