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 Release
10/09/2007
Universitárias lideram equipes de Brasília na Competição SAE BRASIL AeroDesign

24 estudantes de engenharia da UNB estão inscritos na Competição, que acontece em outubro, em S.J. dos Campos

As duas únicas equipes de estudantes de engenharia de Brasília - Draco Volans e CT-21 - apostam na experiência de duas alunas para disputar a IX Competição SAE BRASIL AeroDesign, que acontece de 4 a 7 de outubro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP. Estudantes de engenharia mecânica, da Universidade de Brasília (UnB), Alessandra Nakazato e Juliana Araújo comandam 22 rapazes.

Juntas, as duas equipes têm a missão de desenvolver e construir duas aeronaves em escala reduzida e radio controladas exclusivamente para a competição. Além de Alessandra e Juliana, a competição de engenharia tem mais sete capitãs. A competição conta com mais 71 equipes de 14 estados brasileiros e do Exterior, além do Distrito Federal.

Assim como as demais equipes, os estudantes brasilienses trabalham para finalizar a construção das aeronaves e depois testarem sua capacidade de carregar a maior carga útil possível e, com isso, alcançarem as melhores pontuações da competição.

“Tem sido muito bom ser capitã, porque a equipe respeita as decisões”, brinca Alessandra Taeko Nakazato, aluna do 4º ano e responsável pela equipe Draco Volans, que trabalha para garantir o bom desempenho do avião durante o vôo. Para isso, a asa foi projetada com as pontas viradas para trás (enflechada), o que, segundo a equipe, ajuda a diminuir o arrasto aerodinâmico. A equipe tem 13 estudantes.

Outros destaques do avião da equipe Draco Volans são sistemas de telemetria e de microcâmeras embarcados. “As duas tecnologias ajudam a apontar erros de projeto e indicar o desempenho do avião”, explica a capitã da equipe, que investiu em materiais, como madeira balsa e tubos de plástico reforçado com fibra de carbono, para garantir leveza ao projeto.

Melhor sustentação - A equipe CT-21 também se preocupou em dar melhor sustentação à aeronave, por isso a torção aerodinâmica da asa foi projetada de maneira que a curvatura do centro seja maior que a da ponta. “Essa foi uma das formas que encontramos para diminuir a força do ar sobre o movimento do avião, sem afetar a estabilidade de vôo”, explica a capitã Juliana. Com estrutura toda vazada para reduzir o seu peso, a aeronave foi projetada para pesar pouco mais de 3kg e ser capaz de carregar até 10kg de carga útil.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign expõe o potencial dos futuros engenheiros aeronáuticos brasileiros, que já conquistaram diversos títulos na competição internacional, realizada nos EUA. “Neste ano, mostramos de novo para o mundo a capacidade de nossos futuros engenheiros para desenvolver projetos inovadores no setor aeronáutico”, afirma Fistarol, ao se referir à equipe EESC-USP OPEN, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, que se sagrou campeã da Classe Aberta na SAE Aerodesign East Competition, em maio.

Competição – Reunidos em São José dos Campos de 4 a 7 de outubro próximo, os aviões serão submetidos a uma bateria de avaliações em duas etapas distintas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, em atendimento ao Regulamento da Competição, disponível no site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br). Ao final, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem a maior pontuação poderão representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition 2008, competição equivalente promovida nos EUA pela SAE International, sociedade que deu origem à SAE BRASIL e da qual esta é afiliada.

Na competição norte-americana as equipes brasileiras acumulam desde 2001 histórico de relevantes participações, incluindo o título de campeão na Classe Aberta e campeão na Classe Regular, em duas e três oportunidades respectivamente.

Os aviões se dividem em duas categorias: Classe Regular, projetados exclusivamente por alunos de graduação, com dimensões máximas definidas por um sólido com diagonais de 2,4m x 2,8m e altura de 0,7m, e usam motor padrão de 10 cm3; e Classe Aberta, projetados sem restrições dimensionais, desenvolvidos também por alunos de pós-graduação, e utilizam motor de até 15cm3. Na Competição de Vôo, todos os aviões devem percorrer no máximo 61m para decolar e 122m no momento do pouso.

Iniciativa da Seção Regional São José dos Campos da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais instituído pela SAE BRASIL, cujo principal objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeroespacial entre estudantes e futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Distrito Federal – 2 equipes / 1 universidade
Universidade de Brasília (UnB) – equipes CT 21 e Draco Volans

Local: Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP
De 4 a 7 de outubro de 2007



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – danilo@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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