Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
29/10/2007
Equipe da FEI vence em São Carlos a I Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Sudeste

Segunda colocada foi a equipe EESC-USPadastros, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, seguida pela EESC-USPadrinhos

A equipe FEIBaja 1, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, sagrou-se campeã, neste domingo, dia 28, da I Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Sudeste, realizada desde sábado no 'campus' II da USP São Carlos. A competição de engenharia reuniu 23 equipes, de um total de 26 inscritas, de quatro estados brasileiros. A equipe FEIBaja 1 obteve 779,11 pontos e foi seguida pela equipe EESC-USPadrastos, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, com 722,98 pontos.

Campeão nos EUA em junho, o carro da equipe FEIBaja 1, chamado Crocoloco, também venceu o Enduro de Resistência, ao realizar 95 voltas na prova. Entre outras inovações, o carro usa dois amortecedores (eixo rígido 'bi-shock'), que melhoram o desempenho principalmente durante os saltos; barra estabilizadora de controle de torção na suspensão traseira; e, ainda, sistema de telemetria. O Enduro de Resistência teve 3 horas de duração e apresentou muitos obstáculos para os carros 'off road' projetados e construídos pelos estudantes de engenharia.

A terceira colocada na Baja SAE BRASIL - Etapa Sudeste foi a equipe EESC-USPadrinhos, também da USP São Carlos, com 690,49 pontos. As 23 equipes que compareceram em São Carlos, interior de São Paulo, representaram 17 instituições de ensino de 13 cidades brasileiras. A competição regional constituiu etapa preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente em Piracicaba - SP.

As provas tiveram início no sábado, com a apresentação oral dos projetos, avaliações de segurança e conforto do operador e também regulagem de motor. No domingo, os carros passaram por provas de subida de rampa, desempenho de dirigibilidade e, por último o Enduro de Resistência.
Carros - Os veículos, denominados Baja SAE, são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, que devem ter quatro ou mais rodas e ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Os carros utilizam motor padrão de 10 HP. Sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que também têm a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Além da Etapa Sudeste, outras duas competições regionais são preparatórias para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS: a III Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nordeste, realizada em agosto, em Camaçari, Bahia; e a V Competição Baja SAE BRASIL DANA Etapa Sul, organizada em setembro, em Gravataí, Rio Grande do Sul.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição Baja SAE BRASIL é um importante palco de descobertas de novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Além disso, a competição vem ao encontro dos objetivos da associação. "Por meio do Baja SAE BRASIL, incentivamos a pesquisa estudantil e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros brasileiros", afirma Fistarol. "Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacar profissionalmente após concluir a graduação", diz o presidente da SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308