Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
30/10/2006
SMARTtech promove curso sobre Dirigibilidade Veicular na próxima semana, em SP

Como um automóvel se comporta em uma curva ou durante uma simples mudança de faixa? Engenheiros e profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos em dirigibilidade veicular para aplicar em projeto e desenvolvimento e testes podem participar do curso 'Dinâmica do Direcionamento Veicular', que acontece de 6 a 8 de novembro, em São Paulo. Promovido pela SMARTtech Treinamentos, o curso terá como instrutor o professor e engenheiro Omar Moore de Madureira.

Durante o curso serão realizados estudos do comportamento dinâmico dos veículos por meio da análise dos esforços e movimentos durante sua operação. Para facilitar o entendimento e implementar os conceitos apresentados, serão feitas aplicações a veículos reais e demonstradas duas ferramentas de simulação dinâmica - os softwares VL Motion e o ABAQUS. "Esses softwares ajudarão a visualização dos processos em si", esclarece o professor do curso.

O curso mostrará como aplicar as bases teóricas da Dinâmica ao comportamento dos veículos. Serão abordados temas como: a geometria do centro instantâneo, derrapagem ou tombamento, rigidez elástica dos pneus, sob e sobre esterçamento e a influência da cinemática espacial do mecanismo da suspensão/direção sobre a resposta dinâmica do veículo."Dominar estes conceitos é fundamental para o profissional de projetos de veículos" afirma o professor.

Simulação - Durante o curso, alguns softwares de simulação serão usados para demonstrações. Um deles é o VL Motion que é capaz de simular todas as estruturas de um veículo ou apenas alguma em específico como o sistema de suspensão para avaliar o comportamento em relação ao conforto e dirigibilidade. A ferramenta é usada para ajudar engenheiros do setor automotivo a avaliar o comportamento de veículos de passeio ou esportivos, caminhões, ônibus e até tratores.

Já o ABAQUS possui grande capacidade de realizar análise estrutural não-linear e possibilita avaliar o comportamento estrutural da suspensão, considerando plastificação dos materiais, contato entre os diversos componentes, e os grandes deslocamentos que estão submetidos os componentes de uma suspensão.

Os produtos da linha ABAQUS, da francesa Dassault Systèmes, distribuídos com exclusividade no Brasil pela SMARTtech Mecânica, possuem arquitetura robusta, capaz de suportar simulações complexas e não-lineares, ao considerar os mais diversos fenômenos físicos necessários para a realização de prototipagem digital de mecanismos estruturais. Permite o usuário realizar uma vasta gama de análises em conjunto, além das tradicionais análises estruturais e térmicas.

Os interessados em participar deste treinamento devem preencher uma ficha de inscrição que se encontra no site da SMARTtech Treinamentos - www.smarttechtreinamentos.com.br - e enviar para o e-mail jacqueline@smarttech.com.br ou via fax para o número 11 3168-3388 ramal 215. As vagas são limitadas.

CURSO DINÂMICA DO DIRECIONAMENTO VEICULAR

Quando: de 6 a 8 de novembro, das 9h às 17h

Onde: SMARTtech - avenida Brigadeiro Faria Lima, 2894 - 6º Andar - São Paulo/SP

Outras informações no site www.smarttechtreinamentos.com.br/treinamentos



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves - danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundada em 1997, fornece serviços e tecnologias para apoio a projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizada em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (Smarttech Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (Smarttech Serviços de Engenharia).Dispõe de um Techcenter único no Brasil paraapoiar suas atividades com laboratórios de shakers, atuadores hidráulicos, câmara acústica e pista de teste de ruído. Durabilidade, NVH, Cálculo Estrutural, Multicorpos, Injeção de Plásticos são algumas das disciplinas oferecidas pela Smarttech. O grupo possui base na cidade de Holambra, distante 135 km da capital paulista.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308