Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
08/03/2007
ITA instala laboratório avançado para testes e simulação de estruturas e vibroacústica

Instituto Tecnológico de Aeronáutica avança na capacitação tecnológica voltada à pesquisa e formação de especialistas em projetos aeronáuticos

A análise experimental, em que cientistas testam isoladamente cada variável do projeto em estudo, ganha cada dia mais espaço nas engenharias e centros de pesquisa. É o caso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, que acaba de investir no Laboratório de Estruturas Dinâmicas (LabDin) para fazer ensaios experimentais de vibração e ruído em estruturas de aeronaves, com a aquisição de tecnologias da LMS e da ABAQUS, referências mundiais nas áreas de testes e simulações vibroacústicas e estruturais.

O pacote tecnológico é composto por dois sistemas portáteis de aquisição de dados SCADAS, com apoio do software Test.Lab para análise experimental da dinâmica de estruturas, da LMS, e ainda do software ABAQUS, que permite realizar simulações complexas e não-lineares do comportamento dinâmico das estruturas aeronáuticas pelo método de elementos finitos. Há também o software Virtual.Lab, da LMS, que permitirá a integração da simulação com os testes de laboratório. De uma forma geral, o conjunto de tecnologias permitirá ao ITA fazer análises experimentais de estruturas aeroespaciais, comparar resultados com a simulação numérica e realizar avançados estudos de vibroacústica.

Entre os objetivos do ITA está o desenvolvimento de pesquisas, principalmente na área de materiais compósitos (reúnem diferentes matérias-primas, como alumínio, fibra de carbono e aço) e a formação de especialistas para empresas dos setores aeronáutico e aeroespacial. Em breve, o ITA também pretende implementar tecnologias desenvolvidas na teoria sobre estruturas inteligentes - se adaptam a variações.

“Com este investimento deixamos de fazer somente análises numéricas para também testarmos problemas atuais da engenharia”, afirma o professor Airton Nabarrete, um dos coordenadores das atividades do laboratório, que passa agora pela fase de treinamento de usuários. As tecnologias são distribuídas com exclusividade no Brasil pelo Grupo SMARTtech – www.smarttech.com.br

SOBRE O ITA - O Instituto Tecnológico de Aeronáutica foi criado pelo decreto no 27.695, de 16 de janeiro de 1950, e definido pela lei nº 2.165, de 5 de janeiro de 1954. É o órgão de ensino superior do Comando da Aeronáutica, que tem como missão ministrar a educação e o ensino necessários à formação de profissionais de nível superior nos setores da Ciência e da Tecnologia, nas especialidades de interesse da aviação em geral e do Comando da Aeronáutica, em particular, manter cursos de graduação, de especialização e extensão universitária e de pós-graduação, e promover, através do ensino e da pesquisa, o progresso da ciência e da tecnologia, relacionado com as atividades do setor aeroespacial.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo e Alexandre Akashi
PABX (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundada em 1997, fornece serviços e tecnologias para apoio a projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizada em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (Smarttech Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (Smarttech Serviços de Engenharia).Dispõe de um Techcenter único no Brasil paraapoiar suas atividades com laboratórios de shakers, atuadores hidráulicos, câmara acústica e pista de teste de ruído. Durabilidade, NVH, Cálculo Estrutural, Multicorpos, Injeção de Plásticos são algumas das disciplinas oferecidas pela Smarttech. O grupo possui base na cidade de Holambra, distante 135 km da capital paulista.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308