A equipe V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), sagrou-se campeã da IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS , encerrada neste domingo (11), no Campo de Provas da Goodyear, em Americana, SP. A equipe do interior paulista obteve 792,47 pontos e foi seguida pela equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, com 651,53 pontos.
"Foi um resultado que há três anos estava engasgado em toda a nossa equipe", desabafou o piloto Daniel Henrique Duo Ricardo, estudante do curso de Engenharia Mecânica da Facens, ao lembrar das vices colocações em 2005 e 2006. Com a vitória este ano, a equipe V8 ganhou o direito de representar o Brasil na Formula SAE, que será realizada em maio de 2008, em Michigan, Estados Unidos, pela SAE International.
Já a equipe Fórmula FEI poderá representar o Brasil na Formula SAE West , que ocorrerá em junho de 2008, na Califórnia, Estados Unidos. A IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, que teve início dia 8, indicou como terceira colocada a equipe Solid Edge EESC-USP, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, e como quarta classificada a equipe Fórmula Unip, da Universidade Paulista. A quinta colocada foi a equipe Ícarus, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
A IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS homenageou equipes em 9 quesitos:
Melhor Prova de Custos - equipe V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).
Melhor Auto Cross - equipe V8, da Facens.
Melhor Enduro - equipe V8, da Facens (percorreu 22 voltas, num trecho de 21 km em apenas 30 minutos).
Melhor Apresentação - equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI.
Melhor Design - equipe Solid Edge EESC-USP, da Escola de Engenharia de S.Carlos da USP.
Melhor Skid Pad (manobrabilidade) - equipe Solid Edge EESC-USP.
Melhor Aceleração - equipe Solid Edge EESC-USP.
Melhor Consumo de Combustível - equipe Fórmula Unip, da Universidade Paulista (percorreu 21 km com apenas 2,25 litros de gasolina).
Melhor Equipe Estreante - equipe F-SAE Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Compareceram à competição 13 equipes, de um total de 15 inscritas. Foram 3 dias de avaliação, em que juízes da indústria automobilística puderam analisar 12 carros tipo fórmula, projetados e construídos por estudantes, principalmente de engenharia mecânica, de 5 estados brasileiros - São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Ceará - e Brasília.
Estáticas e dinâmicas, as avaliações levaram em conta desde a capacidade dos futuros engenheiros desenvolverem projeto completo de um carro de competição, convencerem executivos da indústria de que o produto é viável ao mercado e mostrarem o próprio desempenho do veículo na pista. O resultado foram carros com suspensões avançadas, muita eletrônica embarcada e sistemas de injeção eletrônica, e equipes com domínio sobre motores e habilidade para lidar em um ambiente de competição.
Origem - Nascidos na década de 70, os veículos Fórmula SAE são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. Na modalidade, os motores de 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição. Atualmente, a prova é realizada, também, nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão e Austrália.
"O projeto Fórmula SAE é um dos empenhos mais interessantes da SAE BRASIL, pois possibilita ao estudante o convívio com as mais avançadas tecnologias automobilísticas, muito similares às usadas em veículos de grande porte", afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL. Fistarol lembra que, dentro dos objetivos da SAE, o projeto Fórmula SAE proporciona aos estudantes excelente oportunidade de desenvolver na prática o aprendizado que receberam na sala de aula.
|