A equipe FEIBaja 1, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, sagrou-se campeã, neste domingo, dia 28, da I Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Sudeste, realizada desde sábado no 'campus' II da USP São Carlos. A competição de engenharia reuniu 23 equipes, de um total de 26 inscritas, de quatro estados brasileiros. A equipe FEIBaja 1 obteve 779,11 pontos e foi seguida pela equipe EESC-USPadrastos, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com 722,98 pontos.
Campeão nos EUA em junho, o carro da equipe FEIBaja 1, chamado Crocoloco, também venceu o Enduro de Resistência, ao realizar 95 voltas na prova. Entre outras inovações, o carro usa dois amortecedores (eixo rígido 'bi-shock'), que melhoram o desempenho principalmente durante os saltos; barra estabilizadora de controle de torção na suspensão traseira; e, ainda, sistema de telemetria. O Enduro de Resistência teve 3 horas de duração e apresentou muitos obstáculos para os carros 'off road' projetados e construídos pelos estudantes de engenharia.
A terceira colocada na Baja SAE BRASIL - Etapa Sudeste foi a equipe EESC-USPadrinhos, também da USP São Carlos, com 690,49 pontos. As 23 equipes que compareceram em São Carlos, interior de São Paulo, representaram 17 instituições de ensino de 13 cidades brasileiras. A competição regional constituiu etapa preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente em Piracicaba - SP.
As provas tiveram início no sábado, com a apresentação oral dos projetos, avaliações de segurança e conforto do operador e também regulagem de motor. No domingo, os carros passaram por provas de subida de rampa, desempenho de dirigibilidade e, por último o Enduro de Resistência.
Carros - Os veículos, denominados Baja SAE, são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, que devem ter quatro ou mais rodas e ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Os carros utilizam motor padrão de 10 HP. Sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que também têm a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
Além da Etapa Sudeste, outras duas competições regionais são preparatórias para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS: a III Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nordeste, realizada em agosto, em Camaçari, Bahia; e a V Competição Baja SAE BRASIL DANA Etapa Sul, organizada em setembro, em Gravataí, Rio Grande do Sul.
Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição Baja SAE BRASIL é um importante palco de descobertas de novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Além disso, a competição vem ao encontro dos objetivos da associação. "Por meio do Baja SAE BRASIL, incentivamos a pesquisa estudantil e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros brasileiros", afirma Fistarol. "Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacar profissionalmente após concluir a graduação", diz o presidente da SAE BRASIL |