Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
28/08/2006
Tecnologias de veículos de competição estarão em debate no Congresso SAE BRASIL

Pela primeira vez, a associação abre espaço para o debate sobre a indústria do Motorsport que no Brasil tem registrado crescimento significativo nos últimos anos

A Indústria do Motorsport no Brasil. Situação Atual: Mercados, Desafios e Perspectivas. Este é o tema do primeiro Painel Motorsport a ser realizado pela SAE BRASIL no dia 23 de novembro, durante o XV Congresso e Exposições Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que acontece de 21 a 23 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Organizado pelo Comitê de Eventos Especiais, o Painel Motorsport vai fornecer um panorama da indústria do Motorsport no Brasil ao trazer uma visão sobre a situação atual, o mercado, os desafios e as perspectivas deste segmento que tem uma expressiva e fundamental participação da engenharia. “A indústria do Motorsport no Brasil tem registrado um crescimento significativo nos últimos anos e, atualmente, o setor já emprega 60 mil pessoas diretamente e cerca de 300 mil indiretamente”, afirma Moacir Ricci, diretor do Comitê de Eventos Especiais do Congresso SAE BRASIL 2006. “Dentro deste panorama a Engenharia Brasileira vem demonstrando a capacidade e a competência de seus profissionais nas diversas categorias em que atua, indo do kart à Formula Truck, dos autódromos às grandes competições off-road”, completa o diretor.

Além do Motorsport, o Comitê de Eventos Especiais organiza os painéis Engenheiros-Chefes e Blue Ribbon, este último formado por presidentes de montadoras, que este ano debaterão o tema Competência X Competitividade da Engenharia Brasileira: A Hora de Planejar o Futuro. “Convidamos alguns ilustres representantes do setor para compartilharem seus planos para o futuro e apontar como a engenharia brasileira pode tornar nossa indústria da mobilidade cada vez mais competitiva e atraente para os investimentos estrangeiros”, afirma Ricci.

Já o painel dos Engenheiros-Chefes terá como tema A Complexidade do Desenvolvimento de Projetos no Novo Cenário da Sustentabilidade e da Matriz Energética Mundial. “Com o sucesso dos carros flex, o Brasil se torna o primeiro país a viabilizar a produção e consumo de uma fonte de energia alternativa, e este modelo é o início de um novo cenário da matriz energética brasileira com reflexos na matriz energética mundial, com grande potencial de alavancar novos negócios para o País que a médio e longo prazo poderá influenciar de forma expressiva o mercado de combustíveis a nível global”, diz Moacir Ricci.

Este ano, o Congresso SAE BRASIL é presidido pelo engenheiro Besaliel Botelho, vice-presidente executivo para a América Latina da Bosch, e tem como tema central ‘Sustentabilidade e a Matriz Energética Mundial. Contribuição da Engenharia Brasileira’. Mais de 150 engenheiros e executivos voluntários estão envolvidos na organização do evento, que contará ainda com atividades voltadas aos setores Aeroespacial, Acadêmico, Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio.

O Congresso SAE BRASIL reúne os mais importantes ‘players’ do desenvolvimento tecnológico automotivo e aeroespacial do Brasil. Nesta edição, o Congresso oferece a oportunidade de mostrar a excelência da engenharia brasileira em um dos assuntos mais importantes da atualidade, foco de debate no mundo inteiro, que são os combustíveis e as fontes de energia para o futuro.

O presidente da SAE BRASIL, engenheiro Gábor János Deák, ressalta a importância desta edição como um marco na história da associação. “Nos últimos 15 anos temos realizado o Congresso SAE BRASIL sempre com o debate de temas importantes para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional e, principalmente, sob o ponto de vista do aperfeiçoamento profissional dos engenheiros brasileiros”, afirma. “Neste curto período de tempo, transformamos o Congresso no mais importante evento de engenharia da mobilidade em todo Hemisfério Sul e em uma referência para a troca de informações sobre as novas tecnologias e as tendências de mercado”, afirma Deák.

Data: de 21 a 23 de novembro de 2006
Horários: dia 21, das 9h às 19h; e dias 22 e 23, das 12h às 20h30
Local: Transamérica Expo Center (rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, SP)
Como chegar: acesso pela av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), 18.591 - Ponte Transamérica.
Inscrição: Clique aqui
Credenciamento jornalistas:Clique aqui



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – Danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308