Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/10/2006
Astronauta Marcos Pontes recebe homenagem na Semana Nacional de Ciências e Tecnologia

Canções compostas especialmente para Pontes, visita à instituição e palestra sobre orientação profissional fazem parte da programação.

Em parceria com a Associação dos Regentes de Corais Infantis (ARCI), o Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, aproveita a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia para homenagear o astronauta Marcos Pontes, durante sua visita à instituição nesta quinta-feira, dia 19, às 15h.

Depois de conhecer as crianças e as dependências do colégio, que é um dos mais modernos do País, o astronauta ouvirá as apresentações dos Corais do Colégio Miguel de Cervantes, do Projeto Guri, e da escola Cidade de São Paulo. Com regência de Ana Maria Premero, Clausi Nascimento e Marcelo Rescki, os alunos entoarão canções compostas pelo maestro Adylson Godoy e pela professora Roseli Lepique, especialmente para Marcos Pontes, primeiro astronauta e cosmonauta brasileiro.

O projeto Mini-flauta, um grande exemplo de inclusão social, realizado pelo Cervantes com grupos da ONG Barracão dos Sonhos, da favela Paraisópolis, também será apresentado a Marcos Pontes.

Às 15h, o astronauta fará uma palestra sobre orientação vocacional e profissional para alunos do ensino médio. O tema é uma das grandes preocupações do Cervantes, que tem amplo direcionamento quanto ao assunto e, já levou ao Colégio nomes como o pianista Arthur Moreira Lima e José Viegas, embaixador do Brasil na Espanha. A palestra gratuita é aberta ao público. As inscrições devem ser feitas através do telefone: 011-3779-1828.

Sobre Marcos Pontes:
Natural de Bauru (SP), Pontes é mestre em Engenharia de Sistemas, graduado pela Naval Postgraduate School (Monterey, CA). Iniciou sua carreira profissional aos 14 anos como aluno do SENAI e eletricista aprendiz da RFFSA. Ingressou na Academia da Força Aérea em 1981, permanecendo nos Esquadrões de Caça até 1988 com a qualificação de instrutor e líder de esquadrilha. É engenheiro aeronáutico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atuou como piloto de provas de aeronaves pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em várias campanhas de ensaios, incluindo o primeiro míssil ar-ar brasileiro. Conta com mais de 2.000 horas de vôo em 25 tipos de aeronaves, incluindo F-15, F-16, F-18, e MIG-29. Tem experiência de 16 anos na área de segurança de vôo, trabalhando em diversas campanhas de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos, incluindo o ônibus espacial Columbia.

O tenente coronel Marcos Pontes foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em julho de 1998, para representar o Brasil como astronauta no projeto da Estação Espacial Internacional (ISS) junto a 15 outros países. O treinamento para astronautas foi realizado pela NASA, em Johnson Space Center, Houston,Texas.

Em dezembro de 2000, Pontes concluiu com sucesso o curso de astronauta e foi declarado oficialmente, pela Agência Americana, o primeiro astronauta brasileiro. A partir daquela data, permaneceu em treinamento de prontidão operacional, aguardando escalação para vôo espacial, no quadro de astronautas da NASA.

Em 30 de março de 2006, Pontes decolou da base de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão, para realizar a primeira missão espacial da história do Brasil. Juntamente com o astronauta brasileiro, a bordo do foguete Russo Soyuz TMA 8, seguiram o cosmonauta russo Pavel V. Vinogradov, o astronauta americano Jeffrey N. Williams e 08 experimentos brasileiros para serem executados em ambiente de microgravidade a bordo da ISS.

Em 09 de abril de 2006, Pontes retornou à Terra tornando-se o 1º cosmonauta brasileiro a orbitar o planeta.

Pontes, atualmente, continua na NASA Johnson Space Center, em Houston, Texas, utilizando sua experiência de mais de 8 anos de conhecimento técnico e de relações internacionais no programa da Estação Espacial Internacional para ser um elemento de articulação em prol do Programa Espacial Brasileiro nas conversações entre a NASA, o SENAI-SP/FIESP e a AEB.
Site: www.marcospontes.net

Encontro com astronauta Marcos Pontes

Dia 19 de outubro - gratuito

Horário: 15h – Palestra sobre orientação profissional e vocacional

Local: Colégio Miguel de Cervantes - avenida Jorge João Saad, 905, Morumbi, SP
Inscrições: (011) 3779-1828



Mais informações à imprensa:
Jô Ribes Comunicação – Colégio Miguel de Cervantes
Tel.: (11) 3721 3232
Silvia Neves – silvia@joribes.com.br
(11) 7356-5049

Christiane Corrêa – Astronauta Marcos Pontes
Telefones (11) 8181-9983 e 3773-8679 - imprensa@marcospontes.net

Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos – juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308