As duas únicas equipes de estudantes de engenharia de Brasília - Draco Volans e CT-21 - apostam na experiência de duas alunas para disputar a IX Competição SAE BRASIL AeroDesign, que acontece de 4 a 7 de outubro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP. Estudantes de engenharia mecânica, da Universidade de Brasília (UnB), Alessandra Nakazato e Juliana Araújo comandam 22 rapazes.
Juntas, as duas equipes têm a missão de desenvolver e construir duas aeronaves em escala reduzida e radio controladas exclusivamente para a competição. Além de Alessandra e Juliana, a competição de engenharia tem mais sete capitãs. A competição conta com mais 71 equipes de 14 estados brasileiros e do Exterior, além do Distrito Federal.
Assim como as demais equipes, os estudantes brasilienses trabalham para finalizar a construção das aeronaves e depois testarem sua capacidade de carregar a maior carga útil possível e, com isso, alcançarem as melhores pontuações da competição.
“Tem sido muito bom ser capitã, porque a equipe respeita as decisões”, brinca Alessandra Taeko Nakazato, aluna do 4º ano e responsável pela equipe Draco Volans, que trabalha para garantir o bom desempenho do avião durante o vôo. Para isso, a asa foi projetada com as pontas viradas para trás (enflechada), o que, segundo a equipe, ajuda a diminuir o arrasto aerodinâmico. A equipe tem 13 estudantes.
Outros destaques do avião da equipe Draco Volans são sistemas de telemetria e de microcâmeras embarcados. “As duas tecnologias ajudam a apontar erros de projeto e indicar o desempenho do avião”, explica a capitã da equipe, que investiu em materiais, como madeira balsa e tubos de plástico reforçado com fibra de carbono, para garantir leveza ao projeto.
Melhor sustentação - A equipe CT-21 também se preocupou em dar melhor sustentação à aeronave, por isso a torção aerodinâmica da asa foi projetada de maneira que a curvatura do centro seja maior que a da ponta. “Essa foi uma das formas que encontramos para diminuir a força do ar sobre o movimento do avião, sem afetar a estabilidade de vôo”, explica a capitã Juliana. Com estrutura toda vazada para reduzir o seu peso, a aeronave foi projetada para pesar pouco mais de 3kg e ser capaz de carregar até 10kg de carga útil.
Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign expõe o potencial dos futuros engenheiros aeronáuticos brasileiros, que já conquistaram diversos títulos na competição internacional, realizada nos EUA. “Neste ano, mostramos de novo para o mundo a capacidade de nossos futuros engenheiros para desenvolver projetos inovadores no setor aeronáutico”, afirma Fistarol, ao se referir à equipe EESC-USP OPEN, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, que se sagrou campeã da Classe Aberta na SAE Aerodesign East Competition, em maio.
Competição – Reunidos em São José dos Campos de 4 a 7 de outubro próximo, os aviões serão submetidos a uma bateria de avaliações em duas etapas distintas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, em atendimento ao Regulamento da Competição, disponível no site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br). Ao final, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem a maior pontuação poderão representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition 2008, competição equivalente promovida nos EUA pela SAE International, sociedade que deu origem à SAE BRASIL e da qual esta é afiliada.
Na competição norte-americana as equipes brasileiras acumulam desde 2001 histórico de relevantes participações, incluindo o título de campeão na Classe Aberta e campeão na Classe Regular, em duas e três oportunidades respectivamente.
Os aviões se dividem em duas categorias: Classe Regular, projetados exclusivamente por alunos de graduação, com dimensões máximas definidas por um sólido com diagonais de 2,4m x 2,8m e altura de 0,7m, e usam motor padrão de 10 cm3; e Classe Aberta, projetados sem restrições dimensionais, desenvolvidos também por alunos de pós-graduação, e utilizam motor de até 15cm3. Na Competição de Vôo, todos os aviões devem percorrer no máximo 61m para decolar e 122m no momento do pouso.
Iniciativa da Seção Regional São José dos Campos da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais instituído pela SAE BRASIL, cujo principal objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeroespacial entre estudantes e futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.
Distrito Federal – 2 equipes / 1 universidade
Universidade de Brasília (UnB) – equipes CT 21 e Draco Volans
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