Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/08/2007
Equipe de Brasília vence a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste

Competição de engenharia reuniu 6 carros, projetados e construídos por estudantes

A equipe Piratas do Cerrado, formada por estudantes de engenharia da Universidade de Brasília, sagrou-se campeã da III Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste, ao somar 635,21 pontos na classificação geral. A competição foi realizada neste final de semana, no Estádio Municipal Armando de Oliveira, em Camaçari, BA, e reuniu seis carros Baja SAE, projetados e construídos faculdades de Pernambuco e Paraíba. Em segundo lugar ficou a equipe Carpoeira, da Universidade Federal da Bahia, com 596,61 pontos.

A III Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste foi uma iniciativa da Seção Bahia da SAE BRASIL e constitui prova preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, evento nacional que será realizado no primeiro semestre de 2008, em São Paulo.

A disputa entre as equipes de Brasília e da Bahia foi acirrada. Ao final das provas no sábado, a diferença entre a pontuação de ambas equipes era de apenas 22,6 pontos. “No domingo, a resistência e a robustez do nosso carro fizeram a diferença”, conta Marcos Vinícius Menezes Nascimento, capitão da equipe brasiliense, ao acrescentar que o espírito de equipe e o preparo do piloto também contribuíram muito.

A competição teve início dia 3, com a visita das equipes às instalações do Complexo Industrial Ford Nordeste e prosseguiu com apresentações orais dos projetos para juízes da indústria da mobilidade. No sábado, dia 4, os projetos foram submetidos a avaliações de segurança e conforto do operador e, depois, a provas dinâmicas de aceleração, manobrabilidade e subida de rampa.

No domingo (5), os carros foram testados ainda durante duas horas no enduro de resistência, em pista de terra com muitos obstáculos. Esta prova começou com a presença das seis equipes inscritas, porém os três carros da Universidade Federal de Pernambuco e da Escola Politécnica de Pernambuco e o da Bahia tiveram problemas e não terminam o enduro, que foi completado apenas com as equipes UFPBaja, da Universidade Federal da Paraíba, e da UnB. Esta última realizou 160 voltas contra 155 da UFPBaja, que conseguiu ficar em terceiro lugar na classificação geral.

Desafio - Para participar na competição, os cerca de 75 estudantes, maioria de cursos de Engenharia Mecânica, projetaram e construíram carros Baja SAE (protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora-de-estrada) seguindo rígidas especificações da SAE nos aspectos segurança, dirigibilidade, aceleração, frenagem, subida em rampa, além de um motor padrão. Assim, os carros devem ser capazes de transportar uma pessoa com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e utilizando motor padrão de 10 HP.

A SAE BRASIL agendou mais duas competições regionais para este segundo semestre: a 1ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste, com data e local ainda não definidos, e a 5ª Competição SAE BRASIL - DANA – Etapa Sul, dias 1º e 2 de setembro, em Gravataí (RS).

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição Baja SAE BRASIL é um importante palco de descobertas de novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Além disso, a competição vem ao encontro dos objetivos da associação. “Por meio do Baja SAE BRASIL, incentivamos a pesquisa estudantil e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros brasileiros”, afirma Fistarol. “Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacar profissionalmente após concluir a graduação”, diz o presidente da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – danilo@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308