Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
08/10/2006
Peugeot/Citroën, Volkswagen e Ford falam sobre competência e competitividade da engenharia brasileira

Barry Engle, presidente da Ford, Holger Westendorf, vice-presidente de Planejamento e Desenvolvimento do Produto da Volkswagen, e Jean Pierre Tayals, diretor da PSA, são os palestrantes do painel Blue Ribbon, do Congresso SAE BRASIL 2006

Referência mundial como centro de competência de engenharia automotiva, o Brasil é conhecido como exportador de tecnologias. Mas, a chegada de concorrentes asiáticos e do Leste Europeu, a atual taxa de câmbio, as altas taxas tributárias e o aumento do custo da mão-de-obra têm ameaçado a competitividade da engenharia brasileira. Sob este cenário, a SAE BRASIL realiza o painel Blue Ribbon, um dos principais fóruns do XV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que conta com a participação de presidentes de diversas montadoras.

Assim, o Comitê de Eventos Especiais do Congresso SAE BRASIL 2006 convidou Barry Engle, presidente da Ford América do Sul, Holger Westendorf, vice-presidente de Planejamento e Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil, Jean Pierre Tayals, director Mercosul for Projects, Engineering and Purchases, da PSA, e Roberto Rodrigues, presidente do Conselho Superior de Agronegócio da FIESP e diretor-geral do Centro de Agronegócio da FGV, para falarem sobre o tema Competência X Competitividade da Engenharia Brasileira: A Hora de Planejar o Futuro. O painel Blue Ribbon acontece no dia 21 de novembro, às 13h, no auditório Dana.

“Nossos convidados vão compartilhar seus planos e apontar o futuro da engenharia brasileira”, afirma Moacir Ricci, diretor do Comitê de Eventos Especiais. “A nosso favor, temos uma engenharia madura e inovadora, além de tecnologia para exportar, como os sistemas flex fuel. Mas, existem outros fatores, os econômicos, que são mandatórios na decisão estratégica das empresas. Por isso este painel é sempre muito aguardado pela comunidade de engenharia”, completa Ricci.

O Congresso SAE BRASIL 2006 acontece de 21 a 23 de novembro, no Transamérica Expo Center em São Paulo, e tem como tema central o debate sobre Sustentabilidade e a Matriz Energética Mundial. A Contribuição da Engenharia Brasileira. Além do painel Blue Ribbon, o Comitê de Eventos Especiais realiza os painéis Engenheiros-Chefes e Motorsport.

Este ano, o Congresso SAE BRASIL é presidido pelo engenheiro Besaliel Botelho, vice-presidente executivo para a América Latina da Bosch. Mais de 150 engenheiros e executivos voluntários estão envolvidos na organização do evento, que contará ainda com atividades voltadas aos setores Aeroespacial, Acadêmico, Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio.

O Congresso SAE BRASIL reúne os mais importantes ‘players’ do desenvolvimento tecnológico automotivo e aeroespacial do Brasil. Nesta edição, o Congresso oferece a oportunidade de mostrar a excelência da engenharia brasileira em um dos assuntos mais importantes da atualidade, foco de debate no mundo inteiro, que são os combustíveis e as fontes de energia para o futuro.

O presidente da SAE BRASIL, engenheiro Gábor János Deák, ressalta a importância desta edição como um marco na história da associação. “Nos últimos 15 anos temos realizado o Congresso SAE BRASIL sempre com o debate de temas importantes para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional e, principalmente, sob o ponto de vista do aperfeiçoamento profissional dos engenheiros brasileiros”, afirma. “Neste curto período de tempo, transformamos o Congresso no mais importante evento de engenharia da mobilidade em todo Hemisfério Sul e em uma referência para a troca de informações sobre as novas tecnologias e as tendências de mercado”, afirma Deák.

Conheça os demais painéis do Comitê de Eventos Especiais:

Painel Motorsport - A Indústria do Motorsport no Brasil. Situação Atual: Mercados, Desafios e Perspectivas.
Resumo: O painel vai fornecer um panorama da indústria do Motorsport no Brasil ao trazer uma visão sobre a situação atual, o mercado, os desafios e as perspectivas deste segmento que tem uma expressiva e fundamental participação da engenharia.
Palestrantes: Paulo Scaglione, presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Carlos Col, promotor da Stock Car (Vicar Promoções), Marcos Moraes, promotor do Rally dos Sertões (Dunas), Aurélio Felix diretor da Fórmula Truck, e André Ribeiro, promotor da Formula Renault (PPD Sports), mediados pelo jornalista Reginaldo Leme.
Dia 23 de novembro, das 12h30 às 14h30.

Painel dos Engenheiros-Chefes - A Complexidade do Desenvolvimento de Projetos no Novo Cenário da Sustentabilidade e da Matriz Energética Mundial.
Resumo: Com o sucesso dos carros flex, o Brasil se torna o primeiro país a viabilizar a produção e consumo de uma fonte de energia alternativa, e este modelo é o início de um novo cenário da matriz energética brasileira com reflexos na matriz energética mundial, com grande potencial de alavancar novos negócios para o País que a médio e longo prazo poderá influenciar de forma expressiva o mercado de combustíveis a nível global.
Palestrantes: Frederico Kremer, gerente de Soluções Comerciais e de Desenvolvimento de Produtos da Petrobras, Fabio Ferreira, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Bosch, Ferdinand Panik, catedrático de Conceitos Alternativos Veiculares na Universidade de Ciências Aplicadas de Esslingen, na Alemanha, e Alfred Szwarc, assessor técnico da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), mediados por José Luiz Albertin, diretor da Ryuma.
Dia 23 de novembro, das 15h às 17h.

Data: de 21 a 23 de novembro de 2006
Horários: dia 21, das 9h às 19h; e dias 22 e 23, das 12h às 20h30
Local: Transamérica Expo Center (rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, SP)
Como chegar: acesso pela av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), 18.591 - Ponte Transamérica.
Inscrição: Clique aqui
Credenciamento jornalistas: Clique aqui



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – Danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308