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 Release
06/11/2007
Carros tipo fórmula de estudantes roncam motores em Americana/SP no fim de semana

A IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS será realizada no Campo de Provas da Goodyear de 9 a 11 de novembro

Quinze carros tipo fórmula, projetados e construídos por cerca de 250 estudantes de engenharia de 5 estados brasileiros, Brasília e Venezuela, vão agitar a cidade de Americana, SP, entre sexta-feira e domingo (9 a 11), quando será realizada a IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, no Campo de Provas da Goodyear (rodovia Anhanguera, km 128). A competição é aberta ao público a partir de sábado.

Dos 15 carros, seis foram construídos em importantes instituições de ensino paulistas: Centro Universitário da FEI, Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Paulista (Unip) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Serão três dias de avaliações técnicas, feitas por especialistas da indústria da mobilidade.

Na sexta-feira, dia 9, os carros serão submetidos a inspeções de segurança, design e provas de custo. No sábado, dia 10, além das apresentações orais dos projetos pelas equipes, acontecerão as provas de aceleração, manobrabilidade e dirigibilidade. No domingo, último dia de competição, haverá o Enduro de Resistência, em que os carros, individualmente, deverão completar 20 voltas, num circuito de um quilômetro.

Inovações - O carro da Unip está pronto e a equipe, muito animada. "O nosso carro foi bem projetado e acho que vamos conseguir um bom resultado", adianta Valdir Batista, capitão da equipe, participante desde a primeira edição, em 2004. Para oferecer mais confiabilidade e agilidade ao piloto, a equipe optou por motor de moto 'off road', em alto torque e baixa velocidade. Segundo Valdir Batista, esta configuração oferece agilidade principalmente nas curvas.

Outra equipe experiente é a Fórmula FEI, a campeã no ano passado. Entre outras mudanças, o carro da equipe está 10% mais leve e recebeu motor muito mais potente. Outra equipe competitiva da Grande São Paulo é a equipe Mauá Racing, que participará pela segunda vez da competição e tem como ponto forte o motor. Uma das metas da equipe é bater novamente o recorde brasileiro de aceleração. "Em 2006, completamos um percurso de 75m em 4.7 segundos, o melhor da competição, e agora queremos chegar 4.5 segundos", afirma Luciano Caldeira, capitão da equipe.

Equipes do Interior- Estreante, a equipe F-SAE Unicamp enfrentou dificuldades com patrocínio, mas conseguiu projetar e construir seu carro. "Estamos nos testes finais e os pontos fortes são os sistemas de powertrain e de suspensão", adianta, sem dar detalhes, o capitão da equipe, Bruno Pucci.

Campeã em 2004 e 2005, a competitiva equipe Solid Edge EESC-USP disputará com um carro totalmente novo. Mais compacto e mais baixo, o Fórmula SAE da equipe teve várias inovações, como a caixa de direção, que mudou de lugar e deixou o volante mais mole. "Não queremos ser apenas os melhores em projeto, mas também em dirigibilidade", diz Luciano Fernando Vales, capitão da equipe.

A equipe V8, da Facens, vice-campeã em 2005 e 2006, desenvolveu um carro também mais compacto e instalou um módulo inteligente que injeta combustível, conforme a prova. "Trabalhamos muito e vamos buscar o primeiro lugar no pódio", avisa Rodrigo Duo, capitão da equipe V8.

Origem - Nascidos na década de 70, na competição Fórmula SAE, os veículos são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. Na modalidade, os motores de 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer ao regulamento da competição. Atualmente, a prova é realizada, também, nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão e Austrália.

"O projeto Fórmula SAE é um dos empenhos mais interessantes da SAE BRASIL, pois possibilita ao estudante o convívio com as mais avançadas tecnologias automobilísticas, muito similares às usadas em veículos de grande porte", afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL. Fistarol lembra que, dentro dos objetivos da SAE, o projeto Fórmula SAE proporciona aos estudantes excelente oportunidade de desenvolver na prática o aprendizado que receberam na sala de aula.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 9 (sexta-feira) - Provas de segurança, design e custo - das 9h às 16h;
Dia 10 (sábado) - Apresentações orais, das 9h às 12h; e provas de aceleração, manobrabilidade (skidpad), auto cross - das 9h às 17h.
Dia 11 (domingo) - Enduro de Resistência - das 9h às 15h.
Aberto ao público a partir de sábado.

Quando - de 9 a 11 de novembro
Onde - Campo de Provas da Goodyear - rodovia Anhanguera, km 128, Americana, SP.
Como chegar - clique aqui



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
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