Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/12/2007
Pólo Petroquímico realiza Hoje (5) simulado de emergência com a comunidade

Ação acontece nesta quarta-feira (5), às 14h, e envolve moradores dos bairros Sônia Maria e Silvia Maria, em Mauá, e Parque São Rafael, em São Paulo

A APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC) realiza a partir desta quarta-feira (5) um novo modelo de simulado de emergência com a população no entorno de empresas. O simulado acontece dentro da empresa Oxiteno e envolve moradores de 18 ruas, situadas nos bairros Sônia Maria e Silvia Maria, em Mauá, e Parque São Rafael, em São Paulo. A ação vai atingir 260 moradores, próximos das sete empresas petroquímicas. O objetivo é preparar a população para eventuais incidentes, inclusive domésticos, e estabelecer um plano de emergência para atuação rápida.

As empresas Oxicap, Oxiteno, Cabot, Chevron, Nova Petroquímica, Unipar Comercial e Vitopel estão à frente do simulado, que tem início na Oxiteno. A empresa vai disparar um alerta de emergência e, em seguida, profissionais de segurança das sete empresas, que formam o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), chegam à Oxiteno com 11 caminhões e ajudam a empresa a acionar canhões e mangueiras de água sobre um reservatório de produto químico. Enquanto isso, os colaboradores seguem para os pontos de encontro de segurança das respectivas empresas.

Ao mesmo tempo, integrantes do PAM imediatamente telefonam para três moradores do entorno do Pólo Petroquímico e pedem para que avisem seus vizinhos e estes espalhem a notícia nas ruas próximas. A ordem é para todos evacuarem a área e se dirigirem para um ponto de encontro pré-definido, situado na rua Francisco Alves, 638, bairro Sonia Maria.

A ação tem o apoio das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), com a consultoria da Fundação Bio Rio, órgão da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rubens Marques, coordenador do PAM, explica que haverá cuidadosa avaliação dos resultados do simulado para buscar o aperfeiçoamento das práticas aplicadas na ação, com objetivo de evitar possíveis falhas numa eventual ocorrência real. “As empresas sempre realizaram medidas de segurança de forma separada, agora com a união vamos ter mais força para testar acionamentos, provocar discussões e encontrar soluções para eventuais problemas”, afirma Marques.

Primeiros socorros - Além do simulado, o projeto inclui treinamento de primeiros socorros e noções de defesa civil a 20 moradores do entorno do Pólo Petroquímico, realizado por profissionais das empresas. A idéia é ter pelo menos um membro da comunidade responsável por conhecer tudo o que acontece no interior das empresas. A medida busca estreitar a comunicação entre as indústrias e a comunidade e, principalmente, treinar para atuação em acidentes inclusive domésticos.

Os simulados serão realizados uma vez por ano, com as empresas divididas em dois grupos, alternadamente, de acordo com a localização. O segundo grupo realizará simulado no primeiro semestre de 2008 e é integrado pela Unipar, Petroquímica União (PQU), Polietilenos União e a Refinaria de Capuava (Recap), que ficam no Parque Capuava, Parque Novo Oratório e Jardim Santo Alberto, localizados na região das divisas de Santo André, Mauá e Zona Leste de São Paulo.





Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
PABX: 11 4435 0000 / 9658 5828 / 7204 1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), que nasceu em dezembro de 2004 com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. A Associação também é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão a campanha 'Balão Não', em parceria com a Polícia Militar, e o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, esporte radical voltado para pessoas com deficiência. As empresas que participam dessas ações sociais são a Air Liquide, Cabot, Quattor – Unidade Polipropileno / ABC, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC, Quattor – Unidade Polietileno / ABC, Solvay, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC (planta de Cumeno) e Vitopel.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308