|
Release
28/08/2007
Presidente da Ford abre simpósio ‘Tendências e Inovação no Setor Automotivo’, em setembro
|
|
Executivo apresentará o ponto de vista da montadora sobre os novos cenários para a indústria automobilística global e também para o Brasil |
|
|
Marcos de Oliveira, presidente da Ford, fará a palestra de abertura do Simpósio SAE BRASIL Tendências na Indústria Automobilística, no dia 3 de setembro, em São Paulo, no WTC Hotel (avenida Nações Unidas, 12.559). O executivo apresentará o ponto de vista da montadora sobre os novos cenários para a indústria automobilística global e também para o Brasil, que se prepara para bater novos recordes históricos de produção e vendas este ano.
Marcos de Oliveira deve analisar em sua apresentação o tema central do simpósio - os desafios enfrentados pelo Brasil diante da concorrência internacional que se avoluma e bate às portas do País. A exemplo dos concorrentes, a Ford demonstra uma série de iniciativas para elevar sua competitividade no Mercosul, como a fábrica de Camaçari, na Bahia, que se tornou empreendimento de referência para a corporação globalmente.
Recentemente a Ford divulgou que o Brasil abriga um dos cinco principais centros de desenvolvimento da companhia e ganha importância na criação de novos veículos, com a duplicação do Departamento de Engenharia em Camaçari.
A Ford prepara o lançamento de um carro compacto para disputar o mercado de entrada no Brasil e aproveita o renascimento do Mercosul Automotivo para estimular a produção na fábrica Argentina, com investimentos de US$ 160 milhões. Trata-se da mesma fórmula adotada pelas montadoras rivais, interessadas em dar maior equilíbrio às operações no Sul do continente.
Outro palestrante, convidado especialmente, é Larry Burns, vice-presidente global de Desenvolvimento e Pesquisa e Planejamento Estratégico da General Motors Corp, que fará o encerramento do simpósio com um tema bastante atual no projeto de novos veículos: a sinergia da eletrônica, propulsão, materiais e telemática.
O simpósio abre às 8h30 e conta com outras importantes apresentações. O objetivo é avaliar o nível atual de competitividade das operações, debater soluções inovadoras e analisar a revolução que a convergência de sistemas e funções promete. A programação completa pode ser obtida no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br. Outras informações podem ser fornecidas por Jaquiline Jollo, na SAE BRASIL, pelo tel. 11 3287-2033, ramal 106.
|
|
PROGRAMAÇÃO
8h45 - palestra Os Novos Cenários na Indústria Automobilística - A visão da Ford sobre as tendências no setor, com Marcos de Oliveira, presidente da Ford.
9h25 - painel Estratégias na Cadeia de Suprimento - As mudanças e as relações na cadeia de suprimento. Operações globais, com Johnny Saldanha, vice-presidente da GM LAAM Global Purchasing and Supply Chain; Moisés Bucci, presidente da TRW; e Vilmar Fistarol, diretor de Compras da Fiat. Coordenação de José Helio Contador Filho, presidente da Visteon e diretor da SAE BRASIL.
11h - palestra As Operações em Busca da Competitividade - Competitividade e rentabilidade em operações automotivas, com Letícia Costa, presidente da Booz Allen Hamilton.
11h40 - painel Soluções Inovadoras para Veículos - Tecnologias inovadoras aplicáveis ao mercado brasileiro, com Besaliel Botelho, vice-presidente executivo da Bosch, Gábor Deák, presidente da Delphi, e Silvério Bonfiglioli, presidente da Magneti Marelli Mercosul. Coordenação de Fernando Calmon.
14h20 - painel Projetos Competitivos para o Mercado Global - Os novos desafios da engenharia no desenvolvimento de produto e na exportação de serviços. Projetos e arquiteturas globais, com Hau Thai-Tang, diretor de Desenvolvimento de Produto da Ford Brasil; Kai Hohmann, gerente executivo de Desenvolvimento de Veículos da Volkswagen; e Leonardo Cavaliere Gaudêncio, diretor de Planejamento Estratégico e Inovações da Diretoria de Produto, Fiat Automóveis. Coordenação de Renato Mastrobuono, diretor de engenharia da Iveco e diretor da SAE BRASIL.
15h40 - palestra As Estratégias da Renault com o Logan - As soluções tecnológicas e as armas de marketing do Logan brasileiro, com Christian Pouillaude, vice-presidente comercial da Renault.
16h40 – palestra em inglês com tradução simultânea Convergência, uma Revolução na Indústria Automobilística - A sinergia da eletrônica, propulsão, materiais e telemática, com Larry Burns, vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento e Planejamento.
|
|
|
|
Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000
|
|
|
|
|
|
|
|
Perfil da empresa |
|
|
A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países. |
|
|
|
|
|
|