Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
25/10/2007
26 bajas disputam competição em São Carlos neste final de semana

A I Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Sudeste terá carros construídos em faculdades de SP, Minas, Rio e Espírito Santo

Vinte e seis veículos Baja SAE de 13 cidades brasileiras estarão este mês em São Carlos, interior de São Paulo, para participar da I Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Sudeste. Os carros 'off road' foram projetados e construídos por cerca de 300 estudantes exclusivamente para a competição de engenharia, que será realizada dias 27 e 28, no 'campus' II da USP São Carlos (avenida João Dagnone, 1.100, bairro Santa Angelina). O evento constitui etapa preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS.

Das 26 equipes inscritas, 19 são de universitários São Paulo, três de Minas Gerais, duas do Rio de Janeiro e duas do Espírito Santo. As equipes paulistas representam o Centro Universitário da FEI, Escola de Engenharia de Piracicaba (FUMEP), Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), Escola Politécnica da USP (Poli), Etep Faculdades, Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Faculdade Tecnológica (Fatec), Instituto Mauá de Tecnologia, Instituto de Tecnologia Aeroespacial (ITA), Unesp ('campi' Bauru e Guaratinguetá), Unicamp, Universidade de Taubaté, Universidade Paulista (Unip) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

De Minas Gerais, estão inscritos na competição alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Itajubá. Já do Rio de Janeiro, as duas equipes inscritas são da Universidade do Estado (UERJ), enquanto que do Espírito Santo participam alunos da Universidade Federal (UFES).

As provas têm início no sábado, dia 27, com a apresentação oral dos projetos e a realização de avaliações de segurança e conforto do operador e também regulagem de motor. Dia 28, domingo, os carros passam por provas de subida de rampa, tração, desempenho de dirigibilidade. A última prova é um Enduro de Resistência, com três horas de duração. Com exceção das apresentações orais, as demais provas são abertas ao público.

Carros - Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, que devem ter quatro ou mais rodas e ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Os carros utilizam motor padrão de 10 HP. Sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que também têm a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Além da Etapa Sudeste, outras duas competições regionais são preparatórias para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS: a III Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nordeste, realizada em agosto, em Camaçari, Bahia; e a V Competição Baja SAE BRASIL DANA Etapa Sul, organizada em setembro, em Gravataí, Rio Grande do Sul.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição Baja SAE BRASIL é um importante palco de descobertas de novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Além disso, a competição vem ao encontro dos objetivos da associação. "Por meio do Baja SAE BRASIL, incentivamos a pesquisa estudantil e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros brasileiros", afirma Fistarol. "Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacar profissionalmente após concluir a graduação", diz o presidente da SAE BRASIL.

I Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Sudeste
Dia 27 - apresentações orais, provas de segurança e motor, a partir das 9h.
Dia 28 - provas de subida de rampa, dirigibilidade, a partir das 9h e enduro, a partir das 12h30.
Local - USP São Carlos - 'campus' II (avenida João Dagnone, 1100, bairro Santa Angelina).



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308