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 Release
23/10/2007
Ônibus a etanol entra em circulação no Brasil

USP apresenta veículo com emissão quase nula de poluentes, como parte do Projeto BEST, idealizado pela universidade, com apoio de oito parceiros e incentivado pela União Européia

A Universidade de São Paulo (USP), por meio do Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa) do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE), apresenta hoje o ônibus movido a etanol (álcool hidratado combustível). O veículo vai circular durante um ano em São Paulo, a partir de dezembro, como teste para demonstração de viabilidade, no corredor Jabaquara - São Matheus, com parada em nove terminais e atendimento a quatro municípios: São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Santo André.

A ação é uma iniciativa do Cenbio e mais oito parceiros: BAFF/SEKAB, Copersucar, EMTU/SP, SPTrans, Marcopolo, Petrobras - por meio do Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural) e da Petrobras Distribuidora -, Scania e Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com incentivo da União Européia. O investimento no Projeto BEST é da ordem de R$ 1,6 milhão.

O veículo será incorporado à frota da operadora Metra (Sistema Metropolitano de Transporte), indicada pela EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), e por mais uma operadora escolhida pela SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia o transporte de ônibus na capital paulista. No período de teste, o ônibus será comparado a um outro do mesmo modelo a diesel.

O ônibus a etanol é o principal foco do Projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport ou Bioetanol para o Transporte Sustentável), programa internacional coordenado no Brasil pelo Cenbio. A missão do projeto é sensibilizar o mundo sobre a importância do uso do etanol no transporte público, que reduz em até 90% a emissão de material particulado lançado na atmosfera.

O Brasil é primeiro país das Américas a ter ônibus movido a etanol em circulação pelo BEST. Outras oito cidades da Europa e Ásia participam do programa: Estocolmo (Suécia), Madri e País Basco (Espanha), Roterdam (Holanda), La Spezia (Itália), Somerset (Inglaterra), Nanyang (China) e Dublin (Irlanda).

O professor doutor da USP José Roberto Moreira, presidente do Conselho Gerenciador do Cenbio e principal articulador do BEST, afirma que o momento é muito favorável para o programa no Brasil. "É uma alternativa para diminuir a poluição das regiões metropolitanas, onde a tecnologia será demonstrada", comenta.

Os parceiros informam que a tecnologia está disponível e tecnicamente aperfeiçoada o que é amplamente demonstrado na Suécia, além de existirem antecedentes da iniciativa no Brasil. "Houve uma experiência há oito anos em São Paulo, em que os resultados foram excelentes do ponto de vista ambiental, porém modestos do ponto de vista econômico, devido a diferença de preço entre o óleo diesel e o etanol, o que esperamos superar com a nova geração do motor e também do aditivo. Hoje, o óleo diesel custa quase o dobro do etanol e existe a tendência de contínua elevação do preço do petróleo”, diz o professor Moreira.


O papel de cada parceiro

o BAFF/SEKAB – fornecer o aditivo para o etanol.
o Copersucar - importar da Suécia o primeiro lote de etanol aditivado.
o EMTU/SP e SPTrans - viabilizar os testes em uma de suas operadoras.
o Marcopolo - fornecer e montar a carroceria do ônibus para demonstração.
o Petrobras - importar o aditivo, misturá-lo ao etanol e distribuir nas operadoras.
o Scania - importar o chassi e o motor.
o Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) - fornecer o etanol para os testes.


Motor respeita hoje normas de poluição
que entram em vigor na Europa só em 2009


O motor proposto pela Scania é avançado até para os padrões europeus no quesito poluentes. O motor a ser utilizado em 2008 tem injeção eletrônica, atende rígidas especificações, como a EURO 5 e EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles ou Veículos Excepcionalmente Compatíveis com o Meio Ambiente), normas que serão obrigatórias na União Européia só a partir de 2009. “Espera-se, com isso, um ganho substancial correspondente à redução das emissões poluentes”, afirma o professor José Roberto Moreira.

“O motor que será comercializado em 2008 é mais avançado do que o fornecido para os testes, que se iniciam em 2007, pois já atende normas européias em vigor atualmente, mesmo sendo uma versão anterior”, diz o pesquisador. O ônibus em demonstração hoje e que circula até o final do ano é equipado com motor de injeção mecânica que atende às especificações EURO 4 – versão que cumpre e supera as exigências do CONAMA P5, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, no que diz respeito às emissões de poluentes locais - particulados, óxido de nitrogênio (NOX) e monóxido de carbono (CO).

Para o Cenbio, o uso desta tecnologia é um enorme progresso, uma vez que, no Brasil, os limites de poluição tolerados são mais altos e devem atender apenas às exigências do padrão EURO 3. A expectativa é que essa vantagem e o exemplo do BEST em São Paulo atraiam a atenção de outras regiões do Brasil para o produto. Enquanto isso, a Scania sueca já se prepara para comercializar a versão com motor que respeita o EURO5 e EEV.

Com esses patamares de rigor, estima-se que o veículo reduza em mais de 80% as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global, em 90% de material particulado e em 62% de NOx (óxidos de nitrogênio) e não emita enxofre, responsável pela chuva ácida.

Poucas adaptações - A adaptação do motor diesel para o etanol não requer mudanças significativas, segundo a Scania. Entre as mudanças estão o aumento na taxa de compressão 28:1 (nos motores diesel convencionais é de 18:1), alterações na bomba injetora e uso de injetores com maior capacidade volumétrica.



Uso do etanol brasileiro favorece modelo econômico

Mais do que estimular o uso do etanol no transporte público, a iniciativa lançada pelo Cenbio, empresas parceiras e União Européia avança na discussão sobre o modelo econômico de desenvolvimento que o Brasil busca atualmente.

Segundo maior produtor de etanol, atrás apenas dos EUA que extrai o produto do milho, o Brasil tem hoje uma safra de 17,8 bilhões toneladas de etanol e deve chegar a 2012 com 37,5 bilhões, segundo a Única.

De acordo com a Unica, para cada 300 milhões de toneladas de cana-de-açúcar produzidas no Brasil, criam-se aproximadamente 700 mil postos de trabalho. O estímulo à produção, aumento do consumo e à exportação de etanol podem ajudar na criação de mais empregos no campo e na redução da necessidade que o Brasil tem do petróleo.

Diante do quadro, somado às vantagens competitivas ambientais, como a redução das emissões dos gases poluentes, o uso do etanol em motores diesel oferece uma série de benefícios e pontos favoráveis ao modelo para o Brasil. São eles: diversificação da matriz energética no setor de transportes, uso de um combustível nacional, infra-estrutura de distribuição compatível com a existente no Brasil e interesse de vários setores do governo em apoiar o produto.


BEST precisa vencer desafios no Brasil

O modelo de transporte público movido a etanol precisa, no entanto, receber incentivos do Poder Público, uma vez que é uma alternativa sustentável. Estudos indicam que o ônibus consome aproximadamente 60% a mais de etanol do que de diesel para percorrer a mesma distância. Mesmo o etanol sendo 50% mais barato que o diesel, as despesas precisam de análise, pois há a necessidade de acrescentar o custo do aditivo. Por enquanto, a sueca Sekab é a única empresa a produzir aditivo para motor a base de etanol.

Além disso, o etanol precisa ser aditivado para ser utilizado em motores diesel, pois o combustível não tem propriedade de auto-ignição por compressão, que é a tecnologia do motor diesel. Isto é necessário para que a combustão ocorra mais rapidamente e com maior eficiência energética. O aditivo que proporciona a auto-ignição do etanol também foi aperfeiçoado e hoje chega à terceira geração. Ainda como desafio ao uso do etanol no transporte público, resta a produção do veículo e aditivo no Brasil.



Ficha técnica do motor DC9 E02

EURO 5 e EEV
Taxa de compressão de 28:1
Injeção eletrônica
Injetores com maior capacidade volumétrica
Atraso de injeção otimizado
Gaxetas e filtros alterados
Válvulas, assentos e molas diferentes
Maior capacidade de combustível (400l)
270 hp (199 kW) @ 1900 rpm
1200 Nm @ 1100-1400 rpm
5 cilindros
UI (“Unit injectors”)
Eletrônico
EGR – Recirculação dos Gases de Exaustão
Intercooler ar-ar


Os números do etanol

7 mil litros por hectare é a produtividade do etanol brasileiro oriundo da cana-de-açúcar, para 3 mil por hectare em relação ao etanol americano, extraído do milho.
335 unidades produtoras de etanol na safra de 2006/07 no Brasil
5.460 mil hectares é a área de colheita de cana-de-açúcar no País
425,6 milhões toneladas é a produção da cana-de-açúcar na última safra
17, 8 bilhões de litros é a produção do etanol na safra de 2006/07
3.8 bilhões de litros de etanol exportados

Previsões para 2012 e 2013

409 unidades produtoras

8.327 mil hectares área de colheita

684,7 milhões de toneladas de produção de cana-de-açúcar

35,7 bilhões de litros de produção na safra

7 bilhões de litros para exportação



Fonte: Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar)


Sobre os parceiros

BAFF - em 1983, foi criada a Fundação Sueca para o Desenvolvimento do Etanol (Swedish Ethanol Development Foundation), que, mais tarde, passou a chamar Fundação para o Bio Álcool Combustível (Bio Alcohol Fuel Foundation - BAFF) e a ter foco mais global. Seu propósito é desenvolver técnicas de produção e uso do etanol na área de transporte. A BAFF traz em sua tradição o conhecimento dos processos industriais que envolvem celulose, a identificação do etanol como combustível mais racional para uso sustentável no setor de transportes e a abordagem sistêmica à questão do uso do combustível etanol no transporte. Entre os membros da BAFF estão Sekab, Akzo Nobel Surface Chemistry AB, SAAB Automobil AB e a prefeitura de sua cidade sede (Örnsköldsvik).

Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa) - nasceu em 1996 com a missão de implementar a geração de energia a partir da biomassa, por meio da utilização de processos mais eficientes. Localizado na USP, no IEE, o Cenbio trabalha na pesquisa e desenvolvimento de estudos tecnológicos, econômicos, políticos e sócio-ambientais referentes à conversão e uso da biomassa, em parceria com grupos nacionais e internacionais, nos setores científico, tecnológico, industrial e agro-industrial. É encarregado da disseminação de informações sobre bioenergia.

Copersucar - é um conjunto de cooperativas que produz 58,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e 2,78 bilhões de litros de álcool. O faturamento da safra 2006/2007 foi de R$ 5 bilhões. O novo processo de gestão nos últimos anos permitiu melhor condução dos negócios e contribuiu para acentuar uma apropriação de resultados superiores para o conjunto de cooperados em relação à média do mercado. As contas do Balanço de Pagamentos do País revelam geração de divisas que variam entre US$ 300 milhões e US$ 400 milhões, e com o equivalente a US$ 400 milhões poupados anualmente pelo uso do álcool combustível em substituição a derivados de petróleo de origem externa.

EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo - empresa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. É uma das maiores gestoras de transporte coletivo sobre pneus do Brasil, atuando nas três regiões metropolitanas do Estado de São Paulo: RMSP (Grande São Paulo, com 39 municípios), RMBS (Baixada Santista, com 9 municípios) e RMC (Campinas com 19 municípios). A frota total é de cerca de 12 mil veículos. A EMTU desenvolve política ambiental para aplicar no sistema de transporte.

Marcopolo - fundada em 1949, no município gaúcho de Caxias do Sul, a Marcopolo é uma companhia voltada à fabricação de carrocerias de ônibus rodoviários, urbanos e micros. Líder no Brasil, a empresa é responsável por mais da metade das carrocerias de ônibus produzidos no Brasil. Possui quatro unidades no território nacional e fábricas também na Argentina, Colômbia, México, Portugal e África do Sul, com exportações para mais de 80 países, entre os quais, França, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Portugal, Holanda, México, Argentina e Arábia Saudita.

Petrobras - Maior empresa brasileira de energia, a Petrobras atua em todas as áreas da cadeia de petróleo e gás natural: Exploração, Produção, Refino e distribuição; além de atuar nos setores de biocombustíveis e energia. Companhia ambiental e socialmente comprometida, integra desde 2006 o Dow Jones Sustainability Index e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa. O Programa Nacional da Racionalização do Uso do Petróleo e do Gás Natural (Conpet) integra as atividades da Área de Gás e Energia da Petrobras, que responde pela comercialização do gás natural nacional e importado, operação do parque de usinas termelétricas, produção de biodiesel e pelos negócios com fontes de energias renováveis.

Scania - é uma empresa líder na fabricação de caminhões pesados, ônibus, motores industriais e marítimos. A preocupação em fazer produtos com a mais alta qualidade é a mesma com o seu principal recurso interno, os colaboradores. Com mais de 28 mil funcionários, a empresa de origem sueca possui operações na Europa, América Latina, Ásia, África e Oceania. Sua atuação estende-se por mais de 100 países no mundo.

SEKAB - empresa sueca, com sede em Örnsköldsvik, norte da Suécia, fundada em 1985, é líder em combustíveis renováveis a partir de etanol na Europa. O grupo SEKAB atua nos ramos de tecnologia, desenvolvimento industrial, produção de etanol combustível em larga escala em diversas partes do mundo e produção e distribuição de químicos a partir de etanol. Está entre as maiores empresas de tecnologia limpa da Europa, desenvolve tecnologia para produção de etanol a partir de celulose e há mais de 20 anos produz o aditivo para uso de etanol em motores diesel, viabilizando o sistema de ônibus a etanol da Suécia. O grupo emprega cerca de 170 pessoas.

SPTrans/São Paulo Transporte - empresa de economia mista pertencente à Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo. A SPTrans tem como atribuições gerenciar os serviços de transporte coletivo de passageiros por ônibus, regulamentar e gerenciar os serviços de transporte de passageiros individuais e coletivos: táxi, fretamento e escolar, transporte de carga e moto-frete, e disciplinar e gerir o uso da rede viária municipal. Possui como principal atribuição manter a qualidade da prestação deste serviço, garantindo a modernidade, segurança e conforto aos passageiros e contribuindo para a qualidade de vida da cidade de São Paulo.

Unica/União da Indústria de Cana-de-Açúcar - representa as principais unidades produtoras de açúcar e etanol do Centro-Sul do Brasil, principalmente SP, que representa 60% da produção nacional. Com 100 associadas desenvolve sólido trabalho em benefício da indústria nacional de açúcar e etanol. As usinas são responsáveis por cerca de 50% da produção nacional de cana. Na última safra, o Brasil produziu 425 milhões de toneladas de cana, utilizada para a produção de 29,8 milhões de toneladas de açúcar e 17,7 bilhões de litros de álcool.

PERFIL -Prof. dr. José Roberto Moreira
Presidente do Conselho Gerenciador do Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio), o professor doutor José Roberto Moreira, de 67 anos, é o principal articulador do projeto BEST no Brasil e viaja o mundo para defender o uso do etanol. Seu nome e trabalho são referências internacionais para assuntos sobre qualidade de vida no planeta e uso de energia renováveis.

O professor doutor José Roberto Moreira é coordenador de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU. Além disso, está no grupo de estudiosos que receberam o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Engenheiro elétrico, formado pela Escola Politécnica da USP, José Roberto Moreira é especialista em física nuclear pela Universidade de Saskatchewan, do Canadá, e doutor em Física pela USP.




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Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa) - nasceu em 1996 com a missão de implementar a geração de energia a partir da biomassa, por meio da utilização de processos mais eficientes. Localizado na USP, no IEE, o Cenbio trabalha na pesquisa e desenvolvimento de estudos tecnológicos, econômicos, políticos e sócio-ambientais referentes à conversão e uso da biomassa, em parceria com grupos nacionais e internacionais, nos setores científico, tecnológico, industrial e agro-industrial. É encarregado da disseminação de informações sobre bioenergia.

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