Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
25/10/2007
Simulação computacional se consolida na indústria do plástico

Cinco empresas de diferentes segmentos apresentaram cases com o uso da família Moldflow, durante o II Fórum de Usuários Moldflow, promovido pela SMARTtech Plástico, em SP

O uso de simulação computacional na indústria do plástico já faz parte da rotina dos engenheiros do setor. Durante o II Fórum de Usuários Moldflow, realizado pela SMARTtech Plástico, dia 18, em São Paulo, cinco empresas usuárias de tecnologia ressaltaram a eficiência da análise computacional, tanto em fase de projeto quanto na reparação de produtos plásticos já existentes. As cinco empresas utilizam o software Moldflow, referência mundial em soluções CAE (Computed Aided Engineering).

Jean Uemura, engenheiro da Plascar, contou que ao iniciar o uso do Moldflow Plastics Insight (MPI) o desafio era diminuir o empenamento de peças do design interno de automóveis, produzidas pela empresa de autopeças. A simulação ajudou a empresa descobrir que a deformidade no material era ocasionada pelo resfriamento desigual das partes da peça no processo de injeção. O case da Plascar teve a melhor apresentação do fórum.

Outra usuária, a Siemens VDO destacou a também importância de integrar todos os departamentos da empresa com a área de simulação. "Nossa tarefa tem sido mostrar que o novo pode ser mais rápido e barato, e garantir a mesma confiabilidade dos antigos processos", comentou Thyago Kyam, engenheiro de desenvolvimento mecânico da Siemens VDO. Usuária do Moldflow Plastics Insight (MPI), a empresa tem cerca de 70% dos trabalhos de simulação voltados ao desenvolvimento de produtos.

Para a Fagmol, empresa de ferramentaria especializada na criação de moldes, a utilização do Moldflow durante o projeto da parte interna de uma lavadora de roupas ajudou a empresa a otimizar os processos de injeção, com qualidade e precisão, e assim tornar as peças mais resistentes e sem pontos de injeção aparentes. A Fagmol é usuária do Moldflow desde 2005. A Emicol e a Plástico Muller também apresentaram experiências no II Fórum de Usuários Moldflow.

Investir no treinamento - Mario Carneiro, gerente da SMARTtech Plástico, destacou que a simulação de injeção de peças plásticas já está presente nos processos de fabricação de produtos. "O esforço agora é para aumentar a informação técnica e trabalhar na educação dos usuários do Moldflow", ressaltou o gerente.

Russell Speight, diretor de Tecnologia dos Materiais da Moldflow Corporation, marcou presença no encontro onde chamou atenção para a importância do estudo das propriedades dos materiais plásticos. "Isso garante confiabilidade e precisão no resultado final do processo", disse o executivo.

Integração de ferramentas - No encontro, a SMARTtech aproveitou para demonstrar a integração entre o Abaqus, software para análises estruturais, e Moldflow Plastics Advisers (MPA) e o Moldflow Plastics Insight (MPI), a partir do Moldflow Structural Alliance (MSA), nova ferramenta para integrar análises estruturais e de injeção. O MSA ajuda a apontar pontos fracos das peças projetadas e é uma evolução tecnológica que otimiza o desenvolvimento de peças plásticas.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundada em 1997, fornece serviços e tecnologias para apoio a projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizada em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (Smarttech Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (Smarttech Serviços de Engenharia).Dispõe de um Techcenter único no Brasil paraapoiar suas atividades com laboratórios de shakers, atuadores hidráulicos, câmara acústica e pista de teste de ruído. Durabilidade, NVH, Cálculo Estrutural, Multicorpos, Injeção de Plásticos são algumas das disciplinas oferecidas pela Smarttech. O grupo possui base na cidade de Holambra, distante 135 km da capital paulista.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308