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 Release
18/01/2007
SAE BRASIL premia os melhores 'papers' do Congresso 2006

Cerimônia será dia 8 de fevereiro, na sede da SAE BRASIL, em SP, onde o autor principal do Melhor Trabalho Técnico Nacional ganha viagem para apresentar o 'paper' nos Estados Unidos.

Os autores do Melhor Trabalho Técnico Nacional e dos 23 trabalhos apresentados no Congresso SAE BRASIL 2006 que receberam Menção Honrosa participam, no dia 8 de fevereiro, a partir das 18h, de cerimônia de premiação, no auditório da SAE BRASIL, em São Paulo (avenida Paulista, 2.073, edifício Horsa II - conjunto 1.003).

O melhor 'paper' nacional do evento, que reuniu 182 trabalhos inscritos, entre os dias 21 a 23 de novembro, foi elaborado pelos pesquisadores da Escola Politécnica da USP, Fernando Stancato, Arlindo Tribess, Tales Adriano Ferreira, Dario Abílio Cruz e Gustavo Simões Araújo, em conjunto com os engenheiros da Embraer, Marcelo Pustelnik e Luis Carlos de Castro Santos, com o título 'Avaliação térmica do conforto da cabine do avião usando manequins numéricos'.

O 'paper' descreve como é possível avaliar a temperatura dentro de um avião, utilizando softwares de simulação por computador. "Há uma tendência mundial para a avaliação do conforto térmico interno de cabines de aeronaves", afirma Stancato. "E uma das dificuldades hoje é o desenvolvimento e aplicação de índices normativos de avaliação de conforto térmico interno no complexo ambiente da cabine de passageiros", justifica o pesquisador, que ganhou o direito de apresentar o trabalho técnico nos Estados Unidos.

O professor Ronaldo Salvagni, diretor do Comitê Técnico do Congresso SAE BRASIL, destaca a capacidade da engenharia brasileira na busca de soluções inovadoras e criativas, como as que foram apresentadas este ano. "A qualidade técnica dos trabalhos apresentados foi excelente; mostraram que a engenharia brasileira está em sintonia com as necessidades do mercado internacional, ao apresentarem estudos inéditos de melhorias em produtos, processos e gestão", afirma Salvagni.

O Congresso SAE BRASIL, nos três dias do evento, reuniu 7,4 mil pessoas que, além das apresentações técnicas, puderam conhecer as inovações tecnológicas apresentadas nos 102 estandes disponíveis na mostra de engenharia, e ainda participar de 24 fóruns e painéis de debates.

Presidido por Besaliel Botelho, vice-presidente executivo para a América Latina da Bosch, o Congresso SAE BRASIL discutiu o tema 'Sustentabilidade e a Matriz Energética Mundial - A Contribuição da Engenharia Brasileira', com todas as atividades voltadas aos setores Automotivo (Veículos de Passeio e Caminhões e Ônibus), Aeroespacial, Manufatura, Acadêmico, Ferroviário, Máquinas Agrícolas e de Construção e Tecnologia da Informação.

Os trabalhos que receberam Menções Honrosas:

Tema: Aeroespacial - 'Um procedimento aerodinâmico rápido para o projeto de uma aeronave completa usando as características conhecidas do perfil', de Luiz Augusto Tavares de Vargas e Paulo Henriques Andrade de Oliveira, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tema: Aeroespacial - 'Código computacional para simulação do processo de corrida e decolagem para aeronaves convencionais triciclo', de Thiago Campos Martins Coelho, Ricardo Soares Minette, Carlos Alberto Cimini Júnior, Rodrigo Sorbilli de Sousa, André Carvalho Cateb e Bernardo Augusto de Oliveira Vieira, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tema: Eletroeletrônica - 'Sistema de Controle para Motores Diesel-CNG', de Orlando Volpato Filho, Frans Theunissen e Ronaldo Mazará Júnior, da Delphi Automotive Systems.

Tema: Emissões - 'Modeling and Simulation of Small Hybrid', de Eude Cezar de Oliveira, da Ford Motor Company, e Decio Crisol Donha, da Escola Politécnica da USP.

Tema: Ensaios - 'Verificação da Compatibilidade de Frenagem entre Cavalos', de Alexandre Roman, da Master Automotivos, e Marcos Luciano, da Engenharia Mecânica da Universidade de Caxias do Sul.

Tema: Gestão - 'Desafios no Gerenciamento de Projetos que Envolvem Equipes Transnacionais', de Flavio Liviero, da Scania Latin America, e Paulo Carlos Kaminski, da Escola Politécnica da USP.

Tema: Gestão- 'A gestão do processo de desenvolvimento de produtos em empresas de máquinas e implementos agrícolas de pequeno porte do Estado de SP', de José Carlos de Toledo, Julianita Maria Scaranello, Aline Mano, Luciano Silva Lima, Sergio Luis da Silva, da Universidade Federal de São Carlos.

Tema: Manufatura - 'Vacuum Bagging: laminação de peças em fibra de vidro com qualidade', de Leonardo Macarrão Junior, da GM do Brasil, e Paulo Carlos Kaminski, da Escola Politécnica da USP.

Tema: Manufatura - 'Análises dos Resultados da Aplicação de Dispositivos Poka Yoke na Célula de Montagem de Produtos de Segurança de uma Autopeças', de Jean Resende, da Autoliv do Brasil, e José Glenio Medeiros de Barros, da Universidade de Taubaté.

Tema: Materiais - 'Avaliação das propriedades mecânicas do aço AISI 41B30H, com a variação da fração volumétrica de ferrita e martensita em diferentes temperaturas de tratamento térmico na região intercrítica', de Tiago Bittencourt, Geovani Rodrigues, Gustavo Borges Amorim, Luiz Carlos Rolim Lopes, Luciano Pessanha Moreira e Flavio Ferreira, da Universidade Federal Fluminense.

Tema: Motores - 'Description of preliminary Study for Technology Transfer of an Ethanol Mixture Preparation System from Automotive Application to a 4-Cylinder 5.9 liter Aircraft Engine', de Michael Pontoppidan, Gino Montanari, Fernando Damasceno e Alberto Bucci, da Magneti Marelli Controle Motor, e Paolo Ewald, do CTA.

Tema: Motores - 'Influence of Surface Finishing on Bearing Performance', de Samantha Uehara e Vinicius Jose Moreira Peixoto, da Mahle Tech Center Brazil Numerical Simulation.

Tema: Motores - 'Estudo e Otimização de Sistema de Aspiração de Ar de Motor por Modelamento Numérico', de Anderson do Nascimento, da Fiat Automóveis Powertrain, e Ramón Molina Valle, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Tema: Projetos - 'Otimização topológica e de forma do suporte Motopropulsor lado diferencial, de Vinicius Leal, Luciano Zambelli Vieira, Guilherme Costa Carneiro, Rudinixon Bitencourt, da Comau do Brasil, e Valdir Mendes Cardoso, da Altair Engineering do Brasil.

Tema: Projetos - 'Análise dinâmica aplicando algoritmo genérico multiobjetivo em sistemas rotor-mancal-acoplamento, de Roberto Luiz Escobar, da Vulkan do Brasil, e Katia Lucchesi Cavalca, da Unicamp.

Tema: Qualidade e Produtividade - 'O uso de tecnologia embarcada como ferramenta de capacitação profissional de motoristas de veículos comerciais', de Nelson Kayano, Paulo Roberto Gentil e Waldir Barbosa da Silva, da Netz Engenharia Automotiva.

Tema: Ruídos e Vibrações - 'Qualidade Sonora de Escapamentos Através de Controle Semi-Ativo de Ruído', de Fernando Augusto de Noronha Castro Pinto e Walace de Souza Pacheco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tema: Ruídos e Vibrações - 'Some considerations regarding the use of Perceived Noise in vehicle acoustics', de Helcio Onusic, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, e Edgar Leôncio Baptista, Marcelo Medeiros Hage e Marco Antonio Fogaça Accurso, da DaimlerChrysler do Brasil.

Tema: Segurança e Ergonomia - 'SVDV-Colisão: Um Programa para Análise de Colisões e Reconstituição de Acidentes de Veículos Terrestres com Interface Amigável', de Mauro Speranza Neto, Sergio Santiago Ribeiro e Guilherme Nóbrega Martins, da PUC-Rio.

Tema: Suspensão - 'Modelo Fenomenológico de um Amortecedor Magneto-reológico para Projeto e Simulação de Controle de Suspensão Semi-ativo', de Cláudio Crivellaro e Sebastião Alves, da Dana.

Tema: Transmissões - 'Análise das estratégias de troca de marchas da transmissão automática convencional em comparação com a transmissão de dupla embreagem', de Cesar Henrique Ferreira Amendola, da Schaeffler do Brasil Ltda - Divisão LuK Embreagens Automatização de Transmissões, e Marcelo Augusto Leal Alves, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Tema: Veículos - 'Viabilidade da liberação do trafego de veículos comerciais na pista descendente da Rodovia dos Imigrantes', de Antônio Carlos Canale, da Escola de Engenharia de São Carlos-USP, Juan Carlos Horta Gutiérrez, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Fabio Ortega, da Ecovias.

Tema: Veículos - 'Unidade de manutenção remota para o segmento de veículos pesados', de Fabio Garcia, da Scania Latin América, e Paulo Carlos Kaminski, da Escola Politécnica da USP.




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A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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