Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
05/10/2006
Congresso SAE BRASIL homenageia Santos Dumont no centenário do primeiro vôo do 14 Bis

Durante a mostra de engenharia, publico poderá conferir um histórico dos 100 anos de aviação no Brasil, com réplicas do 14 Bis até o macacão utilizado por Marcos Pontes, primeiro astronauta basileiro a ir para o espaço

Este ano, o Brasil comemora o centenário do primeiro vôo do 14 Bis. Em homenagem ao Pai da Aviação, Santos Dumont, o Congresso SAE BRASIL realiza painel com o tema Análise de Engenharia do 14Bis e Demoiselle de Santos Dumont: uma nova Perspectiva Histórica. No painel, especialistas do setor aeroespacial farão um diagnóstico dos dois aviões construídos pelo inventor brasileiro, utilizando ferramentas de engenharia da atualidade. A atividade acontece no primeiro dia do XV Congresso e Exposições Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, a ser realizado de 21 a 23 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

O debate irá abordar desde o contexto histórico da realização do primeiro vôo do 14 Bis até análises estruturais, de estabilidade e desempenho dos aviões de Santos Dumont. “Para isso, convidamos um grupo de especialistas da Embraer, liderados por Bento de Mattos, professor do Departamento de Projetos da Divisão de Engenharia Aeronáutica do ITA”, afirma Paulo Lourenção, diretor do Comitê Aeroespacial do Congresso SAE BRASIL 2006. A equipe será composta por engenheiros das áreas de Desenvolvimento Tecnológico, Projetos Avançados, Desenvolvimento de Produtos e de Ensaios.

Participa, ainda, Sergio Gaudenzi, presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), responsável pela Missão Centenário, que contará detalhes sobre a primeira viagem de um brasileiro ao espaço, o astronauta Marcos Pontes. Na apresentação, Gaudenzi abordará detalhes sobre as etapas da missão e os experimentos científicos, além de contar os próximos planos da AEB pós-vôo.

Já durante a Mostra de Engenharia do Congresso, o público poderá conferir um histórico dos 100 anos de aviação no Brasil, com informações sobres as aeronaves de Santos Dumont, sobre os produtos da Embraer e até o macacão usado por Pontes na Missão Centenário.

Este ano, o Congresso SAE BRASIL é presidido pelo engenheiro Besaliel Botelho, vice-presidente executivo para a América Latina da Bosch, e tem como tema central ‘Sustentabilidade e a Matriz Energética Mundial. Contribuição da Engenharia Brasileira’. Assim, desde o início do ano, cerca de 150 voluntários estão envolvidos na organização do evento, que contará ainda com atividades voltadas aos setores Acadêmico, Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio.

O Congresso SAE BRASIL reúne os mais importantes ‘players’ do desenvolvimento tecnológico automotivo e aeroespacial do Brasil. “Nesta edição temos a oportunidade de mostrar a excelência da nossa engenharia em um dos assuntos mais importantes da atualidade, foco de debate no mundo inteiro, que são os combustíveis e as fontes de energia para o futuro”, afirma Botelho.

O presidente da SAE BRASIL, engenheiro Gábor János Deák, ressalta a importância desta edição como um marco na história da associação. “Nos últimos 15 anos temos realizado o Congresso SAE BRASIL sempre com o debate de temas importantes para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional e, principalmente, sob o ponto de vista do aperfeiçoamento profissional dos engenheiros brasileiros”, afirma. “Neste curto período de tempo, transformamos o Congresso no mais importante evento de engenharia da mobilidade em todo Hemisfério Sul e em uma referência para a troca de informações sobre as novas tecnologias e as tendências de mercado”, afirma Deák.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – Danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308