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 Release
09/10/2007
Equipes do Rio Grande do Norte e Minas Gerais são campeãs da Competição SAE BRASIL AeroDesign

Com 73 equipes inscritas, a Competição foi realizada de 4 a 7 de outubro, no CTA, em São José dos Campos, SP

A equipe Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) Minas Gerais foi a campeã pela Classe Regular da IX Competição SAE BRASIL AeroDesign, concluída neste domingo na Pista de Táxi do Aeroporto do CTA, Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, SP. O avião, projetado e construído pela equipe, obteve 300,4 pontos na classificação geral, ao transportar 11,90 kg de carga útil. Na Classe Aberta, a equipe Car-Kará Open, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, (UFRN) sagrou-se campeã, ao carregar 22,54 kg e obter 239,2 pontos.

A competição começou no dia 4 e teve como segunda colocada pela Classe Regular a equipe EESC-USP Alpha, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). A aeronave da equipe conseguiu transportar 5,91 kg e obter 282,5 pontos.

Com este resultado as três equipes ganharam o direito de representar o Brasil durante a SAE Aerodesign East Competition, competição que reúne equipes da América do Norte e Europa, a ser realizada pela SAE International, em abril de 2008, na Florida, EUA, onde o Brasil é bicampeão na Classe Aberta e tricampeão na Classe Regular.

Compareceram à IX Competição SAE BRASIL AeroDesign 65 equipes de um total de 73 equipes inscritas, que representaram 11 estados e o Distrito Federal. Duas equipes eram da Venezuela e uma do México, país com presença inédita na competição.


MENÇÃO HONROSA - A Comissão Organizadora da competição ainda conferiu Menções Honrosas às equipes que se destacaram em 15 quesitos:
Configuração Mais Inovadora - equipe X-Goose, da Universidade Federal do Paraná.
Exército de Um Homem Só - aluno Antonio Arns, equipe Saci, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Rio Grande do Sul.
Inovação Propulsiva - equipe FEI Kondhor, do Centro Universitário da FEI.
Melhor Projeto - equipe 100 Limite (Classe Regular), do ITA, equipe e EESC-USP Charlie (Classe Aberta).
Melhor Apresentação - equipe Urubus (Classe Regular), da Unicamp, e a equipe EESC-USP Charlie.
Menção Honrosa Luis Carlos Hutenlocher - equipe Céu Azul (Classe Regular), da Universidade Federal de Santa Catarina.
Melhor Acuracidade - equipe EESC-USP Alpha (Regular) e equipe Car-Kará Open (Classe Aberta).
Melhor Retirada de Carga (1,6 segundo) - equipe Kamikase (Classe Regular) da Universidade Santa Cruz do Sul (RS).
Maior Eficiência Estrutural - equipe EESC-USP Alpha (Classe Regular).
Melhor Difusão de AeroDesign - equipe Céu Azul (Classe Regular).
Menor Volume de Transporte - equipe Dragão Branco (Classe Regular), da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
Maior Peso Carregado - equipes Car-Kará Open, com 11,49 kg (Classe Aberta), e equipe Cefast, com 8,9 kg (Classe Regular).
Melhor Equipe Internacional - equipe Oraccuz, da Universidad Nacional Experimental Politécnica de la Fuerza Armada (Unefa), Classe Regular.
Melhor Equipe Iniciante - equipe Tupan, da Universidade Paulista (Unip), campus Manaus (Classe Regular).
Projeto Mais Inusitado - equipe Dragão Branco, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Classe Regular.

A competição teve início com a etapa denominada Competição de Projeto, na qual as equipes tiveram seus projetos avaliados e questionados por comissões de juízes que integram o Comitê Técnico da Competição, formado por engenheiros da indústria aeronáutica e que trabalharam como voluntários durante toda a realização do evento. A partir de sexta-feira e durante todo o final de semana deu-se a etapa de Competição de Vôo, ocasião em que os aviões passaram por sete baterias de vôos em que demonstraram serem capazes de decolar e transportar cargas úteis (simuladas por barras de chumbo) sempre crescentes, até as condições limite de cada projeto.

Foram quatro dias dedicados à difusão e aprimoramento de técnicas de Projeto Aeronáutico, em ambiente de grande criatividade e de cooperação entre as equipes, com destaque para a criatividade e o empreendedorismo de seus participantes, desta forma confirmando a qualidade educacional do Projeto, sempre mais reconhecida por empresas à procura de novos talentos no campo da engenharia, em especial as empresas dos segmentos automotivo e aerospacial.

PATROCÍNIO - O Projeto AeroDesign conta com o patrocínio de grandes empresas como Petrobras, EADS, Dassault Aviation, Embraer, United Technologies, Rolls-Royce, General Electric, Caixa Econômica Federal, Líder Aviação, Parker Aerospace, SAP e C&D Zodiac. De grande importância é também o apoio recebido por parte de instituições públicas, como o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Prefeitura de São José dos Campos, a Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer (APVE) e a Associação Desportiva Classista Embraer (ADCE).

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, organizado pela Seção São José dos Campos. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign expõe o potencial dos futuros engenheiros aeronáuticos brasileiros, que já conquistaram diversos títulos na competição internacional, realizada nos EUA. "Já mostramos de novo para o mundo a capacidade de nossos futuros engenheiros para desenvolver projetos inovadores no setor aeronáutico", afirma Vilmar Fistarol.

CATEGORIAS - Os aviões se dividem em duas categorias: Classe Regular, projetados exclusivamente por alunos de graduação, com dimensões máximas definidas por um sólido com diagonais de 2,4m x 2,8m e altura de 0,7m, e usam motor padrão de 10 cm3; e Classe Aberta, projetados sem restrições dimensionais, desenvolvidos também por alunos de pós-graduação, e com motor de até 15cm3. Na Competição de Vôo, todos os aviões devem percorrer no máximo 61m para decolar e 122m no momento do pouso.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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