Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
16/05/2007
Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada debate protocolos de comunicação e gerenciamento de sistema multicombustível

O evento, que tem início quinta-feira (17) em Resende (RJ), contará com palestra do presidente da Siemens VDO, fórum sobre protocolos de comunicação, apresentação de ‘papers’ e eventos estudantis

Engenheiros e profissionais especializados em eletrônica embarcada em veículos automotivos têm encontro marcado nesta quinta e sexta-feiras (17 e 18), em Resende (RJ). Nestes dois dias acontece o 1º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada & Mostra de Engenharia, que mostrará e debaterá as principais tendências tecnológicas para o setor, em palestras temáticas, fóruns, eventos estudantis e mostra de engenharia, com a participação das principais indústrias do setor da mobilidade.

Entre as atividades, destaque para a palestra ministrada por Sten Sorensen, presidente da Siemens VDO, dia 17, às 9h30, e a mesa-redonda Protocolos de Comunicação atuais e tendências futuras, também na quinta, às 16h30, com a participação de Milgo Petry, gerente Comercial da Actia do Brasil, Luis Escobar, executivo da Huber+Suhner, Sergio Luiz Alves, engenheiro de Sistema Sênior da Delphi, e Flávio Sakai, gerente de Engenharia da Siemens VDO, tendo como moderador José Alves Teixeira, diretor da Cantec.

Já na sexta-feira, às 10h30, haverá a mesa-redonda Gerenciamento Eletrônico de Sistema Multicombustível e Tendências Futuras, com Ricardo Augusto Martins, gerente de Novos Mercados da Delphi, Martha Mello Canelada, engenheira de Desenvolvimento Pleno da Bosch, e Antonio Nunes Jr, diretor presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), e o moderador será Mauro Simões, gerente executivo de Engenharia da VW Caminhões e Ônibus.

A mostra de engenharia terá seis expositores: Actia, Huber+Suhner, Bosch, Delphi, National Instruments e Tyco. A programação conta, ainda, com apresentação de nove artigos técnicos, elaborados por engenheiros brasileiros que atuam em indústrias e centros acadêmicos.

Estudantes – Os estudantes de engenharia elétrica e eletrônica têm programação especial, com minicursos e palestras. É uma iniciativa pioneira em eventos desta natureza, pois visam oferecer contato maior com as novas tecnologias aos futuros engenheiros.

Na quinta-feira, o encontro é com Wilson Nogueira da Silva, engenheiro de Marketing de Produto da Tyco, com a palestra Eletroeletrônica Embarcada - Tecnologias e Tendências, às 11h. Em seguida, às 14h30, os profissionais da Bosch, Hélio Ribeiro, engenheiro de desenvolvimento, Carlos Wagner, assessor profissional, e Mateus Pavan, engenheiro de Desenvolvimento, ministram as palestras O que faz o Motor de Partida, Redução de Consumo e Emissões com Start-Stop, e Tecnologia de Alternadores e Recuperação de Energia, respectivamente. Às 16h30, Lucas Scotini Massa, engenheiro de produto da PSA, fala sobre Conceituação de Diagnóstico e suas Tendências.

Sexta-feira haverá duas palestras: às 8h30, com Wilson Rimonato, gerente de contas, e Rafael Pelizzari, engenheiro do produto, ambos da Knorr Bremse, sobre Frenagem e tração sob controle eletrônico; e às 10h30, Lucas Scotini Massa, da PSA, com a palestra Multiplexação em arquiteturas veiculares.

“Esperamos reunir 400 pessoas nos dois dias de evento”, adianta Jacles Martins Coelho Jr., diretor do Colloquium. A realização do encontro visa estabelecer um evento que seja referência nacional no setor eletroeletrônico veicular, a exemplo de outros nos setores petroquímico, freios etc. “Em poucos anos, Resende se transformou em um dos pólos da indústria automotiva no País, e já existem iniciativas concretas, que estabeleceram cursos específicos em parceria entre indústrias e universidades”, afirma.

Segundo o diretor do Coloquium, a eletroeletrônica embarcada ganha cada vez mais importância no setor automotivo, tendo em vista a evolução tecnológica, principalmente nas áreas de entretenimento e gerenciamento eletrônico de motores. “A legislação de emissões de poluentes caminha para nova fase em que o motor eletrônico será fundamental nos veículos comerciais leves, pesados e extrapesados, e um evento como o Coloquium permitirá vislumbrar que a tecnologia brasileira está em linha com o que há em países mais desenvolvidos“, explica. As apresentações começam às 8h.

1º Colloquium SAE BRASIL de Eletroeletrônica Embarcada e Mostra de Engenharia
Centro de Treinamento - Volkswagen Caminhões e Ônibus
Rua Volkswagen, 100, na altura do km 296 da rodovia Pres. Dutra, em Resende, RJ



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – Danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308