Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/04/2007
IQA expõe na Automec certificação de oficinas para seguradoras

Projeto propõe as seguradoras a indicarem sua rede credenciada para auditoria e assim atender aos padrões da Qualidade exigidos pelo mercado

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) é um dos expositores da 8ª Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços, a Automec 2007, que acontece de 10 a 14 de abril no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Na feira (estande R15), o IQA apresenta seu mais novo projeto, o da certificação de centros de reparação referenciados pelas seguradoras de veículos. Hoje 157 centros de reparação no País (58 linha leve e 96 pesados) possuem certificação do IQA, organismo de certificação especializado no setor automotivo e acreditado pelo INMETRO. O projeto, que já deu o pontapé inicial, convida as seguradoras a indicarem sua rede referenciada para auditoria e, assim, atender aos padrões da Qualidade exigidos pelo consumidor.

O projeto começou com um grupo piloto da seguradora Sulamérica, formado por 20 centros de reparação (oficinas), da Grande São Paulo, na modalidade funilaria e pintura, de um total de mais de 700 empresas reparadoras da rede no País. Além da Sulamérica, outras nove grandes seguradoras estão na lista do IQA para propor a certificação da rede.

Segundo o IQA, cerca de 80% da frota brasileira, formada hoje por 22 milhões de veículos, são reparados pela rede independente, ou seja, não estão ligadas a montadoras. Sem parâmetro legal ou conhecimento técnico na hora de escolher uma oficina de reparação de veículos, muitos proprietários não se sentem confortáveis de que o estabelecimento não apresente as credenciais necessárias para consertar o veículo com Qualidade. Com isso, aumenta o risco de não atender as expectativas geradas na cabeça do consumidor quando de uma pane ou sinistro.

Com o avanço das tecnologias o quadro ficou mais complexo. “As oficinas precisam se preparar para acompanhar as evoluções tecnológicas e também mudar a forma do atendimento ao consumidor, que hoje está mais exigente e possui muita informação”, conta José Nogueira dos Santos, diretor do IQA, instituto que tem em seu conselho diretor o Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo). “Com a certificação do IQA, o centro de reparação passa a apresentar um diferencial fundamental no setor terciário e importante em relação ao mercado, pois é a credencial de um órgão acreditado pelo próprio governo”, afirma o diretor do IQA.

Centros de Reparação – o processo de certificação de um centro de reparação leva de 2 a 3 meses e começa com a visita de técnicos do IQA para verificação se o estabelecimento está em conformidade com os requisitos da Norma Regulamentadora Brasileira (NBR-14284), da ABNT. Isso é feito por meio de um questionário de avaliação com 6 tópicos, que abrangem a parte organizacional, instalações, equipamentos, materiais e produtos, processos de trabalho e pessoal. Identificados os pontos a serem melhorados, a oficina é recomendada a implantar uma gestão da Qualidade, etapa que quase sempre exige ajuda de uma consultoria que prepara a oficina de forma a se preocupar desde onde o cliente vai estacionar o carro, oferecer bom atendimento na recepção, ser transparente para ganhar confiabilidade e fidelidade do cliente, treinar a mão-de-obra, cumprir prazos até tomar medidas para não entregar o carro sujo de graxa.

As principais vantagens da implantação de um sistema de gestão da Qualidade (exigência da certificação) são o aumento da confiança do consumidor, melhoria na organização interna, melhoria contínua, melhoria do controle de processo, capacitação e comprometimento de funcionários, aumento da Qualidade, melhoria da competitividade e redução de custos (através da diminuição de desperdícios).

Também na Automec – o IQA também expõe na Automec nova modalidade de certificação, a Qualificação IQA, para empresas que buscam crescer e se diferenciar no mercado, porém ainda precisam de apoio para atingir melhores resultados. A Qualificação IQA é uma nova possibilidade de a empresa aprimorar processos e iniciar contato com as práticas da Qualidade, sendo também o primeiro passo para uma certificação IQA com reconhecimento INMETRO. A nova modalidade funciona como uma certificação simplificada, com exigências e custos reduzidos para as empresas que investem em melhoria.




Mais informações à imprensa:
Serviço
Automec 2007 - Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços
Data: 10 a 14 de abril de 2007
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – av.Olavo Fontoura, 1209, estande R15
Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 19h; e sábado, das 9h às 17h


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308