Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/12/2007
IQA expande operações e certifica primeiras oficinas no Paraguai e Uruguai

Com isso, o instituto dá os primeiros passos fora do Brasil em certificação de serviços automotivos, com planos de fortalecer a presença nos países do Mercosul

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva expande sua área de atuação em serviços automotivos ao certificar as primeiras oficinas no Exterior, uma no Uruguai e outra no Paraguai, onde foram certificadas também duas lojas de autopeças. Com isso, os proprietários de automóveis dos países vizinhos passam a contar com a mesma segurança e qualidade de atendimento dos centros de reparação brasileiros certificados pelo IQA.

No Uruguai, o centro de reparação certificado foi o Idacar, localizado na rua Soriano, 972, em Montevidéo. Já no Paraguai, o IQA certificou as empresas do grupo Kilometro Cero Serviços Y Repuestos, composto por um centro de reparação e duas lojas de varejo de autopeças. A oficina e uma das lojas ficam na avenida Eusébio Ayala, 2555, bairro Mburicao, Assunção, e a outra loja de autopeças localiza-se na rua Mariscal Estigarribia, 6400, no bairro Hacaagy, cidade de Fernando de La Mora.

“Este foi nosso primeiro passo fora do Brasil e sentimos que existe espaço para expandir ainda mais nossas operações no Exterior, aproveitando a especialização do IQA no setor automotivo”, afirma José Palacio, auditor técnico do IQA, ao contar que os primeiros contatos com as empresas do Uruguai e Paraguai foram realizados nas diversas feiras e eventos do setor automotivo no Brasil.

“Para estas empresas, obter o certificado de qualidade foi muito importante, pois elas têm necessidade de mostrar uma marca de padrão de qualidade e, nisso, o Brasil está muito bem representado”, afirma Palácio, ao revelar que, a depender dos interesses e necessidades dos mercados locais, o IQA poderá desenvolver auditores no Paraguai e Uruguai para facilitar o contato com a certificação. “Assim como ocorre no Brasil, onde temos representantes em diversas regiões, podemos colocar um profissional nestes países para baratear e agilizar o processo de auditoria”, diz.

No Brasil, 157 centros de reparação possuem certificação do IQA. O processo de certificação de um centro de reparação leva de 2 a 3 meses para ser concluído e começa com a visita de técnicos do IQA para verificação se o estabelecimento está em conformidade com os requisitos da Norma Regulamentadora Brasileira da ABNT para os escopos a serem certificados.

Isso é feito por meio de um questionário de avaliação com 6 tópicos, que abrangem a parte organizacional, instalações, equipamentos, materiais e produtos, processos de trabalho e pessoal. Identificados os pontos a serem melhorados, a oficina é recomendada a implantar a Gestão da Qualidade, etapa que quase sempre exige ajuda de uma consultoria que prepara a oficina de forma a se preocupar com os mais diferentes aspectos: onde o cliente vai estacionar o carro, oferecer bom atendimento na recepção, ser transparente para ganhar confiabilidade e fidelidade do cliente, treinar a mão-de-obra, cumprir prazos, e até tomar medidas na entrega do veículo - observando que o mesmo esteja limpo interna e externamente.

As principais vantagens do sistema de Gestão da Qualidade (exigência da certificação) são o aumento da confiança do consumidor, melhoria na organização interna, melhoria do controle de processo, capacitação e comprometimento de funcionários, aumento da qualidade, melhoria da competitividade e redução de custos (através da diminuição de desperdícios).




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308