Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
30/05/2007
Simpósio SAE BRASIL de Manufatura Automotiva debate desafios em operações globalizadas

O encontro será realizado no dia 18 de junho, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, e incluirá visita às instalações da DaimlerChrysler no dia 19

Com o tema As Operações Globais Desafiam a Manufatura, a SAE BRASIL realizará em São Paulo, no dia 18 de junho, no Centro de Convenções Milenium, seu tradicional simpósio anual dedicado à manufatura. O programa do encontro traz uma análise das mudanças no parque industrial das montadoras, com a introdução de novos modelos nas linhas de montagem, e as principais inovações em gestão e tecnologia.

"A decisão sobre novos investimentos em projetos automotivos é uma equação global cada vez mais complexa", afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL e diretor de compras da Fiat Automóveis. "Para o Brasil manter-se competitivo nesse campo e conquistar novos programas terá que dar atenção crescente à manufatura enxuta. Não podemos esquecer também da qualidade assegurada, formação profissional e novas tecnologias", assegura.

Fistarol adverte que a nova realidade cambial constitui um desafio adicional para as empresas do setor de manufatura diante do avanço dos fabricantes da Ásia e Leste Europeu, que disputam com o Brasil investimentos e o desenvolvimento de novas plataformas.

A abertura do simpósio, com Roberto Tinoco, diretor que comanda as operações da General Motors em Gravataí, RS, trará uma visão sobre os novos desafios globais na manufatura e as estratégias da General Motors. Na área de veículos comerciais os novos cenários serão apresentados pelo vice-presidente da DaimlerChrysler, Ronald Linsmayer.

A Bosch foi convidada para demonstrar como os sistemistas podem estimular a sinergia com os demais fornecedores da cadeia de produção. Amadeu Dalceno Jr., gerente de qualidade e sistemas de produção da empresa, preparou um painel com a presença da Sulbras e da Grampos Aço para apresentar os resultados de uma parceria voltada para agregação de valor e eliminação de desperdícios.

Francisco Satkunas, consultor e diretor da SAE BRASIL, coordenará um painel para avaliar os resultados da presença dos sistemistas no "sites" de produção das montadoras. A Visteon será representada por Edison Pontalti, diretor de operações, e a Ford por Vagner Galeote, diretor de compras.

Alta performance em manufatura será o tema de palestra do Lean Institute Brasil. Em seguida, haverá uma apresentação do diretor industrial Almir Borges para mostrar a contribuição da Embraer na área de operações.

O programa se completa com um painel coordenado por Carlos Alberto Salin para analisar o avanço da manufatura nas montadoras. Os convidados são Fábio D'Amico, diretor industrial da Fiat Automóveis, Juan Manuel Sanchez Cervantes, diretor de manufatura da GM São Caetano, Orlando Moral, diretor industrial da Volkswagen Taubaté e Tarcísio Telles, diretor geral do Centro de Produção de Porto Real da PSA Peugeot Citroën.

Como extensão do simpósio, a SAE BRASIL organizará visita, com vagas limitadas, às instalações da DaimlerChrysler, em São Bernardo do Campo, SP, no dia 19 de junho, para participantes do evento previamente inscritos. Informações pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 106, ou no website www.saebrasil.org.br, que traz o programa completo do simpósio. Confira a programação:

Dia 18 - Milenium Centro de Convenções
8h30 - Abertura
8h40 - Apresentação - Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL
8h45 - O desafio das operações globais e as competências da engenharia local. Os Novos Desafios Globais na Área de Manufatura, com Roberto Tinoco, diretor de Operações do Complexo Industrial Automotivo de Gravataí, da General Motors.
9h30 - As lições na área de veículos comerciais. Estratégias nas Operações de Veículos Comerciais, com Ronald Linsmayer, vice-presidente da DaimlerChrysler.
10h35 - A integração dos tiers 2 e 3 na cadeia de manufatura automotiva. Case com montadora. A Sinergia na Cadeia de Manufatura, com Amadeu Dalceno Jr., gerente de Qualidade Produção da Robert Bosch, e convidados da Sulbras e Grampos Aço.
11h45 - Sistemista no site da montadora: um balanço dos resultados. Afinando as Relações com os Sistemistas, com Edison Tadeu Pontalti, diretor de Operações para a América do Sul da Visteon, e Vagner Galeote, diretor de Compras da Ford. Coordenação de Francisco Satkunas, diretor da SAE BRASIL.
14h20 - Lean manufacturing e tendências. Alta Performance na Manufatura Automotiva, com representante do Lean Institute Brasil.
15h15 - A Contribuição da Embraer na área de operações e manufatura. A Contribuição da Embraer na Área de Operações, com Almir Borges, diretor industrial da Embraer.
16h25 - As adequações no parque industrial, nos processos e nas linhas de manufatura. Os novos modelos de produção. O Avanço da Manufatura nas Montadoras, com Fábio D'Amico, diretor industrial da Fiat Automóveis, Juan Manuel Sanchez Cervantes, diretor de Manufatura da GM, Orlando Moral, diretor industrial da Volkswagen Taubaté, e Tarcísio Telles, diretor geral do Centro de Produção Porto Real da PSA. Coordenação do consultor Carlos Alberto Salin.




Simpósio SAE BRASIL de Manufatura Automotiva
Dia 18 de junho, a partir das 8h30
Centro de Convenções Milenium - rua Dr. Bacelar, 1043, Vila Mariana, São Paulo.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi - alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - Danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308