Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/10/2006
Equipe da FEI é a campeã da Fórmula SAE

A III Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE terminou neste domingo (8), no Rio Janeiro, e reuniu 7 carros tipo Fórmula SAE, desenvolvidos e construídos por estudantes de engenharia

A III Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE, realizada pela SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), que terminou ontem (8) e reuniu 8 equipes no Museu Aeroespacial, no Rio de Janeiro, teve como campeã a equipe Fórmula FEI, do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo do Campo (SP), com 856 pontos. O segundo lugar da Competição ficou para a equipe V8, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), com 835 pontos, seguida pela equipe Solid Edge EESC-USP, da Escola de Engenharia São Carlos da USP, bicampeã brasileira, com 444 pontos.

O resultado foi recebido com muita emoção pela equipe da FEI, que investiu no projeto durante mais de um ano. ”Foi uma superação de muitas dificuldades, principalmente no desenvolvimento e construção do carro e no relacionamento entre os membros da equipe”, contou o piloto e capitão Lucas Elias, aluno do sexto ciclo do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI, de São Bernardo do Campo. A equipe possui 20 integrantes.

Com isso, a equipe da FEI ganhou o direito de representar o Brasil em Michigan/EUA, como participante da Formula SAE, que será realizada de 16 a 20 de maio de 2007. Já as equipes V8 e Solid Edge EESC-USP poderão disputar a Formula SAE West, que será de 13 a 16 de junho de 2007 na Califórnia/EUA. As duas competições internacionais reúnem equipes de vários países e são realizadas pela SAE International, instituição à qual a SAE BRASIL é filiada.

A III Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE teve início dia 6 e reuniu oito equipes (de São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Rio de Janeiro) de um total de 10 inscritas. Foram três dias de muito trabalho para os cerca de 150 estudantes de engenharia que puderam mostrar para uma comissão de juízes - formada por especialistas da indústria da mobilidade -, diferentes projetos de um carro de competição tipo Fórmula SAE, desenvolvidos e construídos em importantes universidades do País.

Menções Honrosas - Além de troféus para as três primeiras equipes colocadas, a Comissão Organizadora da Competição conferiu Menção Honrosa às equipes concorrentes. A equipe Fórmula FEI teve o melhor desempenho nas provas de Skid Pad (teste de estabilidade lateral do veículo) e no Enduro (completou as 22 voltas em 23 minutos), enquanto que a Solid Edge EESC-USP ganhou a prova de Design. Na prova de Custo, a Menção Honrosa foi para a Fórmula Unip (da Universidade Paulista); e na prova de Aceleração a vencedora foi a equipe Mauá Racing (do Instituto Mauá de Tecnologia). A equipe V8 conquistou o melhor tempo na prova de AutoCross e a equipe Ícarus UFRJ (da Universidade Federal do Rio de Janeiro) realizou a melhor Apresentação de projeto entre as oito concorrentes da Competição.

A competição Formula SAE nasceu nos Estados Unidos na década de 70. Desde então, os veículos, projetados e construídos por estudantes de engenharia, são submetidos a provas estáticas e dinâmicas em quatro países - Austrália, Estados Unidos, Inglaterra e Itália – além do Brasil, que passou a integrar o circuito mundial em 2004.

Segundo o engenheiro Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, a Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Fórmula SAE tem como objetivo ampliar a capacidade de desenvolvimento tecnológico dos estudantes brasileiros de engenharia, ao propor desafios semelhantes aos encontrados em uma equipe de Fórmula profissional. “A proposta da SAE BRASIL nesta competição é trazer para o universo de desenvolvimento acadêmico uma maior especialização para os estudantes de engenharia e, nada melhor do que o projeto e execução de um veículo tipo fórmula para atingirmos este objetivo”, afirma Deák.




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Danilo Gonçalves – danilo@companhiadeimprensa.com.br
PABX (0xx11) 4435-0000

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308