Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
22/11/2006
Hoje tem Tarde de TI no Congresso SAE BRASIL

Segundo estudo que será apresentado no dia 22 de novembro, a integração por meio da adoção dos serviços Web pode gerar corte de 20% a 30% nos custos de produção e aumento da produtividade de até 30%

Com a possível e provável escassez do petróleo, a indústria automobilística já iniciou a busca por novas matrizes energéticas. Isso, segundo especialistas, gera oportunidades em toda a cadeia produtiva, que pode ser mais eficiente em até 60%, com a utilização de ferramentas de conectividade e integração. Como tornar isso realidade é o objetivo dos fóruns de Tecnologia da Informação (TI) do XV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL que acontece de até amanhã (23), no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

A programação dos eventos de TI se inicia às 13h do dia 22 de novembro e, durante a tarde, especialistas em tecnologia, gestão, logística, engenharia, marketing e vendas, e automação industrial estarão reunidos sob a mediação do professor Luiz Carlos Di Serio, da Fundação Getúlio Vargas, para debater práticas e oportunidades na cadeia produtiva, a partir do estudo elaborado por ele, que aponta os gargalos na cadeia produtiva. “A integração, por meio da adoção dos serviços de Internet, pode gerar corte nos custos da produção e aumento da produtividade em 20% a 30%”, afirma Sérgio Savane, diretor do Comitê de TI do Congresso SAE BRASIL 2006.

Assim, o primeiro fórum do dia terá o tema Acelerando a estrada da conectividade – Como eliminar ineficiências nos negócios e na cadeia de valor, em que Di Serio apresentará as bases do estudo. Na seqüência, o subcomitê de Marketing e Vendas apresentará o painel de debates Reflexos na demanda da cadeia automotiva advindos das alterações da matriz energética, com exposição de cases, nos quais a integração de TI ao controle da cadeia de distribuição trouxe benefícios significantes na gestão do estoque, vendas, distribuição e atendimento ao cliente. Participam deste fórum Ricardo Kraft, gerente de CRM da T-Systems, e Ricardo Miranda, CIO da Pirelli.

O terceiro e último fórum - Tecnologias de conectividade e rastreabilidade de informações na cadeia de fornecimento da indústria da mobilidade – terá com palestrantes Aldo Norio Teshima, gerente de PLM da Embraer, e Luis Henrique Colus, gerente de TI da Akaer, que falarão sobre os principais desafios e vantagens competitivas alcançadas com o uso da integração de ferramentas de TI, além de tendências visionárias das tecnologias. “Nos últimos 20 anos, a tecnologia apenas automatizou processos já existentes. Agora ela permite a criação de novos processos e negócios através de tecnologias de conectividade, entre elas os Web Services”, afirma Savane.

Este ano, o Congresso SAE BRASIL é presidido pelo engenheiro Besaliel Botelho, vice-presidente executivo para a América Latina da Bosch, e tem como tema central ‘Sustentabilidade e a Matriz Energética Mundial. Contribuição da Engenharia Brasileira’. Mais de 150 engenheiros e executivos voluntários estão envolvidos na organização do evento, que contará ainda com atividades voltadas aos setores Aeroespacial, Acadêmico, Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio.

O Congresso SAE BRASIL reúne os mais importantes ‘players’ do desenvolvimento tecnológico automotivo e aeroespacial do Brasil. Nesta edição, o Congresso oferece a oportunidade de mostrar a excelência da engenharia brasileira em um dos assuntos mais importantes da atualidade, foco de debate no mundo inteiro, que são os combustíveis e as fontes de energia para o futuro.

O presidente da SAE BRASIL, engenheiro Gábor János Deák, ressalta a importância desta edição como um marco na história da associação. “Nos últimos 15 anos temos realizado o Congresso SAE BRASIL sempre com o debate de temas importantes para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional e, principalmente, sob o ponto de vista do aperfeiçoamento profissional dos engenheiros brasileiros”, afirma. “Neste curto período de tempo, transformamos o Congresso no mais importante evento de engenharia da mobilidade em todo Hemisfério Sul e em uma referência para a troca de informações sobre as novas tecnologias e as tendências de mercado”, afirma Deák.

Data: de 21 a 23 de novembro de 2006
Horários: dia 21, das 9h às 19h; e dias 22 e 23, das 12h às 20h30
Local: Transamérica Expo Center (rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, SP)
Como chegar: acesso pela av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), 18.591 - Ponte Transamérica.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – Danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308