Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
01/11/2007
Estudantes de Minas, Ceará e Brasília testam carros para a Competição Fórmula SAE

IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS será realizada de 8 a 11 de novembro, no Campo de Provas da Goodyear, em SP

A paixão por carros de corrida, de alto desempenho, levou mais de 50 estudantes de engenharia de Minas Gerais, Brasília e Ceará a abrirem mão do lazer, durante meses, para se dedicar à construção de três carros, do tipo fórmula. Os carros entram agora na fase de testes finais para a IV Competição Fórmula SAE BRASIL - PETROBRAS, que ocorrerá de 8 a 11 de novembro, em Americana, São Paulo.

Os carros dos três Estados são de alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Participam também equipes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, além da Venezuela. No total, a competição tem 15 equipes inscritas, que representam 15 instituições de ensino superior.

Em Americana, os carros serão avaliados quanto ao projeto em si e o desempenho em provas de aceleração, velocidade, manobrabilidade, frenagem e economia de combustível. Ao final, as duas equipes melhores classificadas ganharão o direito de representar o Brasil em duas competições nos EUA, realizadas pela SAE International.

Tecnologias - A equipe Atena, do Centro Federal de Educação Tecnológica/MG, inspirou-se nas estruturas de carros de Fórmula 1 para construir o Fórmula SAE. Um exemplo é a trava com apenas um parafuso, instalada nas rodas e desenvolvida para otimizar tempo na troca dos pneus. Outro item é a caixa de direção de fácil desmontagem, que permite a equipe escolher a melhor configuração de volante durante as provas. “Tudo o que fizemos foi inspirado no que os profissionais fazem e isto pode nos render ótimos resultados”, comenta Daniela Souto, a capitã da equipe.

A equipe Apuama, da Universidade de Brasília, também se inspirou nos carros de Fórmula 1 ao optar por uma suspensão com dois amortecedores, um para cada eixo do carro. “Isso garante maior mobilidade ao carro em movimento”, explica o estudante Leonardo Brant, capitão da equipe.

Única representante do Nordeste na competição, a equipe UFC Motor, da Universidade Federal do Ceará, levará pela primeira vez o carro na competição, após dois anos de tentativas. “Nosso projeto é simples, mas eficiente”, enfatiza Tiago Henrique Accioly Pinto, capitão da equipe, ao explicar que o carro tem de mais avançado o sistema de frenagem a ar, que permite o veículo parar em curta distância, dependendo da velocidade.

Origem - Nascidos na década de 70, os veículos Fórmula SAE são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. Na modalidade, os motores 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição. Atualmente, a prova é realizada, também, nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão e Austrália.

"O projeto Fórmula SAE é um dos empenhos mais interessantes da SAE BRASIL, pois possibilita ao estudante o convívio com as mais avançadas tecnologias automobilísticas, muito similares às usadas em veículos de maior porte", afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL. Fistarol lembra que, dentro dos objetivos da SAE, o projeto Fórmula SAE proporciona aos estudantes excelente oportunidade de desenvolver na prática o aprendizado que receberam na sala de aula.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308