Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/09/2007
Equipe da UFSC sagra-se tricampeã da Competição Baja SAE BRASIL DANA Etapa Sul

Provas reuniram 13 carros, construídos por estudantes de engenharia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Com 630,57 pontos na classificação final, a equipe UFSC Ilhéu, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sagrou-se campeã da V Competição Baja BRASIL DANA Etapa Sul, que aconteceu neste final de semana, em Gravataí (RS). A equipe, que venceu a competição pelo terceiro ano consecultivo, também foi a melhor no enduro com 63 voltas completadas. Em segundo lugar ficou a equipe Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com 527,08 pontos e 57 voltas no enduro.

A equipe Tchê, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que fez 515,81 e completou 54 voltas, foi a terceira colocada. Dos 15 carros inscritos, 13 participaram das provas, sendo 2 do Paraná, 4 de Santa Catarina e 7 do Rio Grande do Sul.

Para participar, os estudantes de engenharia foram desafiados a projetar e construir veículos 'off road' (Baja SAE) capazes de atravessar terrenos acidentados, de acordo com o regulamento da competição.

A chuva, que caiu durante todo final de semana, não atrapalhou a realização das provas. Assim, a competição teve início no sábado (1º) com as provas de conforto e de segurança, além da apresentação oral dos projetos.

No domingo (2) pela manhã, os carros foram submetidos a provas de manobrabilidade e subida de rampa e, em seguida, a um enduro de resistência de duas horas em pista de terra, especialmente preparada e com 686 metros de extensão. "Os carros demonstraram alto nível de projeto e muita durabilidade", comenta Fernando Gonzalez, integrante do Comitê Baja SAE BRASIL.

A V Competição Baja SAE BRASIL DANA Etapa Sul constitui etapa preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente em São Paulo. Assim como esta, outras duas competições regionais de carros Baja SAE fazem parte da agenda anual de eventos estudantis da SAE BRASIL. A III Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nordeste, realizada em agosto, em Camaçari, Bahia; e a I Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Sudeste, que será organizada dias 27 e 28 de outubro, no Interior de São Paulo.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição Baja SAE BRASIL é um importante palco de descobertas de novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Além disso, a competição vem ao encontro dos objetivos da associação. "Por meio do Baja SAE BRASIL, incentivamos a pesquisa estudantil e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros brasileiros", afirma Fistarol. "Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacar profissionalmente após concluir a graduação", diz o presidente da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – danilo@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308