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02/02/2007
Estudantes mineiros trocam as férias pela construção de 8 carros para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS

A 13ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS acontece de 15 a 18 de março e conta com 70 equipes inscritas, de 53 faculdades, localizadas em 13 estados brasileiros e Distrito Federal

O desejo de levar para fora do País um carro desenvolvido na faculdade e confrontá-lo com projetos de universidades dos Estados Unidos, Canadá, México, entre outros países, tem motivado cerca de 100 universitários de Minas Gerais a se dedicarem na construção de protótipos do tipo Baja SAE. Para alcançar o sonho, porém, os carros dos estudantes, de seis faculdades, terão de disputar a 13ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que acontece de 15 a 18 de março, do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), em Piracicaba/SP. A Competição reúne 70 equipes, de 53 faculdades, 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

É o caso da equipe Demec 09, formada por alunos da UFMG, terceiro lugar em 2006. A equipe trabalha num projeto simples e de fácil manutenção para melhorar a classificação e, com isso, garantir a ida aos EUA. Isso porque, ao final da Competição, a partir deste ano, as três equipes que alcançarem a melhor pontuação ganham o direito de representar o Brasil em junho na SAE Baja RIT, em Rochester, Nova York, EUA, e realizada pela SAE International.

“Apesar de simples, nosso projeto é eficiente”, afirma Marcelo Couto Mello, capitão da equipe Demec 09 e aluno do 6º período do curso Engenharia Mecânica. Para a equipe, um desafio foi desenvolver um sistema de direção e este interar com a transmissão para alcançar melhor desempenho dinâmico do carro, que entra na fase de testes em fevereiro. Outra equipe, a Mini Bala, do Cefet Minas, conseguiu reduzir cerca de 20% o peso total do carro, em relação a 2006, quando pesava 170 quilos, com a utilização de materiais como aço, alumínio, nylon, poliuretano, vidro e ligas especiais.

A equipe Baja a Vapor, da Universidade Federal de São João Del Rei, que volta à Competição depois de seis anos, buscou uma solução para o sistema de direção de modo que ao movimentar o volante em apenas 30º o carro gira de maneira rápida e eficiente. “Estamos trabalhando num ritmo acelerado desde o começo de janeiro”, comenta Márcia Regina Rodrigues Vial, capitã da equipe, que tem 13 rapazes.

Mais cinco equipes mineiras participam da Competição: da Unileste estão inscritas as equipes Baja Girls, única equipe da competição formada apenas por mulheres, e Galileu. Participam ainda as equipes Trem Baja, do Cefet/MG; equipe Saci, da Universidade Federal de Itajubá; e a equipe Cerrado, da Universidade Federal de Uberlândia.

PROVAS - Iniciativa da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), a Competição desafia os estudantes de Engenharia a projetarem e construírem um Baja SAE (veículo fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, capaz de atravessar terrenos de terra acidentados e que utiliza motor padrão de 10 HP). A Competição tem início com o envio de relatórios técnicos de cada projeto e segue, ainda em janeiro, com o desenvolvimento e construção do veículo quase sempre dentro das faculdades. Quando chegam em Piracicaba, os carros são submetidos a provas que avaliam itens como conforto do operador, produção em massa, integridade estrutural e originalidade, além de provas de tração, manobrabilidade, aceleração, velocidade máxima e subida de rampa com até 45º. Na última etapa, os carros enfrentam todas as deformidades de uma pista de terra, durante um enduro de quatro horas.

Em 2006, a equipe EESC-USP sagrou-se pentacampeã nacional da modalidade, entre 68 equipes inscritas. A segunda colocada foi a equipe Mauá 2, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul (SP), seguida pela equipe DEMEC-08, da UFMG. Nos EUA, as equipes EESC-USP e Mauá 2 garantiram, respectivamente, o 5º e o 24º lugares, entre 115 equipes do Canadá, EUA, África do Sul, México, Venezuela e Coréia do Sul, além do Brasil. Nos EUA, o Brasil é bicampeão na categoria.




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A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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