Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
12/11/2007
Equipe da Faculdade de Engenharia de Sorocaba sagra-se campeã da Fórmula SAE

Equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI, foi a segunda colocada na competição, encerrada neste domingo (11)

A equipe V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), sagrou-se campeã da IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS , encerrada neste domingo (11), no Campo de Provas da Goodyear, em Americana, SP. A equipe do interior paulista obteve 792,47 pontos e foi seguida pela equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, com 651,53 pontos.

"Foi um resultado que há três anos estava engasgado em toda a nossa equipe", desabafou o piloto Daniel Henrique Duo Ricardo, estudante do curso de Engenharia Mecânica da Facens, ao lembrar das vices colocações em 2005 e 2006. Com a vitória este ano, a equipe V8 ganhou o direito de representar o Brasil na Formula SAE, que será realizada em maio de 2008, em Michigan, Estados Unidos, pela SAE International.

Já a equipe Fórmula FEI poderá representar o Brasil na Formula SAE West , que ocorrerá em junho de 2008, na Califórnia, Estados Unidos. A IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que teve início dia 8, indicou como terceira colocada a equipe Solid Edge EESC-USP, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, e como quarta classificada a equipe Fórmula Unip, da Universidade Paulista. A quinta colocada foi a equipe Ícarus, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS homenageou equipes em 9 quesitos:
Melhor Prova de Custos - equipe V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).
Melhor Auto Cross - equipe V8, da Facens.
Melhor Enduro - equipe V8, da Facens (percorreu 22 voltas, num trecho de 21 km em apenas 30 minutos).
Melhor Apresentação - equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI.
Melhor Design - equipe Solid Edge EESC-USP, da Escola de Engenharia de S.Carlos da USP.
Melhor Skid Pad (manobrabilidade) - equipe Solid Edge EESC-USP.
Melhor Aceleração - equipe Solid Edge EESC-USP.
Melhor Consumo de Combustível - equipe Fórmula Unip, da Universidade Paulista (percorreu 21 km com apenas 2,25 litros de gasolina).
Melhor Equipe Estreante - equipe F-SAE Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Compareceram à competição 13 equipes, de um total de 15 inscritas. Foram 3 dias de avaliação, em que juízes da indústria automobilística puderam analisar 12 carros tipo fórmula, projetados e construídos por estudantes, principalmente de engenharia mecânica, de 5 estados brasileiros - São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Ceará - e Brasília.

Estáticas e dinâmicas, as avaliações levaram em conta desde a capacidade dos futuros engenheiros desenvolverem projeto completo de um carro de competição, convencerem executivos da indústria de que o produto é viável ao mercado e mostrarem o próprio desempenho do veículo na pista. O resultado foram carros com suspensões avançadas, muita eletrônica embarcada e sistemas de injeção eletrônica, e equipes com domínio sobre motores e habilidade para lidar em um ambiente de competição.

Origem - Nascidos na década de 70, os veículos Fórmula SAE são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. Na modalidade, os motores de 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição. Atualmente, a prova é realizada, também, nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão e Austrália.

"O projeto Fórmula SAE é um dos empenhos mais interessantes da SAE BRASIL, pois possibilita ao estudante o convívio com as mais avançadas tecnologias automobilísticas, muito similares às usadas em veículos de grande porte", afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL. Fistarol lembra que, dentro dos objetivos da SAE, o projeto Fórmula SAE proporciona aos estudantes excelente oportunidade de desenvolver na prática o aprendizado que receberam na sala de aula.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX: (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308