Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/01/2007
SAE BRASIL e AEA se unem no estudo do biodiesel

O objetivo é contribuir para a evolução do uso do combustível vegetal no Brasil

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) agrega conhecimentos à AEA (Associação de Engenharia Automotiva) no seu Comitê Técnico de Biodiesel com objetivo de contribuir para a evolução do uso do combustível vegetal no Brasil, que atualmente passa pelo processo de testes para liberação da mistura de 5% de biodiesel ao óleo diesel, o chamado B5. Já a mistura de 2%, está liberada por todos os fabricantes de motores e montadoras, que após realizarem diversos testes concluíram que a mistura não causa nenhum tipo de malefício ao motor.

Segundo o engenheiro Gian Marques, especialista em combustíveis e lubrificantes da Seção Rio de Janeiro da SAE BRASIL, e representante da instituição no Comitê Técnico de Biodiesel, o trabalho em conjunto vai evitar o desenvolvimento de estudos em duplicidade, e fortalecer o posicionamento das duas associações a respeito do biodiesel. Na primeira mesa-redonda com representantes das duas associações, chegou-se ao consenso de que o principal objetivo a ser alcançado no momento é a conclusão dos testes de validação do B5.

“Existem estudos em que estão utilizando diesel com mistura de até 30% de biodiesel como pesquisa, e isso pode ser útil no futuro. Mas, neste momento, devemos nos concentrar na liberação do B5, pois não adianta testar o B30 sem saber quais modificações devem ser recomendadas para o uso do B5”, afirma Marques.

Segundo o engenheiro da SAE BRASIL, testes de bancada, realizados em laboratórios com o B100 (biodiesel puro), indicaram redução da potência do motor e penalidades em consumo de combustível. “Isso significa que temos um longo caminho à frente para percorrer, antes de nos aventurarmos com misturas maiores a 5%”, afirma o engenheiro ao explicar que, para o sucesso do programa do biodiesel é fundamental o usuário ter confiança no produto. “Por isso é necessário testar exaustivamente o novo combustível, para termos certeza de que ele não vai causar nenhum tipo de prejuízo para o consumidor”, afirma o especialista.

Participam da mesa-redonda do biodiesel os engenheiros Vicente Pimenta, da Delphi, Christian Wahnfried, da Bosch, Guilherme Ebeling, da MWM International, José Henrique Senna, da Scania, Gian Marques, da VW Caminhões e Ônibus, e Raimundo Nóbrega, da Cummins, que atuam na AEA e SAE, e Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE BRASIL.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – Danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308