A equipe Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) Minas Gerais foi a campeã pela Classe Regular da IX Competição SAE BRASIL AeroDesign, concluída neste domingo na Pista de Táxi do Aeroporto do CTA, Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, SP. O avião, projetado e construído pela equipe, obteve 300,4 pontos na classificação geral, ao transportar 11,90 kg de carga útil. Na Classe Aberta, a equipe Car-Kará Open, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, (UFRN) sagrou-se campeã, ao carregar 22,54 kg e obter 239,2 pontos.
A competição começou no dia 4 e teve como segunda colocada pela Classe Regular a equipe EESC-USP Alpha, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). A aeronave da equipe conseguiu transportar 5,91 kg e obter 282,5 pontos.
Com este resultado as três equipes ganharam o direito de representar o Brasil durante a SAE Aerodesign East Competition, competição que reúne equipes da América do Norte e Europa, a ser realizada pela SAE International, em abril de 2008, na Florida, EUA, onde o Brasil é bicampeão na Classe Aberta e tricampeão na Classe Regular.
Compareceram à IX Competição SAE BRASIL AeroDesign 65 equipes de um total de 73 equipes inscritas, que representaram 11 estados e o Distrito Federal. Duas equipes eram da Venezuela e uma do México, país com presença inédita na competição.
MENÇÃO HONROSA - A Comissão Organizadora da competição ainda conferiu Menções Honrosas às equipes que se destacaram em 15 quesitos:
Configuração Mais Inovadora - equipe X-Goose, da Universidade Federal do Paraná.
Exército de Um Homem Só - aluno Antonio Arns, equipe Saci, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio Grande do Sul.
Inovação Propulsiva - equipe FEI Kondhor, do Centro Universitário da FEI.
Melhor Projeto - equipe 100 Limite (Classe Regular), do ITA, equipe e EESC-USP Charlie (Classe Aberta).
Melhor Apresentação - equipe Urubus (Classe Regular), da Unicamp, e a equipe EESC-USP Charlie.
Menção Honrosa Luis Carlos Hutenlocher - equipe Céu Azul (Classe Regular), da Universidade Federal de Santa Catarina.
Melhor Acuracidade - equipe EESC-USP Alpha (Regular) e equipe Car-Kará Open (Classe Aberta).
Melhor Retirada de Carga (1,6 segundo) - equipe Kamikase (Classe Regular) da Universidade Santa Cruz do Sul (RS).
Maior Eficiência Estrutural - equipe EESC-USP Alpha (Classe Regular).
Melhor Difusão de AeroDesign - equipe Céu Azul (Classe Regular).
Menor Volume de Transporte - equipe Dragão Branco (Classe Regular), da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
Maior Peso Carregado - equipes Car-Kará Open, com 11,49 kg (Classe Aberta), e equipe Cefast, com 8,9 kg (Classe Regular).
Melhor Equipe Internacional - equipe Oraccuz, da Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada (Unefa), Classe Regular.
Melhor Equipe Iniciante - equipe Tupan, da Universidade Paulista (Unip), campus Manaus (Classe Regular).
Projeto Mais Inusitado - equipe Dragão Branco, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Classe Regular.
A competição teve início com a etapa denominada Competição de Projeto, na qual as equipes tiveram seus projetos avaliados e questionados por comissões de juízes que integram o Comitê Técnico da Competição, formado por engenheiros da indústria aeronáutica e que trabalharam como voluntários durante toda a realização do evento. A partir de sexta-feira e durante todo o final de semana deu-se a etapa de Competição de Vôo, ocasião em que os aviões passaram por sete baterias de vôos em que demonstraram serem capazes de decolar e transportar cargas úteis (simuladas por barras de chumbo) sempre crescentes, até as condições limite de cada projeto.
Foram quatro dias dedicados à difusão e aprimoramento de técnicas de Projeto Aeronáutico, em ambiente de grande criatividade e de cooperação entre as equipes, com destaque para a criatividade e o empreendedorismo de seus participantes, desta forma confirmando a qualidade educacional do Projeto, sempre mais reconhecida por empresas à procura de novos talentos no campo da engenharia, em especial as empresas dos segmentos automotivo e aerospacial.
PATROCÍNIO - O Projeto AeroDesign conta com o patrocínio de grandes empresas como Petrobras, EADS, Dassault Aviation, Embraer, United Technologies, Rolls-Royce, General Electric, Caixa Econômica Federal, Líder Aviação, Parker Aerospace, SAP e C&D Zodiac. De grande importância é também o apoio recebido por parte de instituições públicas, como o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Prefeitura de São José dos Campos, a Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer (APVE) e a Associação Desportiva Classista Embraer (ADCE).
O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, organizado pela Seção São José dos Campos. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.
Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign expõe o potencial dos futuros engenheiros aeronáuticos brasileiros, que já conquistaram diversos títulos na competição internacional, realizada nos EUA. "Já mostramos de novo para o mundo a capacidade de nossos futuros engenheiros para desenvolver projetos inovadores no setor aeronáutico", afirma Vilmar Fistarol.
CATEGORIAS - Os aviões se dividem em duas categorias: Classe Regular, projetados exclusivamente por alunos de graduação, com dimensões máximas definidas por um sólido com diagonais de 2,4m x 2,8m e altura de 0,7m, e usam motor padrão de 10 cm3; e Classe Aberta, projetados sem restrições dimensionais, desenvolvidos também por alunos de pós-graduação, e com motor de até 15cm3. Na Competição de Vôo, todos os aviões devem percorrer no máximo 61m para decolar e 122m no momento do pouso. |