Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
08/12/2006
Programa de natação para deficientes diploma 104 alunos em Santo André

Festival de Natação Adaptada acontece dia 9 de dezembro e tem o respaldo de
nove empresas do Pólo Petroquímico do Grande ABC

Amanhã, 9 de dezembro, mais 104 deficientes, entre crianças, jovens e adultos, estarão aptos para freqüentar piscinas e outros espaços de lazer. O Programa de Educação Física Adaptada (PEFA), iniciativa da Prefeitura de Santo André em parceria com a Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC (APOLO), vai entregar diplomas à nova turma de deficientes ‘nadadores’, que farão uma exibição especial para familiares e o público em uma piscina semi-olímpica, do Clube da Petroquímica União, em Santo André. O Festival de Natação Adaptada, como é conhecido o evento, começa às 10h, e vai contar com a participação, ainda, de 144 alunos e ex-alunos do Programa.

O festival é o resultado do trabalho que o Programa de Educação Física Adaptada desenvolve durante todo o ano para estimular a inclusão da pessoa deficiente ao convívio com a comunidade por meio da natação. “Muitas pessoas que passam pelo programa dão continuidade à prática em clubes e parques”, conta Ivan Teixeira Cardoso, professor de Educação Física e coordenador do PEFA, que conta com recursos financeiros da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), composta por nove empresas.

Além da travessia da piscina, os deficientes realizam atividades culturais. É o caso da apresentação do Grupo Paula’s Ballet, com destaque para a integrante Joyce Fernanda Nunes, que fará exibição individual; e também do grupo de hip hop da APAE, de Santo André, formado por 15 alunos deficientes.

Desde 2002, o Programa já formou 337 pessoas com deficiência, 25% do total continua a participar de atividades similares, segundo levantamento feito pelo Nanasa (Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André), realização da Prefeitura de Santo André. O curso tem duração de um a quatro semestres e o tempo de permanência depende do desenvolvimento do aluno.

Para a APOLO, que desenvolve também outros programas sociais, o Programa de Natação Adaptada é uma ação de elevada importância. “Lidamos com um público que merece toda a atenção, respeito e investimento possível, em que resposta ao estímulo é imediata. Vale a pena, e muito, investir”, comenta Marina Galvão, coordenadora de Comunicação da APOLO. Além do Pólo Petroquímico, o PEFA conta com o apoio da Fefisa (Faculdades Integradas de Santo André) e da Acide (Associação pela Cidadania do Deficiente).

Festival de Natação Adaptada
Dia: 9 de dezembro, às 10h
Local: Clube da Petroquímica União – rua Pres.Costa e Silva, 1176 , Capuava, Sto. André



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – Danilo Gonçalves – Juliana Fernanda Santos
PABX: 11 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Localizado entre Santo André e Mauá, o Pólo Petroquímico do Grande ABC é formado por empresas que mantêm, desde 1998, um trabalho integrado visando interesses comuns e metas de responsabilidade social por meio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC), que nasceu em dezembro de 2004 com o objetivo de absorver, ampliar e administrar os trabalhos até então realizados pelo Grupo de Sinergia. A Associação também é dirigida por executivos das empresas e atua subdividida em sete grupos: Serviços Administrativos, Manutenção, Atuação Responsável, Tratamento de Água, Segurança Patrimonial, Comunicação, Medicina do Trabalho e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo). Tudo é negociado em bloco e cada empresa paga a sua parte. Entre os projetos desenvolvidos pela APOLO estão a campanha 'Balão Não', em parceria com a Polícia Militar, e o Programa de Educação Física Adaptada, da Prefeitura de Santo André, que inclui atividades no Núcleo de Natação Adaptada e o Circuito Aventura, esporte radical voltado para pessoas com deficiência. As empresas que participam dessas ações sociais são a Air Liquide, Cabot, Quattor – Unidade Polipropileno / ABC, Oxiteno, Petrobras/Refinaria de Capuava, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC, Quattor – Unidade Polietileno / ABC, Solvay, Quattor – Unidade Químicos Básicos / ABC (planta de Cumeno) e Vitopel.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308