Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
30/10/2007
15 carros tipo fórmula, construídos por estudantes, disputam competição em Americana/SP

A IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS reunirá universitários de SP, MG, RJ, PR, DF, CE e Venezuela

Saem as supermáquinas da Fórmula 1 e entram em cena os carros tipo fórmula construídos pelos estudantes de engenharia da IV Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS. A competição de engenharia acontece de 8 a 11 de novembro, no campo de provas da Goodyear (rodovia Anhanguera, km 128), em Americana, São Paulo.

Ao todo são 15 carros, projetados por alunos de 15 instituições de ensino de seis estados brasileiros e da Venezuela, num total de quase 250 estudantes de engenharia. É a primeira vez que a competição registra inscrição de equipes estrangeiras.

Criada em 2004, a Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS é a mais nova competição de estudantes da SAE BRASIL e fomenta a especialização técnica da engenharia da mobilidade brasileira. Ao se engajarem no projeto dos carros, chamados Fórmula SAE, os universitários são obrigados a desenvolver habilidades e capacidades de resolução de problemas reais, com criatividade e competência administrativa, em que os custos do projeto têm de ser respeitados.

Assim, a competição avança, sobretudo, no nível técnico dos carros. "Este ano, ao observar os relatórios das equipes verificamos que os projetos evoluíram muito e estão voltados à melhoria estrutural dos carros", adianta André Soares, diretor técnico da competição. Entre as inovações, André Soares aponta o uso cada vez forte de softwares de simulação no desenvolvimento dos veículos, baixo consumo durante funcionamento dos carros e o investimento na segurança do piloto.

Os carros são construídos exclusivamente para a competição, onde durante três dias passam por avaliações estáticas e dinâmicas, provas que avaliam o desempenho em pista de cada projeto e também apresentações técnicas da equipe. Ao final, as duas equipes melhor classificadas ganham o direito de representar Brasil em duas competições internacionais realizadas nos EUA pela SAE International.

Instituições - Estão inscritas na competição equipes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Centro Universitário da FEI, Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Paulista (Unip), Universidade Federal do Ceará, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal Fluminense.

Além destas, mais três instituições de ensino são estreantes: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-Rio). Também novatas estão duas equipes venezuelanas, formadas por alunos da Universidade Metropolitana e Universidad de Oriente.

André Soares comenta que a realização da competição em um espaço como campo de provas da Goodyear garante um caráter profissional ao evento. "Estaremos dentro de um ambiente profissional de pesquisa e, por isso, a prova se aproxima da realidade dos engenheiros profissionais", diz.

Circuito internacional - nascidos na década de 70, os veículos Fórmula SAE são projetados por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International. Na modalidade, os motores 4-tempos têm cilindrada máxima de 610 cm³ e a construção do veículo deve obedecer às normas do regulamento da competição. Atualmente, a prova é realizada, também, nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão e Austrália.

"O projeto Fórmula SAE é um dos empenhos mais interessantes da SAE BRASIL, pois possibilita ao estudante o convívio com as mais avançadas tecnologias automobilísticas, muito similares às usadas em veículos de maior porte", afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL. Fistarol lembra que, dentro dos objetivos da SAE, o projeto Formula SAE proporciona aos estudantes excelente oportunidade de desenvolver na prática o aprendizado que receberam na sala de aula.

CONFIRA A LISTA DAS EQUIPES PARTICIPANTES:

NACIONAIS
São Paulo
Escola de Engenharia de São Carlos da USP - equipe Solid Edge EESC-USP
Centro Universitário da FEI - equipe Fórmula FEI
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) - equipe V8
Instituto Mauá de Tecnologia - equipe Mauá Racing
Universidade Paulista (Unip) - equipe Fórmula Unip
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - equipe FSAE-Unicamp
Minas
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/MG) - equipe Atena

Distrito Federal
Universidade de Brasília (UNB) - equipe Apuama UNB

Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - equipe Ícarus UFRJ
Universidade Federal Fluminense (UFF) - equipe Buffalo
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet /RJ) - equipe FSAE Cefet/RJ

Paraná
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFP) - equipe UTFPRACING

Ceará
Universidade Federal do Ceará (UFC) - equipe UFC Esporte Motor

INTERNACIONAIS
Venezuela
Universidad Metropolitana (UNIMET) - equipe UNIMET MotorSport
Universidad de Oriente (UDO) - equipe FSAE-UDO



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308