Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
06/12/2007
IQA lança programa de treinamento para gestores da qualidade no setor automotivo

Projeto Egecon IQA foi apresentado neste início de dezembro, no auditório do Sindipeças, em SP

Empresas do setor automotivo que enfrentam dificuldades ou buscam aprimorar serviços na parte gerencial contam agora com uma novidade. O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva lançou o Projeto Egecon IQA (Educação Gerencial Continuada IQA), que oferece soluções de gerenciamento para toda a empresa. Criado com base na experiência de empresas, o Egecon IQA é dividido por módulos, focados nas áreas da Qualidade, Produção e Engenharia.

O programa inclui treinamentos sobre relacionamento empresarial, técnicas de negociação, introdução ao mercado financeiro e tecnologia da informação e outros temas. “É um programa que reforça a importância da empresa ter a visão de futuro definida, com gestores capazes de transmitir conhecimentos e oferecer os melhores serviços ao cliente”, diz Claudius D’Artagnan de Barros, coordenador do Egecon IQA.

O projeto foi apresentado dia 3 deste mês, em São Paulo, na sede do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), durante a Manhã da Qualidade. Na oportunidade, Sandra Adalgiza Barbosa, instrutora do Egecon IQA e coordenadora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ressaltou a importância do aprimoramento gerencial e da busca por soluções em qualidade. “As empresas que investem em tecnologia e deixam de lado treinamento e qualificação do pessoal têm de rever seus conceitos”, advertiu.

Com o tema Desenvolvimento Gerencial para Melhoria da Qualidade e Produtividade, o encontro reuniu diretores e gerentes de RH, qualidade, produção e engenharia. Assessores e supervisores de níveis estratégicos, assim como profissionais das áreas de psicologia e administração também marcaram presença e ouviram depoimentos sobre cases do projeto original Egecon, antes de sua parceria com o IQA.

“Ao mesmo tempo em que representou um desafio, o projeto foi fundamental para que pudéssemos oferecer treinamento para os funcionários em unidades de todo o Brasil”, destacou Regina Maria Silva, gerente de consultoria interna de RH do Banco Itaú.

Para Betina Krauss, gerente de RH da BMW do Brasil, a principal vantagem do Egecon IQA é o atendimento a diversos setores da empresa. “Queríamos um programa voltado não apenas para o gestor, mas para os funcionários que atuam no dia a dia da empresa poderem apontar soluções para diversos problemas. É uma grande troca de conhecimentos e não um simples treinamento”, disse.

Com o intuito de ajudar as empresas na implantação do projeto Egecon IQA, inclusive com a possibilidade de customização de conteúdo e rateio de custos, o IQA gerenciará um grupo de organizações que demonstrarem interesse em participar. Muitos dos participantes do grupo já garantiram sua inclusão, com a primeira reunião agendada para 12 de dezembro. Para outras empresas que queiram também participar devem se inscrever pelo website do IQA - www.iqa.org.br

Mário Guitti, superintendente do IQA, destacou a importância do projeto e do encontro para empresas do setor automotivo. “Temos notado uma mudança no perfil das empresas, que buscam cada vez mais melhorias no dia a dia. Oferecer alternativas deste tipo traz benefícios para as companhias e para o consumidor final, que encontra produtos com melhor qualidade”, destacou o executivo.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308