Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/09/2007
Empresas mostram no Congresso SAE BRASIL 2007como tornar global a engenharia regional

O Congresso discutirá ainda A Contribuição da Matriz de Biocombustíveis na Redução do Aquecimento Global

A formação de recursos humanos para atender à crescente demanda de engenheiros de desenvolvimento é o grande desafio da indústria da mobilidade neste fim de década. Outro compromisso atual é projetar veículos cada vez mais comprometidos com o meio ambiente. Diante desse cenário, o XVI Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, a ser realizado de 28 a 30 de novembro, em São Paulo, agendou dois fóruns e uma visita técnica para debater como a engenharia brasileira pode superar estes desafios e se manter na vanguarda tecnológica.

Entre os convidados estão Luc De Ferran, da Luc De Ferran Consultoria; Hau Thai-Tang, diretor de Desenvolvimento de Produto da Ford Brasil; Fábio Ferreira, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Bosch; Jomar Napoleão, diretor de Engenharia de Produto da Visteon; e Martin Vollmer, diretor-presidente da EDAG, que irão discutir como transformar engenharias regionais em globais. Coordenado pelo Comitê de Veículos de Passeio, o fórum será realizado no dia 29, às 15h, e contará com a mediação do professor Ruy Quadros, da Unicamp.

Segundo Evandro Maciel, diretor do Comitê, a indústria automotiva vive atualmente novos paradigmas na concepção, desenvolvimento e validação de veículos. Esta tendência cria oportunidades de exportação de serviços para a engenharia brasileira. “Por isso, o grande desafio é a formação de recursos humanos, pois a demanda de engenheiros de desenvolvimento é grande e não é totalmente atendida pelo atual sistema de formação”, avalia Maciel.

O outro fórum, A Contribuição da Matriz de Biocombustíveis na Redução do Aquecimento Global, que também ocorrerá no dia 29, vai debater a relação do uso de combustíveis renováveis com o aquecimento global em função da evolução do mercado de carbono no Brasil e no mundo. “Quanto mais intenso o uso de combustíveis renováveis, menor será a quantidade de CO2 emitida na atmosfera, em função do ciclo de renovação do ar pela fotossíntese. Isso resulta em mais créditos de carbono disponíveis para o Brasil leiloar no mercado internacional”, resume Maciel.

O Comitê agendou, ainda, para o dia 27, às 13h, visita técnica à Delphi, em Jaguariúna, São Paulo, onde os participantes irão conhecer as diversas etapas do processo de desenvolvimento de um produto. As inscrições devem ser feitas com antecedência na SAE BRASIL.

Atividades – Com objetivo de buscar soluções aos desafios da criação dos meios que servirão à mobilidade humana hoje e no futuro, o Congresso SAE BRASIL 2007 tem à frente uma equipe de mais de 150 voluntários na organização de todas as atividades, centradas no tema ‘Desafios da Engenharia da Mobilidade no Contexto Mundial’. O congresso será presidido por José Henrique Senna, gerente executivo de Assuntos Institucionais do Produto da Scania Latin América.

Assim, de 28 a 30 de novembro, o Congresso SAE BRASIL 2007 terá a apresentação de 18 fóruns de debates, organizados pelos comitês de Veículos de Passeio, Caminhões e Ônibus, Aeroespacial, Atividades Acadêmicas, Manufatura, Ferroviário, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e de Eventos Especiais. Haverá, ainda, apresentação de aproximadamente 170 artigos técnicos (“papers”) e a Mostra de Engenharia, com mais de 100 estandes, distribuídos em 8 mil m² de área, onde as indústrias brasileira e internacional exibem a tecnologia da mobilidade em seu ‘estado da arte’.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca o Congresso SAE BRASIL como o principal fórum brasileiro de debates sobre novas tecnologias e tendências do setor da mobilidade. “Reunimos neste espaço os responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias em seu estado da arte, exibidas a um seleto público da mobilidade em primeira mão”, afirma Fistarol.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308