Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/03/2007
70 carros construídos por estudantes disputam competição em Piracicaba semana que vem

A 13ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS conta com 70 equipes inscritas, de 13 estados e o Distrito Federal.

Mais de 700 estudantes de importantes faculdades de 13 Estados brasileiros, além do Distrito Federal, estão a caminho de Piracicaba, São Paulo, para participar da tradicional Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que acontece de 15 a 18 de março, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). Durante quatro dias, os carros, construídos pelos estudantes dentro das faculdades, são submetidos a avaliações de itens como conforto do operador, qualidade de montagem e originalidade. Os protótipos também passam por provas de aceleração, velocidade máxima, subida de rampa e um enduro de quatro horas. Ao final das provas, as três equipes que alcançarem a melhor pontuação ganham o direito de representar o Brasil em junho na SAE Baja RIT, em Rochester, Nova York, EUA, e realizada pela SAE International.

Este ano, estão inscritas na Competição 70 equipes, de 53 faculdades brasileiras. Pela quantidade de equipes inscritas, São Paulo conta com 24 equipes, seguido do Rio Grande do Sul e Minas Gerais com 8 equipes cada. Rio de Janeiro possui 7 equipes, Santa Catarina tem 5 e Pernambuco, 4. Já o Espírito Santo inscreveu 3 equipes e os estados da Bahia, Ceará e Paraíba, além de Brasília, têm 2 equipes cada. O Paraná e o Rio Grande do Norte têm uma equipe cada. O Estado do Pará voltou a se inscrever na Competição, agora com a equipe Bajaçaí, da Universidade Federal do Pará.

Iniciativa da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), a Competição desafia os estudantes de Engenharia a projetarem e construírem um veículo SAE Baja, capaz de atravessar terrenos acidentados. A Competição tem início com o envio de relatórios técnicos de cada projeto e segue, ainda em janeiro, com o desenvolvimento e construção do veículo quase sempre dentro das faculdades.

Em 2006, a equipe EESC-USP sagrou-se pentacampeã nacional da modalidade, entre 68 equipes inscritas. A segunda colocada foi a equipe Mauá 2, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul (SP), seguida pela equipe DEMEC-08, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nos EUA, as equipes EESC-USP e Mauá 2 garantiram, respectivamente, o 5º e o 24º lugares, entre 115 equipes do Canadá, EUA, África do Sul, México, Venezuela e Coréia do Sul, além do Brasil. Nos EUA, o Brasil é bicampeão na categoria.

BAJA - Os Baja SAE são veículos fora-de-estrada, de estrutura tubular em aço, monoposto, projetados e construídos por estudantes de engenharia. Todos os veículos utilizam motor padrão de 10 HP e devem ter quatro ou mais rodas e conseguirem transportar pessoas com até 1,90m de altura e de até 113 quilos. Além disto, a fabricação deve ser feita com ferramentas padrão da indústria, com pouca ou nenhuma mão-de-obra especializada.


13ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
Data: 15 a 18 de março de 2007
Local: ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, São Paulo. Click aqui no mapa

CRONOGRAMA
Dia 15 – Provas estáticas – a partir das 13h
Dia 16 – Continuidade de provas estáticas – a partir das 9h
Dia 17 – Provas estáticas e dinâmicas – a partir das 9h
Dia 18 – Enduro, a partir das 10h.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – danilo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000 – 9658-5828 – 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308