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10/09/2007
Estudantes do Rio e Espírito Santo finalizam a construção de seis aviões para competição em SP

Equipes formadas de 50 faculdades preparam-se para disputar a IX Competição SAE BRASIL AeroDesign, em outubro

Se organizar em equipe para desenvolver um projeto competitivo nem sempre é tarefa fácil para o estudante. Pelo menos não foi para 60 universitários do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que aceitaram o desafio de participar da IX Competição SAE BRASIL AeroDesign, a ser realizada de 4 a 7 de outubro, no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, SP.

Assim, os estudantes capixabas e cariocas desenvolveram e agora trabalham na construção de seis aviões em escala reduzida e radiocontrolados, conforme o Regulamento da Competição, que é realizada pela Seção Regional São José dos Campos da SAE BRASIL. A competição de engenharia tem 73 equipes inscritas, sendo 68 brasileiras (de 14 Estados e do Distrito Federal) e cinco do Exterior. Juntas, representam 50 instituições de ensino.

"Saíram alguns veteranos da nossa equipe e tivemos que nos reestruturar para desenvolver o projeto, mas aprendemos muito", comenta Daniela Brito, capitã da equipe Cegonha, formada por 12 alunos da PUC-Rio, que projetou uma aeronave para pesar 4,5 kg e capaz de carregar quase o seu dobro: 8,5 kg. O avião utiliza materiais leves e resistentes, como plástico reforçado com fibra de carbono; alumínio no trem de pouso e fuselagem; e madeira balsa na asa.

Na equipe Venturi, do Cefet/RJ, apenas dois dos 12 integrantes já participaram da competição. Por isso, a equipe optou por um projeto básico e, assim, aprender os principais conceitos da construção de uma aeronave simples, que pesa 6,3kg e é capaz de carregar até 10kg. Mas a simplicidade do projeto não eximiu a equipe de fazer muita pesquisa, que resultou na adoção de novas técnicas, como a utilizada para o corte das partes da asa, feita em madeira balsa. "Ao invés do corte manual, usamos o método a laser, que oferece mais qualidade", conta Leonardo de Souza Silva, capitão da equipe.

Ainda do Rio de Janeiro, estão inscritas na competição equipes da Universidade Federal Fluminense, Instituto Militar de Engenharia e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Capixaba - No Espírito Santo, quatro alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) retomaram os trabalhos da equipe Aerovitória, ausente há dois anos da competição. Baseada em projetos anteriores, a equipe Aerovitória desenvolveu uma nova aeronave com 2,06 m de envergadura e de 3,5kg. "Nossa tarefa não foi fácil, porque a maior parte dos cálculos tiveram de ser refeitos para atender às novas do Regulamento da Competição", adianta Vinícius Deambrozi, o capitão da equipe.


Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign expõe o potencial dos futuros engenheiros aeronáuticos brasileiros, que já conquistaram diversos títulos na competição internacional, realizada nos EUA. "Neste ano, mostramos de novo para o mundo a capacidade de nossos futuros engenheiros para desenvolver projetos inovadores no setor aeronáutico", afirma Fistarol, ao se referir à equipe EESC-USP OPEN, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, que se sagrou campeã da Classe Aberta na SAE Aerodesign East Competition, em maio.

Competição - Reunidos em São José dos Campos de 4 a 7 de outubro próximo, os aviões serão submetidos a uma bateria de avaliações em duas etapas distintas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, em atendimento ao Regulamento da Competição, disponível no site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br). Ao final, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem a maior pontuação poderão representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition 2008, competição equivalente promovida, nos EUA, pela SAE International, sociedade da qual a SAE BRASIL e equipes brasileiras acumulam, desde 2001, histórico de relevantes participações, incluindo o título de campeão na Classe Aberta e campeão na Classe Regular, em duas e três oportunidades respectivamente.

Os aviões se dividem em duas categorias: Classe Regular, projetados exclusivamente por alunos de graduação, com dimensões máximas definidas por um sólido com diagonais de 2,4m x 2,8m e altura de 0,7m, e usam motor padrão de 10 cm3; e Classe Aberta, projetados sem restrições dimensionais, desenvolvidos também por alunos de pós-graduação, e com motor de até 15cm3. Na Competição de Vôo, todos os aviões devem percorrer no máximo 61m para decolar e 122m no momento do pouso.

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais instituído pela SAE BRASIL, uma sociedade de engenheiros da mobilidade, cujo principal objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeroespacial entre estudantes e futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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