Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
20/12/2006
Programa de Mestrado SAE BRASIL em Engenharia Automobilística começa em 2007

Parceria entre Unicamp, ITA e SAE BRASIL foi confirmada neste dia 15 durante a assinatura do Memorando de Intenções. Proposta visa a formação do engenheiro ‘especialista’ em quatro anos

O Programa de Mestrado Profissional Stricto Sensu SAE BRASIL em Engenharia Automobilística segue para julgamento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do MEC (Ministério de Educação e Cultura) e, sendo aprovado em tempo, as inscrições para o curso serão abertas ainda no primeiro semestre de 2007, com início das aulas no segundo semestre.

“Temos boas expectativas, pois a criação deste tipo de programa (mestrado profissional) está dentro dos planos de prioridade do governo e da engenharia brasileira e trará muitas inovações na sua forma, pois objetiva através do conhecimento da demanda do setor, da participação da comunidade acadêmica no projeto, do uso de laboratórios das indústrias, desenvolvimento de temas relevantes para a indústria e para academia, trazer inovação e atualização através da tecnologia de ponta. A indústria precisa trazer para o Brasil novos projetos e para isto precisamos aprimorar a formação profissional”, afirmou Gábor Deák, presidente da SAE BRASIL, durante a cerimônia de assinatura do Memorando de Intenções entre a Unicamp, o ITA e a SAE BRASIL do Programa de Mestrado em Engenharia Automobilística, realizada neste dia 15 de dezembro, na sede da associação, em São Paulo.

Segundo Deák, este documento mostra o compromisso das três instituições no Programa e constitui especial significado para a comunidade. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades como, Cláudio Vaz, presidente do CIESP e grande estimulador da idéia entre outros e, também, dos professores-doutores Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, e Fernando Rizzo, diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, entidade de Assessoria do Ministério da Ciência e Tecnologia. Brito Cruz elogiou a iniciativa da SAE BRASIL, enquanto Fernando Rizzo proferiu palestra sobre Semicondutores Orgânicos, em que ressaltou ser esta uma das tendências tecnológicas, com grande aplicação na indústria automobilística.

A professora doutora Teresa Dib Zambon Atvars, pró-reitora de Pós-Graduação representou a Unicamp e disse que a universidade já articulou três de suas instituições: o Instituto de Química e as Faculdades de Engenharia Mecânica e Elétrica. Teresa afirmou que a Unicamp está muito satisfeita com a participação do ITA, que na cerimônia foi representado pelo vice-reitor Fernando Toshinori Sakane. “Este Programa é um desafio para o ITA”, comentou Sakane. Estiveram presentes, ainda, diversos representantes do Conselho Diretor e do Conselho Consultivo da SAE BRASIL.

“Com o Programa de Mestrado Profissional Stricto Sensu SAE BRASIL em Engenharia Automobilística, a associação reforça seu papel como incentivadora no desenvolvimento tecnológico, ao possibilitar mais agilidade à engenharia brasileira na sua especialização”, afirma Deák, ao lembrar que o Mestrado permitirá ao profissional graduado em engenharia se tornar um “especialista” na metade do tempo regular. “Segundo os estudos realizados na ocasião do planejamento do programa, são necessários oito anos de experiência para um profissional ser considerado um “especialista”. Com o Mestrado da SAE BRASIL objetiva-se que ele atinja este nível em apenas quatro anos”, afirma Gábor Deák.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – Danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308