Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
28/08/2007
Quinze bajas disputam competição em Gravataí (RS) dias 1º e 2 de setembro

V Competição SAE BRASIL - DANA - Etapa Sul é etapa preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS 2008

Estudantes de engenharia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul disputarão nos dias 1º e 2 de setembro a V Competição Baja BRASIL - DANA - Etapa Sul, que será realizada no Complexo Industrial da Dana, em Gravataí, Rio Grande do Sul. Antes denominada 'Desafio Dana Baja Sul', a competição constitui etapa preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente em São Paulo.

Para participar da competição, os estudantes devem projetar e construir veículos 'off road' (Baja SAE), capazes de atravessar terrenos acidentados e de acordo com o regulamento da competição.

Assim, no sábado, primeiro dia de provas, as equipes farão apresentações orais sobre os projetos e depois os carros serão submetidos a avaliações de segurança, motor e conformidade. No domingo, dia 2, será a vez dos veículos realizarem provas de subida de rampa, dirigibilidade e o esperado Enduro de Resistência, com duas horas de duração. De todas as provas, apenas o enduro é aberto para o público, que conta com área reservada.

Universidades - Do Paraná, participarão equipes do Centro Universitário Positivo e da Universidade Federal do Paraná. Santa Catarina será representada por alunos da Universidade da Região de Joinville, Universidade Federal de Santa Catarina, respectivamente campeã e vice da competição de 2006, bem como da Universidade do Sul de Santa Catarina e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O Rio Grande do Sul tem o maior número de equipes inscritas (10), que são da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade de Caxias do Sul, Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Universidade de Passo Fundo, Faculdade Horizontina e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carros - Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, que devem ter quatro ou mais rodas e ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Utilizam um motor padrão de 10 HP. Sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que também têm a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Além da Etapa Sul, outras duas competições regionais já fazem parte da agenda anual de eventos estudantis da SAE BRASIL. A III Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nordeste, realizada em agosto, em Camaçari, Bahia; e a I Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Sudeste, que será organizada dias 27 e 28 de outubro, no Interior de São Paulo.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição Baja SAE BRASIL é um importante palco de descobertas de novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Além disso, a competição vem ao encontro dos objetivos da associação. "Por meio do Baja SAE BRASIL, incentivamos a pesquisa estudantil e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros brasileiros", afirma Fistarol. "Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacar profissionalmente após concluir a graduação", diz o presidente da SAE BRASIL.

V Competição Baja SAE BRASIL - DANA - Etapa Sul
Dia 1º - apresentações orais, provas de segurança, motor e conformidade, a partir das 9h.
Dia 2 - provas de subida de rampa, dirigibilidade, a partir das 9h e enduro, a partir das 12h30.
Local - Complexo Industrial da Dana, em Gravataí, Rio Grande do Sul.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308