Camaçari (BA) vai sediar nos dias 3, 4 e 5 de agosto a 3ª Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nordeste, prova preparatória para a Competição BAJA SAE BRASIL–PETROBRAS 2008 , realizada anualmente em São Paulo. Seis equipes estão inscritas na regional e são formadas por estudantes de cinco universidades da Bahia, Pernambuco, Paraíba e Distrito Federal. A competição de engenharia acontece no Estádio Municipal Armando de Oliveira, onde os estudantes irão submeter os seus veículos SAE Baja a testes estáticos e dinâmicos e, ainda, realizar apresentações orais sobre o desenvolvimento dos carros.
A 3ª Competição Baja SAE BRASIL - Etapa Nordeste, até então denominada Baja Bahia, tem formato diferente em relação à competição nacional. ”As provas de Relatório e Custo e as avaliações estáticas são substituídas por uma apresentação do projeto que aborda aspectos técnicos, marketing e viabilidade de negócio, e a duração do enduro de resistência é de duas horas”, conta Rafael Fassina Marques, diretor do Comitê Baja SAE BRASIL, que acompanha a competição coordenada pela Seção Regional Bahia da SAE BRASIL.
Participarão da competição em Camaçari as equipes Car-Poeira, da Universidade Federal da Bahia; Corisco, da Escola Politécnica de Pernambuco; Mangue-Baja 1 e Mangue-Baja 2, da Universidade Federal de Pernambuco; Piratas do Cerrado, da Universidade de Brasília; e UFPBaja, da Universidade Federal da Paraíba. A equipe Mangue-Baja foi a campeã da competição de 2006.
No dia 3, sexta-feira, serão realizadas as apresentações de projeto no Complexo Industrial Ford Nordeste, que serão restritas aos competidores e à organização. Já no sábado e domingo as provas serão abertas ao público.
Desafio - Para disputar a competição, os cerca de 75 estudantes (maioria de cursos de Engenharia Mecânica) aceitaram o desafio de projetar e construir um veículo off road seguindo rígidas especificações da SAE nos aspectos segurança, dirigibilidade, aceleração, frenagem, subida em rampa, além de um motor padrão. Angariar recursos, integrar diversas áreas do conhecimento e desenvolver uma visão sistêmica da Engenharia são alguns dos requisitos para a conclusão do projeto.
Os veículos SAE Baja são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, que devem ter quatro ou mais rodas e serem capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Sistemas como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que utilizam ainda um motor padrão de 10 HP.
Além desta competição, a SAE BRASIL agendou mais duas regionais para este segundo semestre: a 1ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste, com data e local ainda não definidos, e a 5ª Competição SAE BRASIL - DANA – Etapa Sul, dias 1º e 2 de setembro, em Gravataí (RS). “Queremos estimular as etapas regionais e, com isso, o crescimento da modalidade no meio acadêmico”, destaca Rafael Marques.
Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, afirma que a Competição Baja SAE BRASIL é um importante palco de descobertas de novos talentos da engenharia automotiva brasileira. Além disso, a competição vem ao encontro dos objetivos da associação. “Por meio do Baja SAE BRASIL, incentivamos a pesquisa estudantil e, com isso, aprimoramos o aprendizado dos futuros engenheiros brasileiros”, afirma Fistarol. “Todos os que participam da competição adquirem grandes chances de se destacar profissionalmente após concluir a graduação”, diz o presidente da SAE BRASIL.
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