Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
03/11/2006
Estudantes de engenharia terão acesso grátis ao Congresso SAE BRASIL 2006

A mais importante plataforma técnica e de negócios orientada para o segmento OEM dos setores
automotivo e aeroespacial da AL, o Congresso acontecerá de 21 a 23 de novembro, em São Paulo.

Ajudar a preparar o estudante para assumir a engenharia da mobilidade no futuro. É com este objetivo que o XV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, a ser realizado de 21 a 23 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, criou agenda especial para estudantes de engenharia. As principais atividades para este público serão realizadas no dia 22 de novembro, com palestras gratuitas sobre a participação do estudante de engenharia no desenvolvimento de tecnologias, além de outros temas como motor biocombustível e agronegócio. O acesso de estudantes de quarto e quinto ano de engenharia ao Congresso no dia 22 é grátis com a apresentação de carteira de identidade escolar.

No dia 22, a partir das 13h, haverá apresentações de projetos de empresas juniores da Poli/USP e da Unicamp. O painel inclui palestra com o professor Sérgio Mascarenhas, coordenador geral da Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio, da USP, intitulada "A importância do agronegócio tropical para energias alternativas, logística e transportes".

Os estudantes terão, ainda, o painel 'Futuros Engenheiros', a partir das 15h, com apresentação de Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, sobre o papel da SAE BRASIL na abertura de perspectivas para estudantes. Besaliel Botelho, presidente do Congresso SAE BRASIL 2006, falará sobre participação dos estudantes de engenharia no desenvolvimento de novas tecnologias. A palestra "Motor a Biocombustível" está a cargo do professor Francisco Nigro, diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, às 16h15.

Para ilustrar o talento do estudante de engenharia brasileiro, o Congresso SAE BRASIL 2006 conta com um estande exclusivo de projetos desenvolvidos por alunos de diversas instituições de ensino, que expõe um veículo Baja, um avião em escala reduzida e um carro do tipo Fórmula SAE, campeões de competições nacionais e internacionais, além de um protótipo de helicóptero e minilaboratório de veículos e motores.

VISITA À FORD - No dia 24 de novembro, um grupo com 25 estudantes visitará as instalações da Ford Caminhões, em São Bernardo. Interessados em participar da visita devem se inscrever pelo site www.saebrasil.org.br até dia 10 de novembro.

Segundo o engº Ariel José Soares, diretor do Comitê de Atividades Acadêmicas, a participação do estudante no Congresso SAE BRASIL 2006 vai permitir ao futuro profissional interagir com o que existe de mais moderno em tecnologia da mobilidade. "O Congresso SAE BRASIL é uma grande janela, pela qual o estudante pode enxergar as mais diversas áreas de atuação da engenharia, além de ter contato com profissionais já consagrados do mercado", comenta.

Neste ano, o Congresso SAE BRASIL é presidido pelo engenheiro Besaliel Botelho, vice-presidente executivo para a América Latina da Bosch, e tem como tema central 'Sustentabilidade e a Matriz Energética Mundial - Contribuição da Engenharia Brasileira'. Assim, desde o início do ano, cerca de 150 voluntários estão envolvidos na organização do evento, que contará ainda com atividades voltadas aos setores Acadêmico, Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio.

O Congresso SAE BRASIL reúne os mais importantes 'players' do desenvolvimento tecnológico automotivo e aeroespacial do Brasil. "Nesta edição temos a oportunidade de mostrar a excelência da nossa engenharia em um dos assuntos mais importantes da atualidade, foco de debate no mundo inteiro, que são os combustíveis e as fontes de energia para o futuro", afirma Botelho.

O presidente da SAE BRASIL, engenheiro Gábor János Deák, ressalta a importância desta edição como um marco na história da associação. "Nos últimos 15 anos temos realizado o Congresso SAE BRASIL sempre com o debate de temas importantes para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional e, principalmente, sob o ponto de vista do aperfeiçoamento profissional dos engenheiros brasileiros", afirma. "Neste curto período, transformamos o Congresso no mais importante evento da engenharia da mobilidade em todo Hemisfério Sul e em uma referência para a troca de informações sobre novas tecnologias e tendências de mercado", afirma Deák.

Data: de 21 a 23 de novembro de 2006

Horários: dia 21, das 9h às 19h; e dias 22 e 23, das 12h às 20h30

Local: Transamérica Expo Center (rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, SP)

Como chegar: acesso pela av. das Nações Unidas (Marg.Pinheiros), 18.591 - Pte. Transamérica.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi - alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
Telefone: (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308