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 Release
26/11/2007
Exposição do Congresso SAE BRASIL apresenta tecnologias do carro do futuro

Expositores mostram o estado da arte em tecnologias veiculares para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e minimizar os efeitos de um acidente

Com 123 estandes e inspirada no tema Desafios da Engenharia da Mobilidade no Contexto Mundial, com foco no Aquecimento Global e Acidentes de Trânsito, a Mostra de Engenharia do Congresso SAE BRASIL 2007, que acontece de 28 a 30 de novembro, em São Paulo, apresenta as últimas inovações tecnológicas da indústria da mobilidade, que reduzem a emissão dos gases causadores do aquecimento global e também evitam ou minimizam os efeitos dos acidentes de trânsito. Confira alguns destaques:


ABAL – A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) destaca as vantagens do alumínio na indústria da mobilidade, como o menor consumo de combustível, pneus, lubrificantes, menor desgaste de peças e proporciona aumento da capacidade de carga e maior eficiência operacional do veículo. A industria automotiva é responsável por 25,4% do consumo interno de alumínio no Brasil.

ACTIA – Novos conceitos em produtos para ônibus, caminhões e diagnóstico como:
Ônibus – leitor multimídia, que realiza leitura de arquivos de áudio e/ou vídeo (mp3, avi, mpeg); Sistema de comentários multi-línguas DATAVOX, com modelos para 4, 6, 8 e 16 línguas, com versões de 60 min a 120 min para cada língua, com opção de uso do sistema GPS e kit para gravação do CD Máster; e monitores tela plana TFT/LCD de 7” a 22”).
Caminhões - equipamento de tacógrafo e gestão de frota FLEXTACH, que emite relatórios instantâneos impressos em papel ou digitalmente, com informações que relacionam distância e velocidade, resumo de atividades diárias do veículo e motorista, eventos e falhas, excessos de velocidades e informações gerais da viagem, armazenando informações por até 1 ano.

ALCOA - Mostra um esportivo luxuoso, o Porsche 911, que utiliza em suas portas perfis da Alcoa. Exibe os perfis extrudados e, em especial, peças acabadas ressaltando os perfis de alumínio, demonstrando as mais diversas aplicações em transporte comercial, automotivos, motocicletas, barcos e embarcações, tecnologia hydroform, e tecnologia de solda por fricção. Expõe sua experiência em engenharia e design, que resulta em soluções para melhorar o desempenho dos veículos.

AVL – Apresenta a “AVL iGenerationTM", nova geração de equipamentos para medição de gases de exaustão do motor.

BASF – Expõe modelos de catalisadores para veículos Flex Fuel, e motocicletas, além de componentes como substratos cerâmicos, metálicos e metais preciosos. Apresenta também as tecnologias para veículos diesel, como o DOC (Catalisador de Oxidação para aplicação Diesel) e o SCR (Seletive Catalyst Reduction), especiais para o mercado brasileiro onde o combustível apresenta altos teores de enxofre, além dos Filtros Catalíticos DPF (Diesel Particulate Filter).

BENTELER AUTOMOTIVE – Exibe módulos de suspensão dianteiro e traseiro, reforços de pára-choques em cold e hot-stamping, estruturas metálicas de bancos, coletor de escape / manifold, suporte de painel de instrumentos e peças estampadas em alta resistência, inclusive em aplicação de blindagens. Para cada processo existem detalhes, muitos deles aplicados conforme o projeto.

BORGWARNER - Traz o turbocompressor R2S BMW, lançado para o BMW Série 5, em diferentes tamanhos que operam em conjunto. O menor (alta pressão) é um KP39. E o maior (baixa pressão) é um K26. Outro destaque é o menor turboalimentador fabricado na Alemanha, o KP31, aplicado no motor diesel de 700 centímetros cúbicos de cilindrada do veículo Smart.

BOSCH – Apresenta novidades em redução do consumo de energia, combustível e emissões de poluentes, associadas a mais segurança para os motoristas, como o GBM – Global Blower Module – nova plataforma modular para aplicações em ventilação, aquecimento e ar condicionado veicular. Reduz o consumo de energia elétrica, oferece maior desempenho e durabilidade e diminui o nível de ruído. Lança o Energy Braking Recover, sistema capaz de recuperar a energia do freio motor, contribuindo para a redução de consumo e emissões.

CONTINENTAL - Expõe inovações para direção segura e confortável, assim como sistemas de segurança passiva de direção e powertrain, como freios hidráulicos e eletrônicos, sistemas de controle de estabilidade e chassis, sistemas de suspensão, sistemas de gestão do motor, controladores de transmissão, sensores, sistemas de assistência ao motorista, telemáticos, entre outros dispositivos eletrônicos veiculares.

DANA – A empresa mostra nova linha spicer® de cardans spl, desenvolvida para carros de passeio e veículos crossover, que apresenta aumento de 35% a 40% na resistência, com as mesmas dimensões, além de suportar temperaturas mais altas. O uso de avançadas técnicas de solda (por arco magnético e por fricção) também proporciona redução de peso e menor incidência de batimento e desbalanceamento do cardan.

DELPHI – Apresenta tecnologias que ajudam a reduzir emissões em mais de 40% e consumo em mais de 10%, que estão em produção ou prontas para aplicação. Entre elas o sistema Multi Fuel® de partida a frio para motores bicombustíveis que reduz em até 40% as emissões dos veículos. Outro destaque é o compressor de ar condicionado variável que apontou 11% de redução de consumo em relação aos compressores fixos regulares em testes realizados. O produto é aplicado em veículos nacionais. A coluna de direção elétrica providencia até 5% de redução no consumo de combustível quando comparada à direção hidráulica.

EDAG - Apresenta um robô industrial de manipulação que realiza usinagem de modelos de carros em miniatura (escala reduzida). Considerada a maior parceira independente de desenvolvimento, a EDAG elabora conceitos e soluções sob medida para atender as mais diversas necessidades da indústria da mobilidade, em projetos específicos ou ‘turn-key’.

ELRINGKLINGER – Exibe as vantagens da nova linha de tampas plásticas para válvulas de motor; as novas tecnologias aplicadas em vedações de juntas de cabeçote e também os novos materiais para chapas defletoras de calor, com alta performance em reduções de níveis de ruídos.

FRAS-LE, JOST, MASTER E SUSPENSYS – Apresentam estudos sobre freios, o engate esférico, desenvolvido para aplicação em combinações do tipo rodotrem com dollys de cambão rígido, conferindo maior eficiência e segurança nas frenagens, além de estabilidade nas rodovias e redução do tempo de acoplamento. Trazem ainda uma maquete do Campo de Provas, que contará com um trajeto de 15 quilômetros, onde será constituído de uma série de pistas.

GAUSS – Expõe a tecnologia de fabricação de circuitos híbridos a filme espesso (Thick Film) recentemente incorporada no portfólio de negócios. Único fabricante no Brasil de reguladores de voltagem e módulos de ignição em filme espesso. A tecnologia também permite fabricar circuitos de medidores de combustível, gatilhos eletrônicos, potenciômetros, slics de telefonia, rede resistivas etc.

GM – Apresenta o Chevrolet Vectra GT, o novo carro com design esportivo e o primeiro automóvel nacional a oferecer ‘navegador’ em 100% das unidades comercializadas. Exclusivo na configuração hatchback de quatro portas, o veículo está disponível para vendas em duas versões: GT e GT-X, equipado com o motor de quatro cilindros “Flexpower”, de oito válvulas e 2.0 litros, com 128 cv de potência (álcool) e 121 cv (gasolina).

GKN – Exibe as mais recentes tecnologias em produtos e componentes de transmissão automotiva fabricada no Brasil com destaque para a linha de torque, criada para melhorar a dirigibilidade e a tração do veículo em todas as superfícies e em qualquer condição de pista.

GVS – Expõe a nova tecnologia GVS, usinagem de eixos em aço inox e sobreinjetados na própria GVS para aplicação no conjunto de aceleração borboleta utilizados no sistema de alimentação do veículo. Filtros para módulos de envio de combustível, componentes corpo aceleração, fuel rail e filtros do bico injetor filtros para sistema ABS com telas plásticas e metálicas; filtros de direção hidráulica e transmissão; e filtros de ventilação com membrana impermeável.

GRUPO KOLBENCHMIDT PIERBURG – Participa com a linha de mancais deslizantes (cilíndricos, flageados e especiais) e mancais metálicos (cilíndricos, especiais, bronzinas e arruelas de encosto) em aço/bronze e aço/alumínio, aplicados em motores de combustão interna, caixas de transmissões, suspensões automotivas etc., e pistões para motores do ciclo Otto e Diesel em diâmetro que avariam de 35 a 140mm.

GRUPO SCHAEFFLER – Terá um estande montado com materiais reciclados e reúne tecnologias desenvolvidas para proteger a natureza. A consciência ecológica é aliada a tecnologias no desenvolvimento de produtos menores, com menos força de atrito, menor consumo de combustível, que proporcionem redução de ruídos, entre outros.

HONEYWELL – Mostra tecnologias para melhor desempenho e preservação do meio ambiente com o turbos de sistema seqüencial paralelo de dois estágios (turbo Two-Stage), formado por dois turboalimentadores acionados por válvulas pneumáticas de controle eletrônico.

IQA – O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) apresenta a importância da Homologação de Produtos para empresas do setor automotivo interessadas em exportar. Considerada o primeiro passo para se exportar um produto, a homologação é o aval legal que uma autoridade técnica emite e certifica o produto para consumo no País. Outro destaque do IQA será a certificação de produtos e serviços automotivos, área que tem apresentado crescimento constante no Brasil.

IVM AUTOMOTIVE – É reconhecida mundialmente pela experiência no desenvolvimento do veículo completo. Na Mostra de Engenharia, dá destaque a três áreas de atuação: Design – com a apresentação de um modelo clay em escala, Cálculo Estrutural – com simulação do desenvolvimento de um componente, e Elétrica e Eletrônica – uso de leds na iluminação automotiva/software para testes de componentes eletrônicos.

MAGNETI MARELLI – Com a tecnologia SFS® SIM, exibe uma motocicleta equipada com sistema flex (roda com álcool e gasolina) e injeção eletrônica (as motos no Brasil não são dotadas de IE).
Convergence: sistema de interatividade entre o automóvel e o motorista (a versão mais ‘básica / simples’ é encontrada atualmente no Fiat Punto. Também serão apresentadas outras duas versões do Convergence, mais completas. C2 e C3, com funções de navegação via GPS (C2), e um sistema que integra o celular ao veículo para serviços que é acionado por comando de voz e e-call, denominado Concierge.
ECS: Sistema de partida a frio que dispensa o uso do tanque de reservatório de gasolina para carros flex. O sistema já deve equipar modelos de automóveis em 2009. Sua tecnologia é totalmente inovadora, além do ECS contribuir para a redução de emissões de poluentes para o meio ambiente.

MAHLE Metal Leve – Mostra as linhas de produtos de Power Cell; Filtros e Sistemas de Filtração e Sistemas de Trem de Válvulas.

MSC Software – Mostra o SimEnterprise, novo ambiente de simulações multidisciplinares desenvolvido em uma Arquitetura Orientada a Serviços, que permite ampla conectividade e integração entre projetistas, analistas e outros profissionais que dependem cada vez mais de respostas rápidas para tomada de decisões baseadas em simulações computacionais.

MUELLER - Lança o primeiro Sistema de Detecção de Combustível Adulterado da indústria automotiva para ser incorporado aos veículos ainda no processo de produção. A tecnologia vai permitir que o consumidor identifique fraudes no combustível no ato do abastecimento. O sistema, resultado das pesquisas realizadas pelo Centro Tecnológico Mueller, é o primeiro dispositivo desse tipo pronto para uso das montadoras, com preço competitivo e tecnologia pioneira.

MWM - MOTORES – Expõe as tecnologias de motores Euro IV SCR (NGD 9.3E e Acteon 6.12, 7.2L, 4 válvulas) e Euro IV EGR (NGD 3.0E e Acteon 4.12, 4.8L, 4 válvulas). O EGR promove a recirculação dos gases do motor, o sistema traz benefícios como a redução da temperatura de combustão, o que diminui drasticamente o nível de emissão de óxido de nitrogênio (NOx) na atmosfera. O SCR (Selective Catalytic Reduction) é um catalisador que reduz o nível de óxido de nitrogênio (NOx) em até 90%. A redução se dá por meio de uma reação química, com a mistura dos gases à amônia, obtida através da hidrólise da uréia.

NATIONAL INSTRUMENTS - Apresenta o NI CompactDAQ, sistema compacto para aquisição de dados que pode ser conectado diretamente na porta USB de um desktop ou laptop, o que constitui uma grande flexibilidade; as Controladoras PXI, um sistema modular que pode ter até 18 slots em um único chassi, e estes chassis podem ser cascateados. Existem módulos para entradas e saídas analógicas e digitais com diversas taxas de amostragem e resolução, além de placas com condicionamento de sinais interno, por exemplo para acelerômetros (IEPE); o NI CompactRIO um sistema compacto e robusto para aquisição de dados e controle avançado em chão de fábrica ou embarcado.

NEUMAYER TEKFOR GROUP – Apresenta a linha de produtos de transmissão automotiva que possibilitam redução na emissão de CO2 e consumo de combustível, devido ao peso mais leve e a performance otimizada. Entre eles destaque para a TEGEARâ, que conta com redução de peso na ordem de 30% por meio de um processo de manufatura especial. As caixas de câmbio são montadas com a patenteada tecnologia ENCAMA e são até 45% mais leve do que as convencionais.

NOKIA – Apresenta tecnologia móvel para um Mustang GT, que pela primeira vez é customizado com seis acessórios, que permitem navegar, falar ao celular, sem precisar tirar as mãos do volante e acessar a Internet. Entre elas uma pequena tela com conectividade bluetooth; um dispositivo que permite escutar músicas do celular nos alto-falantes do carro, o N330, sistema de navegação pessoal via GPS, o Tablet Nokia N800, que oferece acesso à Internet sem fio ou conexão bluetooth com celular, entre outros.

PLASCAR – Expõe tendências de iluminação da indústria automobilística com conceitos e produtos na área de iluminação com a utilização de LED – light-emitting diode e EL – eletroluminescência, peças automotivas produzidas com a utilização de fibras naturais e fibras recicladas.

PIRELLI – Mostra a nanotecnologia empregada nos novos compostos de borracha. Expõe pneus produzidos pelo revolucionário processo MIRS™ (Modular Integrated Robotized System), homologado para a moto Honda CBR1000 RR. O MIRS™ é também utilizado em pneus de tecnologia run-flat que permitem rodar vazio por dezenas de quilômetros.
Sensores TPMS para monitorar a temperatura e pressão interna do pneu, que garantem o bom desempenho do produto, alertando os condutores do veículo sobre possíveis anomalias de uso. Expõe também pneus especialmente preparados para competições como o Scorpion e o TG85 (Rally dos Sertões e o Paris-Dakar). Outro destaque é o pneu PZero de aro 30 polegadas utilizado no veículo Hummer,

PROJETOS ESTUDANTIS CAMPEÕES
Baja campeão da FEI - o carro off-road, totalmente projetado e construído por estudantes, foi o campeão da 13ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em março, em Piracicaba e também na SAE Baja RIT, realizada em junho, nos EUA. O veículo tem dois amortecedores na suspensão traseira e barra estabilizadora de controle de torção, inovação para a categoria, inspirada em carros de passeio, que garante mais facilidade na manutenção e melhorias na dinâmica do carro.

AeroDesign da Escola de Engenharia de São Carlos da USP - o avião radiocontrolado, projetado e construído por estudantes da EESC-USP, ficou em segundo lugar pela Classe Regular na IX Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada em outubro, em São José dos Campos/SP. O avião, de 1,09 kg, foi considerado um dos menores da competição. Destaque pela leveza e capacidade de carregamento de carga (carregou 5,91 kg).

Fórmula SAE da Faculdade de Engenharia de Sorocaba - o carro foi campeão da IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada este mês, em Americana/SP, tem como destaque um módulo de injeção eletrônica inteligente, que regula a quantidade de combustível que será utilizada em cada situação que o carro será submetido. Esta regulagem também atua de forma positiva na diminuição do consumo e desempenho do motor.

Comando de Válvulas eletrônicas, do Instituto Mauá de Tecnologia - de autoria de Rodrigo Pullman o projeto foi o primeiro colocado entre os trabalhos técnicos estudantis enviados à SAE BRASIL para apresentação no Congresso. Trata-se de uma substituição do comando de válvulas mecânicas convencionais de um motor com um sistema eletrônico com objetivo de aumentar a potência em altas rotações. O sistema está exposto em um motor no estande.

SCANIA – Apresenta o motor movido a etanol, que equipa os ônibus em teste no Brasil. No estande, é possível verificar as funcionalidades do motor, um Scania 9 litros Euro 5 e EEV, a etanol, de 270 hp (198 kW) a 1.900 r/min e torque máximo de 1200 Nm a 1.100–1.400 r/min. Como principais características, destaque para:
• Uso de combustível renovável (bioetanol hidratado com 5% de aditivo promovedor de ignição).
• Alta eficiência característica do ciclo diesel.
• Excelente dirigibilidade, com alto torque em baixas rotações.
• Sistema de controle de emissão simples, do tipo EGR (“Exhaust Gas Recirculation”).
• Tecnologia comprovada – Ônibus Scania movidos a etanol em operação desde 1989.

SURTEC – Apresenta linha de produtos químicos para galvanoplastia e fosfatização, que a empresa fabrica, desenvolve e comercializa com alta tecnologia em processos de última geração, ecologicamente corretos.

TESA BRASIL - Participa com exposição de fitas e lança fitas dupla-face para fixação de peças, como emblemas, espelhos, entre outras. Também demonstra a aplicabilidade de outro lançamento, a Hole Covering, fita adesiva para substituição de tampões plásticos e plugs de borracha.

TIMKEN – Além da tecnologia para gerenciamento do atrito em cubos de rodas e transmissões, apresenta sistemas que atuam no motor dos veículos, como conjuntos de balancim. Outras inovações são os cubos de rodas Geração III, que incorporam tecnologia de sensoreamento do movimento, vital para os sistemas de freio com ABS.

USIMINAS – Participa com as siderúrgicas Usiminas e Cosipa e a Usiparts, especializada em estampagem e montagem de cabines. Além de apresentar laminados a quente e de aço HDG, a empresa anuncia plano de expansão, com foco principal no mercado automotivo, que prevê investimentos de US$ 8,4 bilhões, até 2015.

VISTEON – Lança o rádio receptor digital Kenwood by Visteon, que será comercializado no Brasil em 2008, e o sistema de navegação VSN 4078, cujo programa de atualização ampliará o número de cidades roteirizadas, que atualmente tem 157 roteirizadas. Mostra, ainda, painéis de instrumentos para automóveis sofisticados, com alertas de voz, projeção dos conta-giros no vidro e focos de luz direcionados.

VOLVO – Apresenta caminhão conceito em segurança, o Volvo Safety Truck, equipado com motor de 520 cv, com cabine Globetrotter e configuração de eixos 6x4. O veículo possui o que há de mais avançado em segurança para veículos comerciais, como air bags; freios ABS e sistema EBS de frenagem; o ESP (Eletronic Stability Program), o mais moderno sistema de segurança ativa para reduzir a possibilidade de derrapagem em pistas escorregadias e capotamento em curvas fechadas; sistema de monitoramento das faixas das rodovias, que impede a saída do veículo do centro da pista, bafômetro incorporado à cabine; e um Controle Ativo de Proximidade, que auxilia o motorista a manter o caminhão a uma distância segura e constante do veículo à frente.

VOSS – Leva tubos e conexões, aquecidos ou não, para distribuição de solução de Uréia, para motores SCR. Os tubos da VOSS absorvem a expansão da uréia a baixas temperaturas, evitando assim vazamentos em tubos e conexões.

ZF – Destaca tecnologias voltadas ao auxílio da dirigibilidade para veículos comerciais e de passeio, como o AS-Tronic, avançado sistema de transmissão automatizada para caminhões pesados e ônibus rodoviários e veículos off-road, desenvolvido para aplicação em veículos com motores gerenciados eletronicamente. Possui módulo de controle que, por intermédio de atuadores automatizados, realiza trocas de marchas sem a atuação do motorista.

Data: de 28 a 30 de novembro
Local: Transamérica Expo Center (rua Dr. Mário Villas B.Rodrigues, 387, Santo Amaro, SP)
Horário: dia 28 das 10h às 21h, e dias 29 e 30 das 9h às 21h.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves- Danilo@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000 – 9658-5838

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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