Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/05/2007
SAE BRASIL apresenta o Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva

A partir desta sexta-feira, 18, empresas ligadas à indústria automotiva poderão aderir ao Programa, que tem como objetivo o aprimoramento tecnológico do setor

São Paulo, 18 de maio de 2007 – A partir desta sexta-feira (18) estão abertas as adesões de empresas para a primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva SAE BRASIL-UNICAMP-ITA (strico sensu), que tem como principal objetivo o aprimoramento tecnológico do setor, por meio da especialização profissional dos engenheiros brasileiros que atuam na indústria automotiva.

Criado para atender às necessidades da indústria, o Programa de Mestrado da SAE BRASIL-UNICAMP-ITA possui concepção inovadora, ao adotar o formato ‘multicampi’ em que as aulas são ministradas em diferentes instituições de ensino, de acordo com a área de concentração escolhida. Serão disponíveis quatro áreas das sete previstas no Mestrado: Materiais, Motores, Dinâmica e Eletrônica, sendo que as demais (Estrutura, Projetos e Manufatura) deverão ser iniciadas durante 2008.

Para José Luiz Albertin, diretor de Pós-Graduação da SAE BRASIL, o Mestrado Profissional será um catalisador entre a necessidade da indústria e a excelência das universidades, visando a inovação tecnológica. “Um dos pré-requisitos do curso é a necessidade do aluno estar atuando no setor automotivo e contar com o apoio da empresa onde trabalha, uma vez que a proposta é o desenvolvimento de um projeto de interesse corporativo”, explica Albertin.

Além disso, para participar do Mestrado, os candidatos devem ter diploma de curso de Engenharia ou curso superior ligado a Ciências Tecnológicas, como Física, Tecnologia, Química entre outros. A seleção será efetuada por uma comissão pedagógica que analisará a pertinência do tema descrito na proposta inicial e o currículo do candidato.

Maturação – Uma das propostas do Programa de Mestrado da SAE BRASIL-UNICAMP-ITA é reduzir consideravelmente o período de maturação profissional que, no atual modelo de formação do engenheiro, demanda oito anos, entre a graduação e o exercício da atividade plena como especialista em áreas tecnológicas de veículos. “O profissional que cursar nosso Mestrado poderá alcançar a maturação em quatro anos”, afirma Albertin.

As aulas serão ministradas por docentes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), semanalmente, às sextas-feiras e sábados. O curso, que oferece até 25 vagas, por área de concentração, terá duração de, no mínimo, quatro semestres e, no máximo, cinco semestres, com carga horária total de aulas de 360 horas. Informações e adesões podem ser obtidas no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br - ou pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 9.

“Temos um grande desafio pela frente que é balancear a equação, formação acadêmica versus a necessidade da indústria. Com o Programa de Mestrado Profissional da SAE BRASIL-UNICAMP-ITA, damos um importante passo para enfrentar esse desafio”, afirma Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL. Segundo Vilmar Fistarol, com o Programa de Mestrado da SAE BRASIL, a engenharia brasileira dará um salto de qualidade, rumo à especialização necessária para manter o País na vanguarda da tecnologia da mobilidade.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – Danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308