Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/12/2006
Inscrições para Competição Baja SAE BRASIL 2007 terminam dia 15 de dezembro

Tradicional competição que reúne carros off-road construídos por estudantes de engenharia de vários Estados do País acontece de 15 a 18 de março de 2007, em Piracicaba/SP.

Equipes de estudantes de diversas áreas do curso de engenharia (Física, Mecânica, Mecatrônica, Robótica, Metalurgia, Eletroeletrônica, Automobilística, Produção, Automação Industrial, Aeronáutica, Materiais e Agronômica) interessadas em participar da 13ª Competição Baja SAE BRASIL, que acontece de 15 a 18 de março de 2007, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano) em Piracicaba/SP, têm até o dia 15 de dezembro para fazer inscrição. Será permitida a participação de até duas equipes por universidade, com no máximo 20 alunos cada. As inscrições devem ser feitas pelo site www.saebrasil.org.br , onde também está disponível o regulamento.

Iniciativa da SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), a competição desafia os futuros engenheiros, organizados em equipes, a projetarem, desenvolverem e construírem um veículo fora-de-estrada capaz de atravessar terrenos bastante acidentados, contarem com a ajuda de um professor orientador. Além disto, é tarefa das equipes a busca por patrocínios, que viabilizem o projeto.

A Competição tem início com o envio de relatórios técnicos, nos quais devem constar detalhamentos do projeto e considerações de custos. Após este etapa, acontecem as provas estáticas e dinâmicas, que são inspiradas na competição norte-americana, para que os veículos sejam avaliados em itens como conforto do operador, produção em massa, facilidade de manutenção, integridade estrutural e originalidade, além de provas de tração, manobrabilidade, aceleração, velocidade máxima e subida de rampa com até 45º.

Na última etapa da competição, os carros passam por um enduro de quatro horas em uma pista de terra especialmente preparada, onde os carros devem superar todas as deformidades do terreno. Ao final de todas as provas, as equipes que ficarem em primeiro e segundo lugares ganham o direito de representar o Brasil na SAE Baja RIT, que acontece em junho de 2007, em Rochester, Nova York, Estados Unidos.

BAJA - Os veículos SAE Baja são veículos fora-de-estrada, de estrutura tubular em aço, monoposto, projetados e construídos por estudantes de engenharia. Todos os veículos utilizam motor padrão de 10 HP e devem ter quatro ou mais rodas e conseguirem transportar pessoas com até 1,90m de altura e de até 113 quilos. Além disto, a fabricação deve ser feita com ferramentas padrão da indústria, com pouca ou nenhuma mão-de-obra especializada.

Em 2006, durante a 12ª Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja, que realizada em abril, a equipe EESC-USP sagrou-se pentacampeã nacional da modalidade. A segunda colocada foi a equipe Mauá 2, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul (SP), seguida pela equipe DEMEC-08, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As equipes foram para a competição norte-americana e garantiram, respectivamente, o 5º e o 24º lugares na classificação geral entre 115 equipes presentes, do Canadá, Estados Unidos, África do Sul, México, Venezuela e Coréia do Sul, além do Brasil.

Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, destaca que o projeto SAE BRASIL Baja é um dos laboratórios mais importantes para os estudantes de engenharia brasileiros. “Ao desenvolver os veículos, os futuros engenheiros se deparam com situações reais do cotidiano de uma indústria automotiva”, afirma Deák, ao acrescentar que a competição revela novos talentos para o setor. “Os participantes deste tipo de projeto serão os engenheiros-chefes e diretores de montadoras e demais empresas do setor da mobilidade”, comenta.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308